EPHEMERA NO 40º ANIVERSÁRIO DO POLITÉCNICO DE VISEU (5 DE NOVEMBRO DE 2020)

Após dois adiamentos de última hora devida às regras sanitárias, parece que enfim vamos poder cumprir o nosso programa de Viseu. Todas as iniciativas serão realizadas cumprindo estritamente as recomendações da DGS, num concelho que não está incluído nos 121 confinados. No entanto, a situação pode mais uma vez mudar mas esperemos que não.

Daremos notícias mais detalhadas durante esta semana..

Dia do Politécnico de Viseu celebrado com Música, Ciência, Homenagens e Conversa
No próximo dia 5 de novembro, quinta-feira, celebra-se mais um Dia do Politécnico de Viseu. Uma data especial, num ano memorável, em que a instituição comemora o seu 40.º aniversário. A Aula Magna recebe, a partir das 16h00, em estreia absoluta, um Concerto/Conferência com as Percussões da Orquestra Metropolitana de Lisboa.  O concerto, Poslúdio em Lá Menor, é uma criação de Miguel Sobral Curado e tem a direção musical de Marco Fernandes. A conferência, sob a temática “ALTERAÇÕES GLOBAIS, abrUPtas e disrUPtivas – novos andamentos”, é proferida por Pedro Baila Antunes. Pelas 17h30 haverá lugar a um tributo da instituição a personalidades que iniciaram e fizeram a história do PV.

Mais tarde, pelas 18h30, uma conversa sobre Conhecimento, Cultura e Cidadania com António Correia de CamposMaria Emília Brederode SantosJosé Pacheco Pereira e Patrícia Portela, com moderação de Sandra Rodrigues.

A inscrição nas iniciativas deverá ser feita antecipadamente através deste formulário.

Ephemera em Viseu
 

Na inauguração do Núcleo da Ephemera no Politécnico de Viseu, as duas instituições vão protocolar a recolha de materiais, bem como a organização de eventos destinados à divulgação do acervo da “Biblioteca Arquivo de José Pacheco Pereira” e do trabalho da “Associação Cultural Ephemera”, incluindo as suas publicações.

O ato público de assinatura de um Protocolo de Cooperação entre a Associação Cultural Ephemera e o Politécnico de Viseu (PV), representadas pelos seus presidentes, José Pacheco Pereira e João Monney Paiva, respetivamente, terá lugar nos Serviços Centrais do PV, no próximo dia 6 de novembro, sexta-feir, às 14h30.

A sessão está integrada num programa que começa com a apresentação do Arquivo Ephemera, inclui a entrega de ofertas dos voluntários de Viseu da Ephemera e termina com a inauguração de uma exposição de fotografias dos Armazéns no Barreiro, da autoria de Rui Serrano. A entrada é livre.

Com este protocolo o Politécnico de Viseu continua a estabelecer parcerias com entidades ativas na área da qualificação, formação e investigação para desenvolvimento de ações destinadas ao estudo, salvaguarda, valorização, divulgação e fruição do património cultural da região em que se insere.

A inauguração do Núcleo de Viseu da Ephemera integra-se no Programa de Comemorações dos 40 Anos do Politécnico de Viseu.

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply