NOTÍCIAS, ENTRADAS E AGRADECIMENTOS (3)

Entraram no ARQUIVO novas pastas, com grupos coerentes de documentos ou por espólio pessoal ou institucional. Nalguns casos, estas primeiras pastas representam grupos autónomos de documentos de espólios mais vastos que estão em organização:

 

MANUEL ANTÓNIO DA CONCEIÇÃO – Pastas com documentos de seguros, de instituições de crédito popular, montepios, etc. e farmacopeia do fim do século XIX- príncipio do século XX.  Entre esses alguns sobre hipnotismo e magnetismo pessoal. (Marmeleira)

*

MARIA GUERREIRO DE ARAÚJO – Agendas pessoais e de trabalho de 2002 e 2003, parte de um extenso espólio principalmente sobre a sua actividade como advogada, que se encontra ainda por organizar. (Barreiro 1)

*

*

MANUEL DOS SANTOS MACHADO (1934 – 2013) – Agendas pessoais e profissionais.

Advogado, foi presidente da Câmara Municipal de Tomar de 1973 a 1974 e Governador Civil de Leiria durante cerca de mês e meio, antes do 25 de Abril de 1974. Depois do 25 de Abril foi eurodeputado pelo CDS e vogal e secretário geral do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH). Era, desde 2009, membro da Comissão Nacional de Eleições.. O espólio é constituído por muitas dezenas de pastas, que estão a ser organizadas.

*

ILÍDIO ISMAEL GOMES BARBOSA (1912-2001) – Pasta de papéis pessoais e familiares.

Pasta sobre funções como Secretário Provincial do Governo Geral de Angola. (Anos 1961 a 1965)

 

*

Agradeço ao nosso amigo Lino Quinteiro Lopes, em cujo bar Faces funcionou um ponto de recolha do EPHEMERA no centro de Viseu, as ofertas de livros, revistas e objectos que nos fez.

Placa no Bar.

*

Agradeço a José Adelino Maltez a sua oferta do Manual de Ciência Política, que é muito útil para os nossos trabalhos.

*

Trabalhos  de investigação realizados com materiais do ARQUIVO:

  • Feijó, Rui (2020-09), “Memória e Narrativa. Mário Carrascalão e os trágicos eventos de 1975” in Steve Farram et al (org.), Hatane Kona-ba / Compreender / Understanding Timor-Leste. Melbourne: Timor-Leste Studies Association, 177-186. (Contém transcrições de vários documentos sobre Timor existentes no ARQUIVO.)

*

(Continua.)

 

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply