EPHEMERA – MEMÓRIA – ARQUIVO EM VISEU (17 DE NOVEMBRO DE 2022)

ACTUALIZADO

Organizado pelos amigos e voluntários do Ponto de Recolha do Politécnico de Viseu, com o apoio do Municipio e Junta de Freguesia de Viseu e do Grupo Visabeira, ocorreu um dia de actividades com grande participação de estudantes, professores, doadores e gente interessada pelo trabalho do EPHEMERA. Tudo se deve em primeiro lugar ao trabalho incansável de Cláudia Romano, José Fernandes e Armando Ferreira (ver Facebook).

O dia iniciou-se com a inauguração da exposição dos materiais recolhido em Viseu na Escola Secundária Alves Martins.

 

Como a exposição tinha grande número de materiais sobre a I República, fez-se a ligação com uma aula para alunos do 11º ano com cerca de 100 participantes entre estudantes e professores.

Em seguida, os “nossos homens em Viseu”, organizadores da exposição, fizeram uma visita guiada à exposição.

Deixámos então a Escola Secundária Alves Martins, de que visitámos o arquivo e a biblioteca, sempre com amável e diligente presença do seu director Adelino Azevedo Pinto, para um almoço com a presença da Vereadora da Cultura Leonor Barata. Foram discutidos vários projectos comuns para 2023 e 2024 de colaboração do ARQUIVO EPHEMERA  com a C.M. de Viseu. No almoço participou também Helena Vala do Instituto Politécnico de Viseu, que foi a nossa anfitriã no encontro realizado com interessados e doadores ao fim da tarde no Instituto.

Vendo materiais oferecidos ao arquivo na sala do Ponto de Recolha no Politécnico.

Conversa sobre o ARQUIVO EPHEMERA.

Uma primeira recolha de doações, em particular correspondência, veio já para o arquivo central.

Obrigado a todos.

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply