EPHEMERA – NOTÍCIAS DA SEMANA (21 A 27 DE SETEMBRO DE 2015) – 4

EM CONSTRUÇÃO

USANDO OS MATERIAIS DO EPHEMERA

No livro de António Costa Pinto, Os Camisas Azuis e Salazar. Rolão Preto e o Fascismo em Portugal, Edições 70, 2015, são utilizados materiais do ARQUIVO.

O Jornal de Negócios vai publicar uma série de artigos sobre a nacionalização da banca, usando imagens do EPHEMERA.

*

EM DIGITALIZAÇÃO E PUBLICAÇÃO

Colecção de emblemas e pins do Arquitecto Távora:

JUVENTUDE CENTRISTA – EMBLEMAS E PINS

CDS – EMBLEMAS E PINS

Continua a digitalização sistemática de centenas de documentos do MES oferecidos por João Neves (Ver  ENTRADA DE UM IMPORTANTE ARQUIVO DO MES E DE OUTRAS ORGANIZAÇÕES NACIONAIS E ESTRANGEIRAS).

*

ENTRADAS: PANFLETOS E BROCHURAS TROTSQUISTAS

 (EUA, CANADÁ, ÍNDIA, ETC.)

*

MANUSCRITOS PARA O ARQUIVO

0

Existem no ARQUIVO vários cadernos, folhas e diferentes manuscritos  relativos a reuniões de grupos e partidos da extrema-esquerda, do PCP(ML), do MRPP, da OCMLP, da LCI, UDP, MES, etc., Entrou esta semana um novo caderno manuscrito com notas de reuniões de uma célula do PCP(R) em 1976-7. O Caderno já foi integralmente digitalizado.

*

*

AGRADECIMENTOS

Credencial .

Agradeço a25 de setembro de 2015 Carlos Carvalho Dias a primeira entrega de um conjunto vasto de caixas, incluindo livros, revistas,  e outros materiais. O próprio escreveu uma síntese muito interessante dos materiais doados, caixa a caixa, com notas autobiográficas, que servirá para se fazer uma notícia mais detalhada da inventariação total, quando entrar a segunda leva. Já não é a primeira vez que oferece materiais ao EPHEMERA (Ver  AGRADECIMENTO )

Carlos Carvalho Dias, nascido em Viana do Castelo em 1929, é Arquitecto, tendo obtido a sua Licenciatura  na E.S.B.A.P., com a classificação de 19 valores. No seu currículo refere-se  que

“É membro honorário da “Ordem dos Arquitectos”, da “Associação dos Urbanistas Portugueses” e da “Associación Española de Tecnicos Urbanistas”.
Fundador da “Associação Internacional de Urbanistas”, foi seu Vice-Presidente no triénio 1982/1984. Também fundador da “Associação dos Urbanistas Portugueses”, tem exercido vários cargos directivos.
Em 1955, ainda Arquitecto Estagiário, foi seleccionado para integrar a equipa que trabalharia em Trás-os-Montes e Alto Douro.
Em 1973 foi convidado, pelos Profs. Percy Johnson-Marshall, da Universidade de Edimburgo e Manuel da Costa Lobo, do Instituto Superior Técnico, para coordenar, no Porto, a equipa que elaboraria o “Plano da Região do Porto”, o qual foi concluído e oficialmente apesentado em 1975.
Foi convidado pelo Prof. Joaquim Pinto Machado, nomeado Governador de Macau, para integrar o seu Governo com a pasta do Equipamento Social. Exerceu em Macau intensa actividade ligada ao seu departamento, como, por exemplo, a localização e construção do aeroporto, a criação do “Museu da Marinha” e do “Laboratório de Engenharia Civil de Macau”, assim como a conclusão do Plano de Urbanização do Território e a apresentação da candidatura de Macau a Património Cultural Mundial.
Entre 1989 e 1997 foi Consultor da “Fundação Oriente” para a área do Património.
Foi “Professor Auxiliar Convidado” da “Universidade Lusíada” entre 1989 e 2007, tendo regido disciplinas como “Urbanismo”, “Recuperação” e “Planeamento Urbano”.
Entre 1954 e 2008 exerceu ininterruptamente a actividade de profissional liberal.”

O seu trabalho no âmbito do projecto de Sindicato Nacional dos Arquitectos sobre a arquitectura popular portuguesa, realizado entre 1955 e 1960, deu origem a um livro Memórias de Trás-os-Montes e Alto Douro, existente na BIBLIOTECA.

*

PRIMEIROS EXEMPLARES DOS LIVROS DA COLECÇÃO EPHEMERA

SAIRÃO DA TIPOGRAFIA PARA A SEMANA  

e já podem ser pré-comprados.

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply