ESPÓLIO MAURÍCIO PINTO / JUDITE MENDES DE ABREU – DISCURSOS ROTÁRIOS DE MAURÍCIO PINTO – MANUSCRITOS E ORIGINAIS DACTILOGRAFADOS

Esta é a 5005ª entrada no EPHEMERA e a segunda da série de notas especiais que compreenderão a publicação de documentos únicos, originais, inéditos ou raros, nunca publicados na Rede e com relevo para a história portuguesa (e não só) do século XX e XXI. . O EPHEMERA seria bem mais pobre se não fossem as ofertas que muitos dos seus leitores e amigos têm feito nos últimos anos. O meu compromisso com eles é fazer tudo para que os materiais oferecidos possam ser tratados e publicados, nas melhores condições e o mais breve possível. O ESPÓLIO MAURÍCIO PINTO / JUDITE MENDES DE ABREU,  que ainda está em processo de entrada por gentileza de seus familiares, é disso um exemplo.

*

No ESPÓLIO MAURÍCIO PINTO / JUDITE MENDES DE ABREU  existe um número significativo de originais, manuscritos, dactiloscritos, panfletos, medalhas, brochuras e livros relativos à actividade rotária de Maurício Pinto (ver biografia rotária junto). Entre esse espólio conta-se uma pasta titulada “Notas e Discursos rotários”  com um grande número de originais dos discursos realizados por Maurício Pinto em vários clubes rotários por todo o país nas décadas de quarenta e cinquenta do século XX. Muitos desses discursos não estão datados, mas centram-se nos dez anos entre 1945 e 1955, e compreendem actos solenes dos clubes, inaugurações , homenagens a personalidades portuguesas e estrangeiras ligadas com o movimento. Maurício Pinto umas vezes fala como anfitrião no “seu”  Rotary Club da Figueira da Foz, outras vezes como convidado especial.

Junto se publica a primeira página desses originais a título de inventário, que depois serão integralmente digitalizados, completando-se assim esta entrada.

Pasta  “Notas e Discursos rotários” .