URSS – SAMIZDAT

Entraram no ARQUIVO EPHEMERA por oferta, três exemplares de Samizdat, dois originais dactilografados e um em fotocópia. Trata-se de publicações muito raras, com pequenas tiragens dado o método de edição (dactilografado). Por intermédio de Graciete Caldeira recebemos uma nota de um amigo conhecedor do russo que publicamos a seguir e que muito agradececemos.

*

Trata-se de 3 cópias de publicações clandestinas de movimentos dissidentes soviéticos, um dos quais com características sionistas. “Samizdat“, do russo “sam“, em português “auto”, ou “o próprio”, e “izdatel´stvo“, em português “editora”. Os boletins eram dactilografados em várias cópias com papel químico. Daí a má qualidade de alguns dos exemplares. Existiram vários autores e grupos de autores que recorriam a este meio de divulgação dos seus textos. Não era uma organização única. Nem todos tinham cunho político. Alguns eram escritores ou poetas em início de carreira. Outros pura e simplesmente copiavam livros conhecidos e publicados, mas que a oferta disponível nas livrarias não chegava para a procura. Os casos presentes são publicações de dissidentes anti-soviéticos.
1
É uma publicação de judeus soviéticos

 

 

O título Isskhod (em russo) pode ter vários significados, entre os quais: saída, vazão. Dado o cariz sionista do documento, a tradução provavelmente mais adequada será “Êxodo”, do 2.º livro do Antigo Testamento.  Encontrei informação que um jornal com este título foi publicado clandestinamente em Moscovo desde a Primavera de 1970, até ao início de 1971, e incluía documentos do movimento pelo repatriamento dos judeus. O seu redactor foi Victor Fadeev.
A capa da imagem enquadra-se nesta descrição e será provavelmente o Boletim n.º 1 do referido jornal. No canto superior esquerdo encontra-se uma citação judaica. Na parte inferior direita encontra-se uma citação da Declaração Universal dos Direitos do Homem sobre o direito de qualquer pessoa abandonar qualquer país.
Outras edições de carácter sionista com títulos similares foram publicadas em Moscovo: “Notícias do Êxodo” (1971-72) e “O Livro Branco do Êxodo” (1972-73)
2
Trata-se de um jornal clandestino da URSS, do qual foram editados 63 boletins, entre 1968 e 1983. O 1.º número saiu em 30 de Abril de 1968. O título do jornal pode ser traduzido como “Crónica das Notícias Actuais”, ou simplesmente “Crónica da Actualidade”.
O boletim  n.º 23, é o mais antigo (05/01/1972). A palavra de ordem, em cima, diz “O Ano dos Direitos do Homem na União Soviética Continua”. Já no exemplar do boletim n.º 44 (de 16/03/1977), o tema é “A Luta pelos Direitos do Homem na União Soviética Continua”.
Ambos os exemplares contêm uma citação do Art.º 19.º da Declaração Universal dos Direitos do Homem: “Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão.”
Segue-se uma descrição do conteúdo de cada boletim (uma espécie de índice).
No boletim N.º 23, conteúdo:
O caso de Vladimir Bukovsky. As últimas palavras de Bukovsky. Julgamento de Nadejda Emal’kina. Greve de fome dos presos políticos. O 1.º aniversário do processo “do avião”. Movimento pela emigração para Israel. Perseguição dos crentes na Lituânia. Notícias breves. Notícias do “Samizdat”. Necrologia.
No boletim N.º 44, conteúdo:
Registo cronológico. Repressão contra o “Grupo de Helsínquia”. Prisão de Gindzburg, Orlov, Rudenko, … (ilegível). Actividade do “Grupo de Helsínquia”. O processo de A. Razurov. Detenções, buscas e interrogatórios. À volta de (ilegível), em Moscovo. Nas prisões e nas colónias prisionais. Lista dos presos políticos na prisão de Vladimir. Depois da libertação. No exílio. Libertação de Vladimir Borisov. Perseguição dos crentes. Os acontecimentos na Lituânia. Perseguição dos tártaros da Crimeia. O direito de emigrar. (Ilegível). Comunicações breves. O discurso de Sakharov. Cartas e declarações. Correcções e … (ilegível).

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply