
SIC
Biblioteca de Comunicação Social Francisco Pinto Balsemão inaugurada no Barreiro
O espaço inaugurado esta segunda-feira, no Dia Internacional dos Arquivos, integra a Ephemera – Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira.

Foi inaugurada, esta terça-feira, a Biblioteca de Comunicação Social Francisco Pinto Balsemão, no Barreiro, distrito de Setúbal.
Muitos dos livros saíram das estantes de casa e dos escritórios de Francisco Balsemão diretamente para a nova biblioteca sobre Comunicação Social.
São mais de 1.000 os exemplares que ficam, de forma permanente, no armazém de José Pacheco Pereira.
O Dia Internacional dos Arquivos foi o escolhido para a inauguração das novas 10 bibliotecas da Ephemera – Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira.
SAPO
Barreiro recebe nova biblioteca dedicada à Comunicação Social
Barreiro recebe nova biblioteca dedicada à Comunicação Social
O acervo que agora ocupa as prateleiras do armazém da Ephemera, no Barreiro, tem origem numa fonte improvável para uma biblioteca pública: as estantes da casa e dos escritórios do próprio Francisco Pinto Balsemão. São mais de mil volumes que o antigo primeiro-ministro e fundador da SIC e do Expresso cedeu de forma permanente para constituir este fundo documental sobre comunicação social.
A inauguração ficou inscrita no Dia Internacional dos Arquivos, efeméride que serviu de mote para a abertura simultânea de dez novas bibliotecas integradas na Ephemera — Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira, projeto de preservação da memória cultural e política portuguesa que tem sede no Barreiro, no distrito de Setúbal.
Com esta inauguração, o Barreiro passa a contar com um polo de referência para o estudo da comunicação social em Portugal, reunindo num só espaço um espólio bibliográfico com a marca pessoal de uma das figuras mais influentes do jornalismo e da política mediática nacionais do século XX.
EXPRESSO


Seja o primeiro a comentar