Agradeço a Maria de Freitas e José de Freitas a oferta do espólio de seu pai Quirino Freitas, com uma vida de decorador e desenhador de mobiliário numa das mais importantes lojas de Lisboa, a Casa Jalco, que fez desde os anos 40 até ao incêndio do Chiado, um grande número de trabalhos de decoração de luxo em residências, hotéis, embaixadas, etc. O espólio consiste em desenhos de decoração, plantas, projectos de móveis, modelos, fotografias, e outro material associado à história da decoração de interiores em Portugal. Algumas das primeiras exposições dos surrealistas foram feitas na Casa Jalco.
NOTA BIOGRAFICA
Quirino Freitas nasce em 31 de outubro de 1935 em Lisboa na encosta do Castelo de São Jorge. Filho de Maria Monteiro e de José de Freitas, este natural de Braga e que era o Chefe encarregado da marcenaria da fábrica de móveis da Jalco em Alcântara e Mestre de obras da mesma casa.
Após o final dos anos 40, com o surgimento do Bairro dos Actores junto ao Areeiro, mudaram seus pais de residência, o que o enquadrou na moderna Lisboa do Estado Novo.
Estudou desenho de perspectiva de móveis/ equipamento e decoração na Escola Industrial António Arroio (arte aplicada), sedeada na rua Almirante Barroso (junto ao liceu Camões), um curso que não concluiu. Dada a ligação do seu pai à Casa Jalco, e do seu padrinho o arquitecto Fernando Bureau, começou em 1955, com 20 anos a trabalhar como desenhador de mobiliário e decorador na mesma casa, a JALCO.
Projecta na sua carreira inúmeros desenhos de móveis e decorações de espaços, sendo também o responsável pelas medições dos espaços a serem intervencionados.
Conta-se profissionalmente a decoração de vários hotéis em Portugal, Companhias, Seguros, lojas de marca. Colabora na decoração do Hotel do Mar em Sesimbra. Viaja para Alemanha, França e Suíça para a decoração das Embaixadas de Portugal nesses países. Decora inúmeras casas particulares, gabinetes ministeriais, etc.
Desenvolveu a sua actividade sempre ligado à mesma casa onde permaneceu até ao seu fecho na Rua Ivens, 44, em 1992 (?).
Seja o primeiro a comentar