ENTRADAS – MATERIAIS DE CARLOS ROBALO: NÓS, CIDADÃOS; ECOLOGIA; TORRES VEDRAS

Agradeço mais uma vez a Carlos Robalo pelas ofertas que tem feito ao EPHEMERA, algumas das quais já datam de há algum tempo, mas só agora estão a ser organizadas. É o caso de um conjunto que inclui materiais do partido Nós Cidadãos:

 

 

Igualmente objectos e documentos relativos aos movimentos ecológicos de que foi activo participante:

Nas notas que Carlos Robalo elaborou refere-se que

no conjunto de documentação referente ao Grupo Ecológico de Torres Vedras existe uma factura da Cooperativa Editorial Caldense (Editora da Gazeta das Caldas) referente a compra de crachats e autocolantes. O conjunto de crachats que se anexa terá sido parte dessa compra ou de outra similar, efectuada pelo Grupo Ecológico,.(…)  o jornal Gazeta das Caldas, dirigido por José Luis de Almeida e Silva, foi urn dos pioneiros da campanha ecologista em Portugal, tendo assumido papel de destaque aquando da contestação a possIvel construçao de uma central nuclear em Ferrel (Peniche), em 1979 (se näo estou em erro). Por iniciativa do José Luis, o jornal importava crachats e autocolantes (salvo erro, dos EUA, da Dinamarca e de outras paragens) e fornecia todo o país corn este material de propaganda. Os conhecidos autocolantes e crachats do “sol sorridente” existiam em todas as lInguas do planeta.
O mesmo jornal publicava regularmente a “Página Verde”, onde divulgava as actividades dos ecologistas portugueses e noticiava novidades das temáticas ambiental, pacifista, anti-nuclear, etc.”

Alguns papéis são relativos à vida de Torres Vedras:

 

 

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta