ENORME SUCESSO DA EXPOSIÇÃO SOBRE A CENSURA: MAIS DE 8000 PESSOAS VISITARAM A EXPOSIÇÃO

ACTUALIZAÇÃO / FALTA 1 DIA PARA ENCERRAR

 

 

Visitas de escolas.

É difícil descrever o sucesso da exposição sobre a Censura. Nestes últimos dias,   visitaram  a exposição, cerca de 8000 pessoas (25 de Abril, “a partir das 1000 deixamos de contar”) , muitos jovens, famílias inteiras, estrangeiros, toda a gente. É uma exposição que, para ser “lida”, tem mesmo que ser lida, não pretende “deslumbrar” com grande aparato audiovisual, exige interesse e esforço. As pessoas param diante dos documentos com grande atenção e demoram muito mais do que é comum numa visita a este tipo de mostras. Temos muitos pedidos de visitas guiadas, a que vamos tentar responder (ver calendário abaixo).  A  Associação Cultural Ephemera tem recebido muitas propostas de novos associados e os livros à venda, da Tinta da China e dos Cadernos Ephemera, têm necessitado de reposições e alguns esgotaram. Várias ofertas de materiais para o Arquivo têm sido recebidas ou estão em processo.

A intenção cívica e pedagógica da exposição foi cumprida em pleno, e isso muito se deve ao trabalho dos curadores, Carlos Simões Nuno e Júlia Leitão de Barros, e ao apoio da Câmara Municipal de Lisboa, a começar pelo seu Presidente Carlos Moedas e o Vereador Diogo Moura, ao excelente trabalho da EGEAC e à cedência pela Fidelidade do magnífico local onde se encontra, com as pinturas de Almada a ajudar.  Obrigado a todos.

E ainda vai haver mais.

Filas à porta do Edifício do Diário de Notícias.

Uma das várias visitas guiadas.

Aspectos da sala com  visitantes.

Debate sobre a censura no cinema com sala esgotada.

Debate sobre as músicas proibidas, com maior número de cadeiras, completamente esgotado.

*

Será em breve publicado um dossier da comunicação social da exposição, mas vale a pena desde já ler esta reportagem de Teresa Abecassis, do nossso media partner CNN – Portugal.

 

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply