ENTRADA – COLECÇÃO DE POSTAIS “MARIA LUÍSA DA COSTA NEVES”

IMAGEM - FRENTEIMAGEM VERSODATATEXTOLOCALDE:PARA:BIOORGGEOEVENTOTIPONOTAS
1908/12/06Golliwoog RescuedCecília
Alice
Leonor
Neves, Maria Luísa CostaCOLECÇÃO DE POSTAIS "MARIA LUÍSA DA COSTA NEVES"


1905?/08/20GolliwoogNeves, Maria Luísa CostaCOLECÇÃO DE POSTAIS "MARIA LUÍSA DA COSTA NEVES"
Golliwoog ou Gollywoog era uma boneca feita a partir de um personagem de uma história infantil de Bertha Upton e Florence Upton, publicada no fim do século XIX.

Entregue num dos postos de recolha do EPHEMERA e não identificado o doador (que, se ler isto, diga-nos quem é para fazer os devidos agradecimentos), estava um dossier com uma capa moderna, contendo uma magnífica colecção de postais. Essa colecção, a que damos o nome de “Maria Luísa Costa Neves” porque a maioria são-lhe endereçados, é de uma grande importância e raridade. Tratam-se de várias centenas de postais enviados nas primeiras duas décadas do século XX, a sua maioria por volta de 1910, de vários países como a França, a Alemanha, Reino Unido, a Tunísia, e outros, na sua maioria circulados pelos correios. Estamos na época de apogeu  dos postais, após a sua ratificação pela União Postal Universal como uma forma de correio aceite pela maioria das administrações postais, tendo ainda sido regulamentada a sua dimensão.

Esta colecção corresponde à “idade do ouro” dos postais, com milhares de novos desenhos e grafismos, temas e modelos, muitos deles originais. A colecção que recebemos contém quase todo o tipo de postais, com relevo para os de desenho e grafismo original, com cenas românticas e cómicas, caricaturas, figurações de animais, paisagens e fotografias de cidades.  Muito poucos têm temas religiosos. Tudo indica que Maria Luísa Costa Neves, uma jovem que é tratada nalguns postais como “mademoiselle”, queria os postais como peças de colecção, numa altura em que as colecções de postais eram bastante comuns e populares, pela sua variedade iconográfica. Alguns dos postais foram endereçados a familiares, mas a morada é comum.

Alguns exemplos:

IMAGEM - FRENTEIMAGEM VERSODATATEXTOLOCALDE:PARA:BIOORGGEOEVENTOTIPONOTAS
1909/03/23ParisLuisaNeves, Maria Luísa CostaCARICATURA CHAPÉUSCOLECÇÃO DE POSTAIS "MARIA LUÍSA DA COSTA NEVES"
s.d.LuisaCecíliaCARICATURA CHAPÉUSCOLECÇÃO DE POSTAIS "MARIA LUÍSA DA COSTA NEVES"
1909/03/23ParisLuisaAmorim, AdelaideCARICATURA CHAPÉUSCOLECÇÃO DE POSTAIS "MARIA LUÍSA DA COSTA NEVES"
1909/03/17ParisLuisaAmorim, AdelaideCARICATURA CHAPÉUSCOLECÇÃO DE POSTAIS "MARIA LUÍSA DA COSTA NEVES"

 

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply