EM CONSTRUÇÃO / A ACTUALIZAÇÃO SERÁ PERMANENTE ATÉ DOMINGO / O BLOGUE HABITUAL CONTINUA A CRESCER EM BAIXO
*
CONFERÊNCIAS EPHEMERAS
A ASSOCIAÇÃO CULTURAL EPHEMERA vai organizar uma série de pequenas conferências /palestras/conversas/ debates com alguma regularidade e com temas muito diversos. Essas CONFERÊNCIAS EPHEMERAS incluirão pré-apresentações de livros da colecção, feita em colaboração com a Tinta da China, divulgação de espólios e documentos entrados, temas associados com o papel dos “arquivistas cidadãos”, apresentação de investigações feitas com materiais do ARQUIVO, e, de um modo genérico, tudo que diga respeito ao nosso trabalho. Duas das primeiras conversas percursoras desta série ocorreram com Miguel Sánchez Gutierrez que falou de “Autocolantes: instrumentos de reivindicação política” na Associação 25 de Abril, e com Tino Brugos sobre a imprensa clandestina em Espanha nos últimos anos da ditadura.
Essas CONFERÊNCIAS ocorrerão nas Livrarias Férin e Ler Devagar e são abertas ao público.
Maria Mafalda Viana – “Ephemera. Em redor de uma palavra grega”
*
O ESFORÇO DAS AUTÁRQUICAS
Existem 308 concelhos com, pelo menos, quatro listas por concelho. Dá mais de 1200 listas. Se, em cada concelho, por lista, existirem pelo menos cinco documentos (outdoor, cartaz, lista, programa, um panfleto de apelo ao voto, ou “brindes”) temos à volta de 6000 espécimes.
Existem 3091 freguesias. Se fizermos uma contabilidade minimalista, há uma média de duas listas por freguesia, cerca de 6200 listas autárquicas. Se, em cada freguesia houver pelo menos dois itens de propaganda eleitoral (um cartaz e um programa) , temos cerca de 12400 espécimes para recolher
Ou seja, há pelo menos 20000 espécimes para recolher. Na verdade, há muito mais. E ninguém está a fazer este trabalho.
*
AUTÁRQUICAS 2017 – MAPA DOS MATERIAIS E FOTOS QUE INGRESSARAM NO ARQUIVO
*
Para facilitar as procuras relativas às eleições autárquicas de 2017 há uma nova página de índice dinâmica que se encontra aqui.
*
AGRADECIMENTOS E ENTRADAS
PASTAS ENTRADAS NO ARQUIVO
(Em breve.)
*
Entrou no ARQUIVO / BIBLIOTECA uma extensa colecção de materiais do Partido Socialista e da Juventude Socialista, com origem nos nossos amigos de Torres Vedras. Muito rica para os últimos vinte anos, cobrindo quer a Federação local e as secções do concelho, compreende também um notável conjunto de objectos (T-shirts, “brindes”, cachecois, faixas, emblemas, material de papelaria, etc.).
*
Agradeço mais uma vez às nossas amigas Maria da Graça e Graça Maria a oferta de um vasto conjunto de livros, revistas, folhetos, sobre ecologia e temas associados, assim como uma pequena bilbioteca sobre fotografia. Dada a natureza compreensiva da colecção ela será integrada na BIBLIOTECA mantendo a sua identidade de conjunto.
Na mesma oferta veio uma colecção muito considerável de cartazes com tema ambiental. Os cartazes estão a ser colocados em CARTAZES – AMBIENTE.
*
ESPÓLIO DA COMISSÃO DE TRABALHADORES DA MANUTENÇÃO MILITAR
.
Agradeço à Comissão de Trabalhadores da Manutenção Militar a oferta do seu Espólio ao ARQUIVO EPHEMERA. Entrou já uma primeira parte de documentos, correspondência, objectos, panfletos, cartazes e livros, que contém a memória da Comissão de Trabalhadores, “os últimos trabalhadores no Portugal democrático a poderem ter sindicato e comissão de trabalhadores, como pessoal civil do Exercito era-nos aplicado o RDM“. A Manutenção Militar foi extinta em 2015, por força do decreto lei 11/2015 , e substituída pela MM Gestão Partilhada E.P.E,, fornecedora da alimentação ao Exército, que também já se encontra extinta, terminando assim a própria Comissão de Trabalhadores.
*
*
DO PORTO PARA LISBOA
Com a vinda do Mira no Porto para Lisboa de várias ofertas aí depositadas, podemos agora proceder aos agradecimentos há muito devidos.
