ENTRADAS: ESPÓLIO DE ANTÓNIO SIMÕES MONTEIRO

Arquivo Ephemera recebe espólio de pioneiro da Sociedade da informação em Portugal
António Simões Monteiro (1943 – 2007) foi fundador da secção portuguesa da Amnistia Internacional (AI) e seu Presidente até falecer. Licenciado em Engenharia Químico-Industrial pelo Instituto Superior Técnico, fez um mestrado em Engenharia Química, na Universidade de Kansas, onde descobriu a AI, trazendo-a para o país.
Simões Monteiro foi docente convidado do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, onde à altura do falecimento era responsável pelas cadeiras de Gestão de Sistemas de Informação e Aspectos Sócio-Profissionais da Informática.
Entre as actividades que exerceu ao longo da sua carreira incluem-se a administração da Profac – Consultores de Sistemas (1989-1996). Também pertenceu à Comissão Permanente da Missão para a Sociedade da Informação (1996-2000).
No seu vasto currículo consta ainda a direcção das áreas de Estudos de Informática, Estudos e Produtos de Informática e Gabinete de Desenvolvimento e Projectos Especiais na Norma – Sociedade de Estudos para o Desenvolvimento de Empresas (1980-1986).
Um dos precursores da Sociedade da Informação no país, organizou o primeiro Congresso de Informática em Portugal, em 1980. E foi fundador da APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, de que foi dirigente. Também teve cargos de direcção na itSMF – The IT Service Management Forum Portugal, organização independente, sem fins lucrativos, que se dedica ao desenvolvimento e promoção das Melhores Práticas em Gestão de Serviços de Tecnologia da Informação.
Presidente do Lions Club de Portugal em 2002, organizava encontros de antigos alunos das instituições por onde passou, incluindo o Liceu Camões. Guardava todos os papéis, arrumava em dossiers os diversos materiais. Gostava de viajar, considerava-se um gastrófilo. Jogava bridge, xadrez.
É o espólio desta vida rica e polifacetada que a família Simões Monteiro acaba de doar ao Ephemera, o maior arquivo privado do país. Obrigado.
Um dos precursores da Sociedade da Informação no país, organizou o primeiro Congresso de Informática em Portugal, em 1980. E foi fundador da APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, de que foi dirigente.
Presidente do Lions Club de Portugal em 2002, jogava bridge e xadrez.
Do espólio que a família Simões Monteiro doou ao Ephemera, medalhas recordando um percurso de mais de meio século. Entre elas, uma ganha em 1974, num torneiro de partidas rápidas de xadrez.

De António João Simões Monteiro, das centenas de canetas que o fundador da Amnistia Internacional em Portugal juntou.

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply