NOTÍCIAS E AGRADECIMENTOS

Copy of 2013-04-27ff

Este é o mapa com a distribuição mundial dos visitantes do EPHEMERA de há um ano para cá. Mais de  10% de visitas vem do Brasil, e, com a Europa e os EUA, cerca de 30% vem de fora de Portugal, um resultado consistente já há algum tempo. Existem núcleos de leitores regulares em vários outros países, que visitam o EPHEMERA de forma periódica, dando-lhe um genuíno público internacional.

*

2013-04-19

Foi estreado no cinema e na SIC, o documentário de Rafael Antunes sobre a censura intitulado  Lápis Azul, parcialmente filmado no ARQUIVO / BIBLIOTECA e com materiais do EPHEMERA.

*

26.04.13 (10)

Agradeço a Diogo Feio a oferta do conjunto dos seus materiais como deputado europeu do PPE, incluindo blocos, canetas, bolsa, régua, etc. Este espólio juntar-se-á a outros materiais relativos ao Parlamento Europeu e aos seus grupos políticos.

*

PSD_chapa

Placa de bronze.

Os arquivos e outros materiais de uma antiga Secção do PSD em Lisboa, encontram-se abandonados e a ser saqueados e destruídos. Não é uma situação inédita, bem pelo contrário, é quase a regra quanto à conservação da memória histórica do partido. Foi, no entanto, possível salvar alguns desses materiais, incluindo manuscritos, correspondência, bobinas de filme,  objectos de propaganda, panfletos, etc.

AD

Fotografia de comício da AD no Porto.

Sa_Carneiro_condolencias_0001

Livro de condolências pela morte de Sá Carneiro.

*

2013-03-24 14.35.38

Por razões evidentes dá-se prioridade no EPHEMERA à aquisição, organização, conservação e digitalização de manuscritos. Nos últimos tempos entraram no ARQUIVO / BIBLIOTECA vários pequenos núcleos de manuscritos e dactiloscritos. Dá-se aqui uma breve notícia de alguns desses núcleos associados a actividades de assistência social, previdência e saúde pública, mendicidade e pobreza, nalguns casos ligadas á Igreja: actas da Conferência de S. Vicente de Paula dos anos sessenta, dactiloscritos e documentos mimeografados sobre a pobreza e a terceira idade, etc. Nestes núcleos há igualmente alguns manuscritos e documentos de cariz religioso e panfletos anticomunistas.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta