EPHEMERA – NOTÍCIAS DA SEMANA (DE 5 A 11 DE JUNHO DE 2017)

EM CONSTRUÇÃO / A ACTUALIZAÇÃO SERÁ PERMANENTE ATÉ DOMINGO / O BLOGUE HABITUAL CONTINUA A CRESCER EM BAIXO

LANÇAMENTO DO LIVRO AUTOCOLANTES DAS ORGANIZAÇÕES DA FUR 

(FEIRA DO LIVRO DE LISBOA, 15 JUNHO DE 2017, ÀS 16.00 HORAS)

NÃO É DESLEIXO, É PURA FALTA DE TEMPO…

(ISTO ESTÁ TÃO GRAVE QUE TENHO MESMO QUE REPETIR ESTA NOTA…)

bibjppaldef6134b_brb… que faz com que haja atraso nas respostas, nalguns casos de meses, para tudo: ofertas, doações, convites, pedidos de visitas, etc, etc. Apesar de toda a actividade que desenvolvemos, e apesar dos esforços de muitos dos nossos voluntários mais dedicados, não existe nada de parecido com um “secretariado”. Por isso basta uma viagem, uma falta de transporte, uma conferência ou palestra a mais numa semana, uma falta de electricidade, uma avaria na Rede, para haver a jusante um qualquer atraso.  Este é um trabalho de amadores, no sentido preciso do termo, e o tempo é a única coisa que a dedicação não resolve. Desculpem por isso, os atrasos – não é desleixo é falta de tempo.

*

AGRADECIMENTOS E ENTRADAS

Continua a entrada no ARQUIVO / BIBLIOTECA de um conjunto de literatura alternativa, banda-desenhada, fanzines, etc. (Ver PRIMATA COMIX )

*

Entraram para o ARQUIVO / BIBLIOTECA uma série de jornais encadernados, na sua miaoria completos, resultado de ofertas e de aquisições. Entre eles conta-se A Revolução Social (Porto, 1887), A Internacional (1923); ambos oriundos do espólio de César Oliveira,  A Nação (1946), Diário do Ribatejo (Santarém, 1967-1976),  os dezoito volums oferecidos por Fernando Duarte, a que muito agradeço; Le Monde (anos sessenta).  com origem no espólio de Manuel Sena Rego.

*

Agradeço a Maria João Pires de Lima  a oferta de um conjunto de jornais de moradores e documentos  do SAAL Norte, que permite completar colecções já existentes.

ACTUALIZADA  A VOZ DA LAPA,  VIVA A LUTA DOS BAIRROS, ,  MORADORES EM LUTA

*

 

Entrou, por aquisição, uma colecção de centenas de efémera, incluindo recibos comerciais com iconografia, construções de armar, publicidade, folhetos, etc.

*

Número falso de A Batalha (orgão da CGT), feito para propaganda do “Estado Novo”.

Entrou, por aquisição, um número considerável de panfletos, jornais, correspondência, etc.  oriunda de organizações sindicalistas, anarco-sindicalistas e do “Estado Novo” nos anos trinta. O conjunto está a ser digitalizado para publicação e contém muitas raridades e originais manuscritos e dactilografados.

*

MANUEL SENA REGO

Fotografias dos anos cinquenta e início dos anos sessenta, quando Manuel Sena Rego tinha um papel activo nos movimentos de oposição à ditadura.

Mais notícias sobre o espólio de Manuel Sena Rego, em particular sobre um arquivo do MND e dos “movimentos da paz”, que se encontrava escondido entre os seus papéis,  em breve.

Proibição de Manuel Sena Rego ser director da revista Bailado.

*

MANUEL MODAS

Agradeço a Manuel Modas a oferta de um conjunto de documentos relativos à sua participação nas actividades do INE:

Foram 29 anos em que percorri o pais desde o cimo do Alto Alentejo até ao inicio do Algarve e em toda a largura deste território, auscultando as famílias sobre os mais diversos temas identificados nessa documentação .

Assim, há dias, mais uma vez tocando  nesse arquivo, pensei que seria muito mais útil a uma organização que os estime e  ponha à disposição de estudiosos, investigadores  , etc .

Não tenho dúvidas que este espólio, que agora ponho à disposição da “ Ephemera “, tenho valor , não pela memoria que se mantém , mas tb observando os manuais, se tome consciência das boas práticas que o INE sempre propõe aos  entrevistadores, e o resultado desse trabalho de que resultam números, que sendo postos à disposição de escolas, universidades, empresas, investigadores .. tendo dado um contributo inestimável para a consolidação da democracia e do Portugal contemporâneo .

Quero dizer, sem os “  números “ do INE, os Portugueses, não sabiam quem são !

Os documentos estão inventariados, o que permite, em breve, uma entrada completa na lista dos arquivos.

*

APRESENTAÇÃO  DO ARQUIVO / BIBLIOTECA NO ARQUIVO DISTRITAL DO PORTO

NO DIA INTERNACIONAL DOS ARQUIVOS (9 DE JUNHO DE 2017)

 

Ver filme. 

*

AEIST / EPHEMERA – EXPOSIÇÃO SOBRE A LUTA ESTUDANTIL NO IST (1968-1974)

 Trabalhos de preparação da exposição a realizar em Novembro de 2017..

*

APELOS

debates35

 

Agradeço a José Manuel Rocha, Tiago Ferreira, Jroge Henriques, Maria Faustino e muitos outros amigos que estão a responder ao apelo das autárquicas.

Muitos dos documentos que aqui publicamos têm vindo a ser reproduzidos na Rede  (nalguns casos sem indicação da fonte…)  e a Visão usou-os num artigo sobre a propaganda autárquica.

 

AUTÁRQUICAS 2017 – MAPA DOS MATERIAIS E FOTOS QUE INGRESSARAM NO ARQUIVO

VENEZUELA

*

O EPHEMERA FORA DO EPHEMERA

 

 

O que têm estes livros em comum? Incluem documentos e investigação feita a partir do ARQUIVO EPHEMERA e, no caso do livro de ficção de Rui Marcelino, existe uma referência ao arquivo e biblioteca na Vila da Marmeleira.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL EPHEMERA ©

Foi constituída uma associação cultural sem fins lucrativos chamada  ASSOCIAÇÃO CULTURAL EPHEMERA © com o objectivo de criar uma base institucional ao trabalho do EPHEMERA.  O acesso a espaços, o apoio privado e público, a realização de protocolos com instituições privadas e públicas como é o caso das universidades, o acesso ao crowdfunding e ao mecenato, são necessidades tendo em conta o crescimento exponencial do nosso trabalho e o valor dos fundos doados ou adquiridos. Continuaremos a depender essencialmente do trabalho voluntário e dos nossos próprios recursos, o arquivo e a biblioteca continuarão a ser privados até que haja uma outra solução institucional, mas a intenção é  ser cada vez mais o “mais público dos arquivos privados”.

*

VALE A PENA “VER” O ARQUIVO / BIBLIOTECA DE FORMA DIFERENTE NO

EPHEMERA – SITE

Complementar ao blogue, com uma apresentação mais detalhada dos fundos do ARQUIVO, estas páginas permitem ver a colecção  de modo diferente, agregando por tipo as existências. Centenas de novas entradas são feitas por semana. Estão em construção novas páginas e outras são acrescentadas todos os dias.

*

Outra excelente introdução ao trabalho que fazemos é a reportagem de Joana Reis, do Pedro Baptista que a filmou, junto com João Paulo Delgado, João Franco, João Pedro Matoso, e o João Pedro Ferreira que a editou na

17-de-dezembro-de-2016

Aqui (filme da TVI em versão integral),

Site  com material que não foi usado no filme.

 *

Já estão no site do Expresso e no Facebook (1, 2, 3, 4),  uma série de quatro filmes feitos em diferentes salas do ARQUIVO em 360º, por Rafael Antunes e a sua equipa. O número de visualizações no seu conjunto já ultrapassou as várias dezenas de milhar. Podem ser vistos com estes óculos, ou manipulando um tablet ou telefone inteligente, permitindo “passear” pelos diferentes espaços. Trata-se apenas de uma parte pequena do conjunto, mas signifiicativa.

EPHEMERA – BLOGUE / EPHEMERA – FACEBOOK / EPHEMERA – TWITTER

(Mais notícias em breve.)

 *

O DETECTIVE DOS ARQUIVOS

(Em breve.)

*

EPHEMERA EM LISBOA/ PORTO/ TORRES VEDRAS / VIANA DO CASTELO

TRABALHOS NA  26 de março de 2016

Ver aqui.

TRABALHOS EM VIANA DO CASTELO

 *

COLECÇÃO EPHEMERA

CARTAZES DO EPHEMERA

Cartazes  de Miguel Januário.

Está feita uma primeira tiragem destes cartazes que podem ser enviados a quem pretenda colocá-los em locais públicos.

*

*

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply