TIPOLOGIAS E BASES DE DADOS

Há quem não compreenda que a  prioridade do nosso trabalho é “salvar” a nossa memória colectiva. O resto vem depois, mas não há depois se não houver antes.

Alguma coisa que entre, seja biblioteca, seja espólio, seja apenas um objecto ou uma colecção de autocolantes, está mais perto de se salvar “dentro” do que  na voragem  de destruição que todos os dias faz desaparecer dezenas de milhares de papéis e documentos da nossa memória colectiva, lá “fora”. Seja qual for o nosso destino. Na verdade, o que “entra” passou a outro nível de sobrevivência. A seguir  limpamos, inventariamos, organizamos, e guardamos. E, depois, damos “contexto:  nós, ao trabalhar os materiais, e o tempo, o grande dador de sentido. Mas se eles não estiverem “salvos”, não existem.

Mas à  medida que os materiais entrados no ARQUIVO EPHEMERA vão aumentando exponencialmente e a diversidade do que recolhemos igualmente aumenta, torna-se necessário reorganizar a informação de modo não só a facilitar as procuras, como a poder garantir uma base estável de inventariação das existências, que nos permita mais tarde usar instrumentos mais profissionais de catalogação. A forma blogue tem algumas vantagens para o acompanhamento diário da vida do EPHEMERA mas é pouco apropriada para um tratamento estável da informação sobre os fundos do ARQUIVO.

Nós somos  uma organização amadora que não tem meios nem competências para tratar de forma completamente profissional os fundos existentes. Porém, fazemos o possível para usar os mesmos critérios dos arquivos profissionais, uniformizando pouco a pouco o modo como tratamos as existências. Por exemplo, de há vários anos para cá, fazemos a digitalização com a resolução dos arquivos, e estamos a construir um conjunto de bases de dados que, sendo muito primitiva ainda, é exportável para formatos mais avançados, pelo que não se perde a informação nelas incluídas. Avançamos agora para um sistema de bases de dados e, a curto prazo, para um tratamento de metadados que possa permitir inserir o EPHEMERA  nos sistemas de arquivos nacionais e internacionais.

Olhamos e estudamos as experiências de outros arquivos online, até porque os grandes arquivos fazem um esforço para disponibilizar ferramentas para os “cidadãos arquivistas” e para os pequuenos arquivos pessoais e locais.  Mas não nos queremos afastar de processos simples de funcionamento, usando software do Worpress Profissional, plugins e extensões recomendadas. Não importamos nem usamos software que não seja usado por milhões de utilizadores e por grandes empresas, que nos dão a garantia de solidez e apoio técnico. Se serve para muitos outros, serve para nós. Profissionalizamos os backups usando empresas profissionais nos EUA, líderes deste tipo de serviços. Não é perfeito, mas funciona e, acima de tudo,  pode evoluir sem perda do trabalho já  feito.

Estamos agora a reformular o sistema de TIPOS, seguindo tanto quanto possível as tipologias do material entrado de outros arquivos, simplificando-as sem lhes retirar a lógica da classificação. No entanto, mesmo para quem tem trabalhado nestas áreas, a classificação nunca é perfeita. Há categorias que se sobrepõem, há objectos de difícil classificação.

Toda a ajuda é bem vinda.

CLASSIFICAÇÃO PROVISÓRIA DE TIPOS

(A vermelho os que já têm pelo menos um embrião de base de dados).

Correspondência

Dactiloscritos

Originais dactilografados

Pinturas, desenhos, gravuras

Caricaturas

Documentos

Documentos pessoais

 E-mail

Efémera

Bilhetes

Calendários

Marcadores

Rifas

Fotografias

Iconografia

Autocolantes

Banda desenhada

Bandeiras, bandeirolas, flâmulas

Cartazes, faixas, outdoors

Emblemas, pins

Medalhas

Pagelas, “santinhos”

Postais

Rótulos

Selos e vinhetas

Jornais, revistas e periódicos

Anuários, almanaques

Fanzines

Livros e brochuras

Catálogos, inventários

Manuscritos

Mapas

Materiais audiovisuais

Vídeos

Filmes

DVD

CDs

Discos vinil

Objectos em 3D

Anéis

Carimbos

Canetas

Cinzeiros

Fitas

Isqueiros

Jogos

Material escolar

Pratos

Peças de roupa

Porta-chaves

Réguas

Sacos

Pinturas de rua

Grafito, grafiti

Murais

Pichagens

Panfletos, folhetos, folhas volantes, prospectos, tarjetas

Partituras

Programas

Recortes

 

NOTA : Existem mais quatro bases de dados que organizam o material por conteúdo e não por tipo (ver no Menu superior por ARQUIVO). Em breve, voltaremos a essas bases de dados.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta