ARQUIVO CONCEIÇÃO MONTEIRO – PAPÉIS DE SÁ CARNEIRO (1974-1980) – PPD – SERVIÇO DE CENTRALIZAÇÃO E COORDENAÇÃO DE INFORMAÇÕES

Esta é a 5006ª entrada no EPHEMERA e a terceira da série de notas especiais que compreenderão a publicação de documentos únicos, originais, inéditos ou raros, nunca publicados na Rede e com relevo para a história portuguesa (e não só) do século XX e XXI. . O EPHEMERA seria bem mais pobre se não fossem as ofertas que muitos dos seus leitores e amigos têm feito nos últimos anos. O meu compromisso com eles é fazer tudo para que os materiais oferecidos possam ser tratados e publicados, nas melhores condições e o mais breve possível. O ARQUIVO CONCEIÇÃO MONTEIRO – PAPÉIS DE SÁ CARNEIRO (1974-1980) é um dos mais importantes núcleos do arquivo, encontrando-se razoavelmente organizado, mas longe de estar estudado como exige a relevância dos seus materiais, e muito menos de estar publicado sequer uma amostra mínima.

*

Muitos documentos do ARQUIVO CONCEIÇÃO MONTEIRO – PAPÉIS DE SÁ CARNEIRO (1974-1980) revelam a quantidade de informação (intelligence) recebida por Sá Carneiro e pela direcção do partido nos anos quentes de 1974-6. Se existe quantidade de informação, oriunda de muitos fontes (oficiais das Forças Armadas, embaixadas e serviços de informação estrangeiros, correspondência confidencial), a sua qualidade é muito desigual. Muita dessa informação é enviada pessoalmente a Sá Carneiro numa base de confiança  e para informar o então PPD de muitos aspectos relevantes da situação política interna e internacional. Os temas dominantes são a situação interna nas Forças Armadas, o papel do PCP, a situação nas ilhas atlânticas e nas colónias Alguma dessa informação é anónima ou disfarçada quanto ás suas origens (é o caso da anotação nalguns documentos de serem “informações NATO” quando se tratam de informações com origem na CIA). No partido houve algumas tentativas, com pouca continuidade, de criar uma estrutura de informações , como é o caso do Serviço de Centralização e Coordenação de Informações, nome idêntico a um serviço existente em Angola e Moçambique durante a guerra colonial. e não muito distinto do Serviço Director e Coordenador da Informação (SDCI)  do MFA, de que se publicam aqui alguns documentos.

 

Análise dos Resultados Eleitorais (MFA) 9 de Maio de 1975.

Plenário da Assembleia do MFA, 9 de Maio de 1975.

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply