Agradecemos à Entidade das Contas e Financiamentos Políticos a importante doação que fez ao ARQUIVO EPHEMERA. A Entidade celebrou, por sua iniciativa, um protocolo com a Associação Cultural Ephemera sobre os termos dessa doação.
Aquela Entidade é um órgão independente que funciona junto do Tribunal Constitucional e que tem como atribuição a apreciação e fiscalização das contas dos partidos políticos e das campanhas eleitorais para Presidente da República, para a Assembleia da República, para o Parlamento Europeu, para as Assembleias Legislativas das Regiões Autónomas e para as autarquias locais.
No desenvolvimento da sua actividade, a Entidade das Contas e Financimentos Políticos recebe dos partidos políticos um vasto conjunto de material de propaganda política, desde cartazes até ofertas e brindes distribuídos nas suas campanhas eleitorais, assim como procede a recolhas por sua iniciativa para verificar a confromidade das contas com a lei. Após a realização do seu trabalho e não havendo processos em curso sobre determinadas eleições e campanhas, não tendo mais necessidade dessa documentação, reconhece, no entanto, que pode ter utilidade prática, em especial para a sua divulgação e estudo num contexto arquivístico e documental.
Assim, a referida Entidade doou ao Arquivo Ephemera, para integração no seu património, no âmbito do referido Protocolo, um conjunto de documentação relativo a propaganda política e eleitoral correspondente às eleições ocorridas no período entre 2005 e 2011. Outras remessas se seguirão para os períodos subsquentes.
Do protocolo resulta ainda o compromisso de os Outorgantes realizarem iniciativas conjuntas de divulgação dos materiais doados, tais como exposições, conferências ou colóquios.
O Arquivo Ephemera reconhece a importância da doação da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos para o seu trabalho .
A nosso ver faz todo o sentido ser o nosso Arquivo o destinatário deste tipo de materiais uma vez que possuimos o maior arquivo nacional de materiais desta natureza, que, apesar de já muito organizado, está em permanência a ser objecto de um tratamento mais vasto e integrado, permitido pelo nosso novo armazém e pelo empenho e afinco dos nossos voluntários.
Seja o primeiro a comentar