NOTAS DO ARQUIVO / BIBLIOTECA EPHEMERA

SUMÁRIO:

1. BASES DE DADOS POR TIPO

2. ÍNDICE DAS ENTRADAS DA UJC

3. ESPÓLIOS ENTRADOS À ESPERA DA PRIMEIRA NOTÍCIA

4. OBJECTOS MUITO ESPECIAIS: UMA VELA DO PS

5. FAIXAS DE PANO DAS MANIFESTAÇÕES FEMINISTAS

6. CENAS DE TRABALHO NO BARREIRO

7. E SAIU O SEMEADOR A SEMEAR…

8. QUEM NOS AJUDA A RESTAURAR ESTE PiOLHO?

9. GRÃO A GRÃO ENCHE A GALINHA O PAPO

 

1. BASES DE DADOS POR TIPO 

(Em breve.)

2. ÍNDICE DAS ENTRADAS DA UJC

Existe um índice que está a ser actualizado das entradas da UJC.

3. ESPÓLIOS ENTRADOS À ESPERA DA PRIMEIRA NOTÍCIA

Por falta de tempo não tem sido feita a primeira notícia de vários espólios entrados recentemente. Fica aqui uma referência provisória a alguns deles, ficando os devidos agradecimentos para a nota de entrada.

a) FAMÍLIA LAVOLAILLE

Trata-se de uma pequena biblioteca (com cerca de uma centena de livros), e um conjunto de papéis pessoais, fotografias, postais, correspondência, etc. de uma família suíça que veio para Portugal por volta da I Guerra Mundial. Numa primeira observação, para além dos livros cuidadosamente encadernados e com várias obras de referência do século XIX, como a Geografia de Réclus, são muito interessantes as partes suíças do espólio, incluindo livros escolares, religiosos e antologias de canções, assim como postais de propaganda da Confederação Helvética que nos dão uma ideia do que era o “patriotismo” suíço.

b) ESPÓLIO DE FERNANDO PIRES

Fernando Pires (1931-2015) foi jornalista toda a vida (Correio do Ribatejo, Mundo Desportivo, e principalmente Diário de Notícias), e relator desportivo no Rádio Clube Português, Rádio Renascença e Emissora Nacional. Publicou vários livros e artigos sobre a sua experiência profissional . Era melómano com uma grande paixão pela ópera. O seu espólio ilustra as suas diferentes actividades e gostos, compreendendo livros, com colecções extensas de desporto e música, documentos e papéis pessoais. Está a ser inventariado.

4. OBJECTOS MUITO ESPECIAIS: UMA VELA DO PS

Trabalhar nos espólios que nos são oferecidos nunca é aborrecido, porque todos estão cheios de surpresas. É o caso desta vela socialista em impecável estado de conservação, que foi logo para as vitrines com objectos do armazém do Barreiro.

5. FAIXAS DE PANO DAS MANIFESTAÇÕES FEMINISTAS

6. CENAS DE TRABALHO NO BARREIRO

A equipa da música com Luís Pinheiro de Almeida, de equipamento completo, trabalha na colecção de Beatlemania oferecida por Cláudia Ribeiro.

7. E SAIU O SEMEADOR A SEMEAR…

Em todos estes sítios falou-se do EPHEMERA:

8. QUEM NOS AJUDA A RESTAURAR ESTE PIOLHO?

Este é um cartaz que precisa de restauro urgente. O papel está estaladiço, e está rasgado  em certas partes, mas trata-se de um cartaz que não queremos perder, nem arrumar sem ser em condições. Será que algum amigo do EPHEMERA  nos pode ajudar neste restauro?

9. GRÃO A GRÃO ENCHE A GALINHA O PAPO

Já tinhamos uma fotografia de um “jantar à americana” no Palace Hotel da Curia, mas agora temos os menus desses jantares com desenhos também “à americana”:

 

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta