TERÇA-FEIRA, 17 DE JULHO – DAS 10 ÀS 12.30 DAS 15 ÀS 19 HORAS – ÚLTIMA OPORTUNIDADE DE VISITAR A EXPOSIÇÃO “O QUE FAZ FALTA É AGITAR A MALTA” (BARREIRO)

O Que Faz falta é Agitar a Malta — Cartazes do Arquivo Ephemera from ESAD Art+Design on Vimeo.

Na terça-feira,. dia 17 de Julho, a esposição estará aberta durante o dia e é a última oportunidade de a ver sem as mudanças que vão começar a ser feitas no espaço do Armazém do Barreiro para a preoaração da performance do dia 20, o seu efectivo encerramento. Os cartazes serão recolhidos e seguirão para o Porto para integrarem uma outra exposição no âmbito do Porto Design Biennale em 2019. Na terça-feira haverá novas recolhas de material doado, e José Pacheco Pereira estará presente. Estão já programadas para esse dia visitas de grupo guiadas, mas todos serão bem vindos.


Em breve haverá mais informação sobre a  performance Reunion XXI. Jonas Runa vs José Pacheco Pereira, que apresentará duas novas obras sonoluminescentes do artista: Reunion XXI Oumuamua. As duas instalações estão interconectadas e são reactivas às acções dos performers.

A performance recorre a uma partida de xadrez sónica e luminosa, na qual as jogadas activam composições de som e luz. Assim, ao invés de uma experiência fechada e repetível, o resultado vive à mercê da incerteza, da forma aberta, da imaginação, e do desconhecido.

O evento  celebra os 50 anos de Reunion, uma performance colaborativa concebida por John Cage, que contou com a participação de Marcel Duchamp e Teeny Duchamp; e com a música electrónica de David Behrman, Gordon Mumma, David Tudor e Lowell Cross; realizada a 5 de Março de 1968 no Ryerson Theatre, em Toronto, no Canadá.

A performance marca a finissage da exposição O que faz falta é agitar a malta e anuncia a próxima exposição a decorrer na Associação Cultural Ephemera: No tempo em que a vanguarda não era reacionária é uma exposição com obras inéditas de Jonas Runa, inspirada na vida e obra de Jorge Lima Barreto – não uma homenagem, mas uma forma de encarar o mundo com o mesmo espírito de liberdade.

Reunion XXI. Jonas Runa vs José Pacheco Pereira

20.07.2018 – 21:30 (Entrada livre)

Ephemera / Baía do Tejo / Câmara Municipal do Barreiro

Rua 48, Armazém 3, Baía do Tejo, Parque Empresarial do Barreiro

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply