ARQUIVO – PAPÉIS DE ÁLVARO FERREIRA ALVES (1915-1992)

Rio Minho em Lapela, Monção.

Álvaro Gomes Ferreira Alves era filho do Dr.º Joaquim Gomes Ferreira Alves e de D. Maria Emília Cardoso Ferreira Alves. Foi médico-cirurgião de ortopedia, tendo exercido no Sanatório Marítimo do Norte e da Clínica Heliântia. Exerceu o cargo de diretor do Sanatório Marítimo do Norte, fundado por seu pai.Foi eleito para a Assembleia Municipal de Gaia em três mandatos, entre 1979 e 1989, integrando as listas da APU e, depois, da CDU.

(https://arquivo.cm-gaia.pt/creators/13981/)

Um conjunto de papéis, fotografias e outro material de Álvaro Ferreira Alves fazia parte do espólio do médico Jacques Resina (de Setúbal) que se encontra no Arquivo Ephemera (uma pequena parte já se encontra organizada, ver ACE – 228 – V – MARM). Sendo ambos ortopedistas mantém uma colaboração médica com relevo para o tratamento da escoliose. Nesses papéis encontram-se fotografias pessoais e dos doentes, livros com registo de doentes, material sobre técnicas fotográficas e de imagem.

Dada que a prática médica de ambos tinha a mesma especialidade, nem sempre é fácil separar o que pertencia a Alves ou a Resina.

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply