NOTAS DO ARQUIVO / BIBLIOTECA EPHEMERA

EM ACTUALIZAÇÃO

Há muita informação que queremos dar aos nossos amigos, associados e voluntários sobre os nossos trabalhos e há muita outra informação fragmentária que aparece e está associada ao que fazemos e que é de interesse geral. Muita dessa informação era dada numa espécie de newsletter semanal, uma parte da qual é agora publicada individualmente, principalmente agradecimentos e notícias de entradas e aquisições. Essa newsletter continuará mas será agora mensal.

*

Deu entrada nos serviços respectivos o pedido formal de declaração de utilidade pública para a Associação Cultural Ephemera. Essa declaração permitir-nos-á maior capacidade financeira e facilitará a realização de protocolos com várias instituições.

*

Algumas das primeiras imagens publicadas pelo Ephemera em Fevereiro de 2009.

No próximo ano 2019, este blogue fará dez anos. Está a ser preparado um programa de realizações para esse ano que inclui várias públicações, realização de exposições por todo o país, abertura de novos pontos de recolha e avanços na digitalização e publicação de materiais já entrados. Um plano de normalização da informação, que passa pela organização de bases de dados segundo critérios arquivísticos estandartizados, que permitam a ligação do EPHEMERA com as bases de dados de outros arquivos, museus e bibliotecas, no plano nacional e internacional, está a ser discutido e preparado.

*

Abriremos em breve (10 de Novembro) uma exposição sobre O Maio de 1968,no Espaço Memória da CM do Barreiro, com os materiais que foram usados na exposição do Museu do Aljube, parte dos quais pertencem ao EPHEMERA. Essa exposição, que será acompanhada de debates, é o resultado de uma colaboração com a CM do Barreiro, a Baía do Tejo, e o Museu do Aljube.

*

Anar Band (1975)

Estão previstas exposições em Lisboa, Barreiro, Porto, Torres Vedras, Viana do Castelo e Lamego quer levando a várias cidades exposições que já foram apresentadas noutros locais (censura, colecção de pins, etc.) em muitos casos ampliadas, quer organizando novas exposições (esperanto, fanzines americanos, cartazes do Mundo da Canção, vida e obra de Jorge Lima Barreto, etc.)

*

O primeiro episódio da terceira série filmado no Teatro S. Carlos.

O começo da exibição da terceira série EPHEMERA da TVI24 está prevista para o fim de Outubro. Estão já filmados sete episódios, mas o atraso havido no início da programação é em grande parte resultado da nossa falta de disponibilidade e não da TVI.

*

Em breve, faremos uma notícia mais detalhada sobre os Cadernos do Ephemera uma publicação complementar da colecção Ephemera da Tinta da China, destinada a publicar materiais mais ligados ao nosso trabalho, ensaios, fontes, bibliografias, working papers, inventários, conferências, debates, etc. Estão já prontos os primeiros dois Cadernos para publicação em Novembro e vários numa fase muito próxima de serem ultimados.

Agradeço a Bárbara Bulhosa e a Vera Tavares (autora do grafismo dos Cadernos) pelo apoio que deram a esta iniciativa.

*

Na cobertura das eleições para o Congresso e o Senado dos EUA, estamos a receber materiais físicos e informação digital de várias campanhas de republicanos e democratas, assim como de “third parties”. Toda a informação que publicamos foi enviada especialmente para o EPHEMERA.

*

Em breve, há mais.

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta