Rita Sacramento de Almeida falecida em 14 de Abril de 2021, deixou em testamento um legado ao Arquivo Ephemera, composto pela sua biblioteca pessoal, mas também por um conjunto de documentação relativa à sua actividade profissional e interesses pessoais, que muito agradecemos.
Rita Maria Abrantes do Sacramento de Almeida, era licenciada em Geografia e Psicologia, tendo ainda uma vasta formação complementar da qual destacamos um curso de Análise Transaccional e Gestalt pelo Instituto Piaget, um curso de programação I.B.M., um curso de estudos de mercado, curso de PNL – Programação Neuro Linguística e correspondente certificação internacional de “practicioner”. Foi docente de Geografia no ensino oficial e funcionária bancária, sendo posteriormente recrutada para a CITE – Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, tendo sido Técnica Superior do IEFP. Era neta do editor, escritor e livreiro Ventura Ledesma Abrantes, (editora na Rua do Alecrim) responsável pela primeira Edição do “O Culto do Chá”, grande vulto da cultura e organizador da primeira Feira do Livro em Lisboa, no Rossio, grande defensor Camiliano e fundador da causa de Olivença. Rita Sacramento de Almeida teve também alguma actividade política, no CDS
O espólio está a ser analisado e organizado.
Rita Maria Abrantes do Sacramento de Almeida – exerceu, paralelamente às suas atividades profissionais ligadas ao IEFP, a actividade de psicóloga clínica no centro de saúde da então Junta de freguesia de São João de Deus, tendo apenas deixado de dar consultas no final de 2015, data em que lhe foi diagnosticado um mieloma.