O ARQUIVO EPHEMERA está continuamente a receber pequenos grupos de documentos de todo o tipo, manuscritos, correspondência, dactiloscritos, desenhos, recortes, junto com panfletos e periódicos, que, pela sua origem ou conteúdo justifica manter em conjunto, dando origem a uma descrição sumária e que entram em pastas separadas no arquivo. Aqui estão algumas entradas recentes com título, código de entrada e localização.
- IV Congresso Internacional dos Médicos Católicos (Roma-Nápoles) 1949/09/24-10/02
Materiais, programas, correspondência.
ACE – 0174 – V – B – A1
*
Correspondência de uma família portuguesa em Pangim (Panaji), 1978-1982
0175 – CORR – MARM
*
Almeida, António Ferreira de, CorrespondênciA, 1930 (anos) – 1970 (anos)
Papéis de José Carlos Ferreira de Almeida (filho)
CASA DO CONCELHO DE GOUVEIA/ GOUVEIA
Biografia feita pela Casa de Gouveia
Comendador António Ferreira de Almeida
filantropo I benemérito l humanista l regionalista
A Casa do Concelho de Gouveia, vai levar a efeito uma homenagem, porventura, ao maior benemérito, filantropo e humanista do concelho de Gouveia.
António Ferreira de Almeida nasceu em S. Paio a 8 de Setembro de 1900. Cedo veio para Lisboa para aprendiz de pedreiro. A sua garra empreendedora fê-lo tirar o curso de técnico da construção civil e desde logo montar a sua própria empresa de construção. Está ligado às principais obras dos monumentos nacionais. Trouxe para Lisboa muitos gouveenses, a sua empresa deu emprego a muita gente, chegou a ter a seu cargo 400 funcionários. A sua história profissional está ligada a um dos momentos mais altos da pátria…a conclusão das obras de “Santa Engrácia”. Foi sobre a sua liderança que se finalizaram as obras do zimbório do Panteão Nacional, inaugurado em 1966. Foram 284 anos de espera, que graças a um gouveense se finalizou tal empreitada.
Entra para a Direcção da Casa do Concelho de Gouveia em 1953, tendo assumido a presidência da respectiva Direcção em 1955. Está estreitamente ligado à construção da Escola Industrial de Gouveia, pagou do “seu bolso” as obras das instalações provisórias inauguradas em 1954. Em 1955 iniciou um dos projetos mais belos da Casa do Concelho, a Colónia Balnear. Trouxe a Lisboa e à praia milhares de crianças gouveenses carenciadas, pagando as respetivas despesas. Para além da estadia na colónia balnear do Estoril, oferecia refeições, passeios pelo Jardim Zoológico e pelo Aquário Vasco da Gama em Algés. Proporcionou a vinda de Grupos de Música e Ranchos a Lisboa. Ajudou associações do concelho de Gouveia, como o Rancho Folclórico de Gouveia, ao qual pagou as obras da sede desta colectividade. Organizou jantares de natal na sede da Casa do Concelho ao longo dos anos de 60 e 70, dando brinquedos aos filhos dos sócios carenciados.
Foi Presidente da Assembleia Municipal a seguir ao 25 de Abril de 1974. Em 1979 recebeu das mãos do Presidente da República , General Ramalho Eanes a Ordem de Mérito Civil, pelos serviços prestados à comunidade. Foi presidente da Casa do Concelho de Gouveia entre 1955 e 1987. No próximo dia 29 de Janeiro passam 30 anos da sua morte.
Programa da Homenagem:
Local – S. Paio (Junta de Freguesia) – Aberto a todo o concelho.
14h40 – Recepção a cargo da Banda Soc. Musical Gouveense Boto Machado.
15h00 – Conferência “vida e obra” de A. Ferreira de Almeida da responsabilidade de Dr.º Alípio de Melo.
ACE – 0176 – CORR – MARM
*
Seja o primeiro a comentar