EM CONSTRUÇÃO
APELO: AS AUTÁRQUICAS JÁ COMEÇARAM
As eleições autárquicas são as mais difíceis de cobrir. Há milhares de listas (municípios, concelhos, freguesias) e um número muito elevado de espécimes de todo o tipo. Um cálculo que fizemos sobre o número de espécimes nas eleições de 2013 chegou às muitas dezenas de milhares (painéis, faixas, cartazes, autocolantes, calendários, panfletos, objectos, materiais audio-visuais, etc., etc., Nessas eleições conseguimos recolher por volta de 35.000 espécimes, menos de metade do que foi produzido. E ninguém, mesmo ninguém, faz esta recolha. Daí o apelo a que comecemos desde já, o mais depressa possível, a organizarmos-nos para cobrir a maioria do pais. Muitas campanhas oferecem-nos também os seus materiais e eles são bem vindos, mas lembro que o carácter do arquivo valoriza o material físico para além do digital.
Tenho a certeza que com os nossos magníficos amigos vamos conseguir uma grande recolha. Obrigado.
MUITAS VEZES, MUITA COISA
Fotografia de Manuela Monteiro.
Alguns amigos que assinaram o EPHEMERA queixam-se, e com razão, que há dias em que recebem muito material nas suas caixas de correio. É verdade. Mas dada a natureza documental das pastas do EPHEMERA (neste momento quase 17.000) , é inevitável haver picos de publicações correspondendo quer a entradas especiais (por exemplo as manifestações anti-Trump), quer à necessidade de”arrumar” cada vez mais material (como acontece agora com os muitos materiais espanhóis e argentinos) . Na verdade, para quem publica, cada vez que aparece uma nova pasta aumenta a organização do arquivo na sua versão digital, permitindo não só fazer o retrospectivo, como a partir daí fazer entrar materiais dispersos. É por isso que se abre muitas vezes uma nova pasta mesmo que seja só com um espécime, mesmo que haja no ARQUIVO mais cem. A partir daí há um novo “lugar” onde “habitam” os materiais relativos, por exemplo, à actividade partidária num ano determinado tornando as entradas futuras mais fáceis, assim como a verificação dos duplicados. Ou seja, a “produção” favorece o elevado número de entradas, o consumo pode ficar “afogado” nalguns dias.
EPHEMERA EM VILA DE REI
(Em breve.)
*
EPHEMERA – SITE
complementar ao blogue, com uma apresentação mais detalhada dos fundos do ARQUIVO. O site ainda está a ser “cheio”, mas já compreende páginas em construção para AUDIO / VIDEO, e OBJECTOS e ICONOGRAFIA. Está-se a trabalhar na secção OBJECTOS, nos SACOS, LEQUES, VÁRIOS e na ICONOGRAFIA nos CARTAZES. Centenas de cartazes nacionais e estrangeiros já foram publicados. Estas páginas permitem ver a colecção do ARQUIVO de modo diferente, agregando por tipo as existências.
Notícia da Sábado sobre o lançamento do site.
EPHEMERA – BLOGUE / EPHEMERA – FACEBOOK / EPHEMERA – TWITTER
*
AGRADECIMENTOS E ENTRADAS
Agradecimentos a José Moreira, José Pereira Miguel, Mafalda Braz Teixeira, Miguel B., Maria Faustino, Graciete Caldeira, e outros (em breve.)
*
Foi oferecido ao EPHEMERA no Porto por pessoa de que não se recolheu a identificação, para o devido agradecimento, um conjunto de materiais da candidatura do Almirante Pinheiro de Azevedo à Presidência da República em 1976. Entre esses materiais contam-se panfletos e gravações de tempos de antena e debates.
*
Vida de quartel.
Material destruído por minas.
Colunas em operações e minas.
Entrou, por aquisição, um conjunto de cerca de 100 fotografias da guerra colonial em Moçambique.
*
Agradeço a Santiago Quiroga o envio de um conjunto de propaganda partidária e sindical da Argentina que já começou a ser publicada.
*
DOAÇÃO DO CASAL JÚLIO / REGINA MATEIRO.
Fotografia aérea do Centro Vidreiro em Oliveira de Azeméis.

Um dos produtos da fábrica Centro Vidreiro.
(Mais detalhes em breve.).

Agendas do Centro Vidreiro, com anotações manuscritas da gestão da fábrica e do negócio.
“Notas” sobre a situação económica e política que abriam as agendas, relativas aos anos de 1978, 1984, 1985, 1990, 1992.
*
CONTINUA O EFEITO TVI
Aqui (filme da TVI em versão integral),
obra de Joana Reis , que fez a reportagem, do Pedro Baptista que a filmou, junto com João Paulo Delgado, João Franco, João Pedro Matoso, e o João Pedro Ferreira que a editou.
Site com material que não foi usado no filme.
TRABALHOS NA
Finalização do modelo da base de dados do Movimento Estudantil do Porto (1926-1974).
*

Ver aqui.
*
EXPOSIÇÕES EM CURSO COM MATERIAIS DO EPHEMERA
EM LISBOA
VISITA GUIADA À EXPOSIÇÃO DE RESPONSÁVEIS PELO PROGRAMA FULLBRIGHT EM PORTUGAL

Notícias sobre a Exposição na Sábado, no Público, no Observador, na TSF, e no site da ESCS.
Passou às 17 e 19:00 na SBSR em 90.4 FM ou aqui http://sbsr.fm/.
*
COLECÇÃO EPHEMERA
Foi entregue à editora o novo volume da colecção intitulado Autocolantes das Organizações da FUR (FUR, FSP, LCI, LUAR, MES, e PRP-BR) .
DICIONÁRIO DA ESQUERDA RADICAL – ENTRADAS
*
COISAS QUE INTERESSAM AO EPHEMERA


BIBLIOTECA
PERMANÊNCIAS E LOCAIS DE RECOLHA
(SEMANA DE 9 A 15 DE JANEIRO DE 2017.)
EM LISBOA
Livraria Ler Devagar na LX Factory.
TERÇA-FEIRA, 31 DE JANEIRO DE 2017
QUINTA-FEIRA, 2 DE FEVEREIRO DE 2017
DAS 17 ÁS 19 HORAS..
*

Rua de Miraflor, 155 | Campanhã | 4300-334 Porto
Recepção de novos materiais para o ARQUIVO EPHEMERA:
todas as quintas-feiras à tarde.
*
EM TORRES VEDRAS




































































Seja o primeiro a comentar