*
Agradeço a Manuela Fernandes a oferta de uma notável colecção de autocolantes. Apesar de no ARQUIVO existirem dezenas de milhares de autocolantes, uma das formas mais populares da iconografia política portuguesa depois do 25 de Abril, foi com surpresa que verificamos o elevado número de autocolantes nesta colecção que, ou nunca tinham sido vistos, ou faltavam. Está-se a proceder á sua inventariação e digitalização.
*
Agradeço a Luís Melo a oferta de uma colecção de um jornal icónico dos anos setenta no Porto, A Memória do Elefante e do seu suplemento O Elefante. As capas da colecção já foram digitalizadas e publicadas.
*
Continua o inventário da doação de Barros Marques, e a digitalização do seu contéudo. Aqui se dá exemplos de alguns livros antigos entrados na BIBLIOTECA:
*
EXPOSIÇÃO SOBRE A LUTA ESTUDANTIL NO IST (1967-1974)
Reunião de trabalho com antigos dirigentes associativos da AEIST.
*
NÃO É DESLEIXO, É PURA FALTA DE TEMPO…
(ISTO ESTÁ TÃO GRAVE QUE TENHO MESMO QUE REPETIR ESTA NOTA…)
… que faz com que haja atraso nas respostas, nalguns casos de meses, para tudo: ofertas, doações, convites, pedidos de visitas, etc, etc. Apesar de toda a actividade que desenvolvemos, e apesar dos esforços de muitos dos nossos voluntários mais dedicados, não existe nada de parecido com um “secretariado”. Por isso basta uma viagem, uma falta de transporte, uma conferência ou palestra a mais numa semana, uma falta de electricidade, uma avaria na Rede, para haver a jusante um qualquer atraso. Este é um trabalho de amadores, no sentido preciso do termo, e o tempo é a única coisa que a dedicação não resolve. Desculpem por isso, os atrasos – não é desleixo é falta de tempo.
*
APELOS
VENEZUELA
*
NOVIDADES NO SITE DO EPHEMERA
Para além de um contínuo acrescentar de materiais nas suas diferentes secções (cartazes, bandeiras, iconografia diversa, etc.) estão em construção mais secções. Entre elas conta-se a importação das biografias de oposicionistas, trazidas dos ESTUDOS SOBRE O COMUNISMO, e o acrescento de novas biografias e novos dados nas já existentes numa nova secção PCP E OPOSIÇÃO.
Para além disso e beneficiando das melhores características de um site em relação a um blogue, para manter informação estática ou poucas vezes modificada, estão a ser colocadas páginas de ESPÓLIOS, que estão a ser preenchidas e actualizadas. É o caso das fotografias do exílio em Cabo Verde no ESPÓLIO DE ARMANDO HASSE FERREIRA, uma entrada sobre o ESPÓLIO DO CORONEL VICENTE DA SILVA, e, em breve, do ESPÓLIO DE CÉSAR OLIVEIRA.
*
O DETECTIVE DOS ARQUIVOS
(Em breve.)
*
EPHEMERA EM LISBOA/ PORTO/ TORRES VEDRAS / VIANA DO CASTELO
– Ponto 1: Eleição dos membros da mesa da Assembleia Geral, da Direcção e do Fiscal único para o mandato de 2017-2019.
TRABALHOS NO
Está finalizada a BASE DE DADOS SOBRE O MOVIMENTO ESTUDANTIL DO PORTO e, após testes, vai começar a ser “cheia. Presumimos que daqui a seis meses a um ano.,uma versão pública, acessível na Rede, possa estar disponível. A base de dados incluirá biografias, eventos, organizações, cronologias, documentos (comunicados, recortes, periódicos, etc.), fotografias, etc. Será a primeira do seu género e dimensão existente em Portugal. Daqui fica o agradecimento a João Lopes, que trabalhou o software, e ao conjunto dos nossos amigos do Porto, muitos antigos activistas do movimento estudantil, que estão nela a trabalhar.
TRABALHOS NO
Ver aqui.
material relativo à Companhia dos Diamantes, um ofício, uma carta com o regulamento e contrato de pessoal médico, uma requisição médica emitida em Dili, eleições legislativas de 1985, doado por António Simões Viana;
*
COLECÇÃO EPHEMERA
CARTAZES DO EPHEMERA
Cartazes de Miguel Januário.
Está feita uma primeira tiragem destes cartazes que podem ser enviados a quem pretenda colocá-los em locais públicos.
*
COISAS QUE INTERESSAM AO EPHEMERA
*
*
The International Newsletter of Communist Studies
Seja o primeiro a comentar