EPHEMERA PARTICIPA NO PROJECTO EUROPEU “FREE YOUR MIND – YOUTH ACTIVISM IN SOUTHERN EUROPE IN TIMES OF DICTATORSHIP” – CONFERÊNCIA DIAS 19 E 20 DE NOVEMBRO

O projecto “Free Your Mind – Youth Activism in Southern Europe in Times of Dictatorship”, liderado pelo CEI-Iscte, integra-se no programa “Europa para os Cidadãos”, na sua vertente de Memória Europeia, promovido pela Education, Audiovisual and Culture Executive Agency (EACEA).

O projecto tem por objectivo investigar o papel dos jovens activistas europeus na luta contra os regimes ditatoriais do Sul da Europa durante os anos 1960 e 1970. Conta também com uma forte componente de divulgação e comunicação e envolverá, por essa razão, estudantes, professores, investigadores, activistas, agentes culturais e o público em geral, em conferências, debates, exposições e visitas que terão lugar em Portugal, Espanha e Grécia.

Com a coordenação do Prof. Luís Nuno Rodrigues, director do CEI-Iscte, o projecto conta com a parceria da Associação Cultural Ephemera (Portugal), da Universidade de Creta, da Sociedade de Estudos Históricos Cretense (Grécia) e da Universidade Complutense de Madrid (Espanha).  A  Associação Cultural Ephemera (Portugal) é responsável pela exposição sobre o movimento estudantil em Portugal e a  resistência à ditadura a realizar em Dezembro de 2021, e por uma série de debates e conferências no âmbito do projecto e associados à exposição.

Nos próximos sexta-feira e sábado (19 e 20 de Novembro) terá lugar a primeira inciativa pública do projecto, a conferência “Youth Resisting Dictatorship in Greece (1967-74) and beyond: Social Sciences and Humanities Perspectives”, organizada pelo UCRC – ( University of Crete Research Center for Humanities, the Social and Education Sciences). José Pacheco Pereira, em nome da Associação Cultural Ephemera (Portugal), participará nessa conferência no dia 20.

Pode assisir à conferência inscreverndo-se aqui: https://fym.keme.uoc.gr/en/registration/

Ao longo da conferência, o público poderá enviar  perguntas e comentários aos palestrantes via chat da plataforma de Zoom.

O Programa Detalhado e os Resumos em inglês e grego estão disponíveis neste link: https://fym.keme.uoc.gr/wp-content/uploads/2021/11/ConfProgramUCRC_19-20_11.pdf

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply