A nossa alegria, – salvar é a prioridade, – e a nossa versão dos trabalhos de Hércules…
*
Mais uma vez agradecemos a Joaquim Barros, cujo papel na história do EPHEMERA é relevante e que é o responsável pelo ponto de recolha da Figueira da Foz, pela assistência que nos deu numa emergência. A emergência é uma história exemplar do nosso trabalho: a meio da tarde recebemos a indicação de que a sede do CDS em Coimbra encerrara e tinha sido deitado ao lixo do seu arquivo (parte?) que se encontraria em frente da antiga sede. Joaquim Barros arranjou-nos um transporte que foi a Coimbra tentar recuperar os materiais. Quando lá chegou já não se encontravam no local indicado, mas procurou nuns contentores de lixo perto e encontrou os materiais. Foram recuperados pastas com documentos, contabilidade, correspondência, panfletos, objectos de campanha, etc. Uma primeira observação mostra a sua relevância quanto à intervenção do CDS na universidade, campanhas eleitorais autárquicas na região de Coimbra, campanha presidencial de Basílio Horta, direcção de Paulo Portas, etc. Foram limpos, organizados provisoriamente e estão salvos e guardados.
*
Muito obrigado a Ana Barão. Cuidaremos deles.
*
Muito obrigado a Natália Silva pelo album de recortes sobre o caso Chessman, cujo livro autobiográfico deu à editora Europa-América o seu primeiro grande sucesso.
*
Muito obrigado à Josina pela colecção da Seara Nova que pertencia a Rui Lourenço Amaral Almeida.
*
Agradeço a Luís Godinho (via Luís Pinheiro de Almeida) a oferta de um conjunto de materiais que incluiam programas e peças de teatro popular do início do século XX e um conjunto de gravuras de metal para ilustração em livro/jornal.
*
(Continua)
Seja o primeiro a comentar