EPHEMERA – NOTÍCIAS DA SEMANA (DE 23 A 29 DE JANEIRO DE 2017)

EM CONSTRUÇÃO 

APELO: AS AUTÁRQUICAS JÁ COMEÇARAM

As eleições autárquicas são as mais difíceis de cobrir. Há milhares de listas (municípios, concelhos, freguesias) e um número muito elevado de espécimes de todo o tipo. Um cálculo que fizemos sobre o número de espécimes nas eleições de 2013 chegou às muitas dezenas  de milhares (painéis, faixas, cartazes, autocolantes, calendários, panfletos, objectos,  materiais audio-visuais, etc., etc., Nessas eleições conseguimos recolher por volta de 35.000 espécimes, menos de metade do que foi produzido. E ninguém, mesmo ninguém, faz esta recolha. Daí o apelo a que comecemos desde já, o mais depressa possível, a organizarmos-nos para cobrir a maioria do pais. Muitas campanhas oferecem-nos também os seus materiais e eles são bem vindos, mas lembro que o carácter do arquivo valoriza o material físico para além do digital.

Tenho a certeza que com os nossos magníficos amigos vamos conseguir uma grande recolha. Obrigado.

MUITAS VEZES, MUITA COISA

img_0364

Fotografia de Manuela Monteiro.

Alguns amigos que assinaram o EPHEMERA queixam-se, e com razão, que há dias em que recebem muito material nas suas caixas de correio. É verdade. Mas dada a natureza documental das pastas do EPHEMERA  (neste momento quase 17.000) , é inevitável haver picos de publicações correspondendo quer a entradas especiais (por exemplo as manifestações anti-Trump), quer à necessidade de”arrumar” cada vez mais material (como acontece agora com os muitos materiais espanhóis e argentinos) . Na verdade, para quem publica, cada vez que aparece uma nova pasta aumenta a organização do arquivo na sua versão digital, permitindo não só fazer o retrospectivo, como a partir daí fazer entrar materiais dispersos. É por isso que se abre muitas vezes uma nova pasta mesmo que seja só com um espécime, mesmo que haja no ARQUIVO  mais cem.  A partir daí há um novo “lugar” onde “habitam” os materiais relativos, por exemplo, à actividade partidária num ano determinado tornando as entradas futuras mais fáceis, assim como a verificação dos duplicados. Ou seja, a “produção” favorece o elevado número de entradas, o consumo pode ficar “afogado” nalguns dias.

EPHEMERA EM VILA DE REI

Antena Livre

Médio Tejo

(Em breve.)

*

EPHEMERA – SITE

copy-of-23-de-dezembro-de-2016complementar ao blogue, com uma apresentação mais detalhada dos fundos do ARQUIVO. O site ainda está a ser “cheio”, mas já compreende páginas em construção para AUDIO / VIDEO,  e OBJECTOS  e ICONOGRAFIA. Está-se a trabalhar na secção OBJECTOS, nos SACOS, LEQUES, VÁRIOS  e na ICONOGRAFIA nos  CARTAZES Centenas de cartazes nacionais e estrangeiros já foram publicados. Estas páginas permitem ver a colecção do ARQUIVO  de modo diferente, agregando por tipo as existências.

Notícia da Sábado sobre o lançamento do site.

EPHEMERA – BLOGUE / EPHEMERA – FACEBOOK / EPHEMERA – TWITTER

*

AGRADECIMENTOS E ENTRADAS

Agradecimentos a José Moreira, José Pereira Miguel,  Mafalda Braz Teixeira,  Miguel B., Maria Faustino, Graciete Caldeira,  e outros (em breve.)

*

scanner_20170129-50

Foi oferecido ao EPHEMERA no Porto por pessoa de que não se recolheu a identificação, para o devido agradecimento, um conjunto de materiais da candidatura do Almirante Pinheiro de Azevedo à Presidência da República em 1976. Entre esses materiais contam-se panfletos e gravações de tempos de antena e debates.

*

Vida de quartel.
Material destruído por minas.
Colunas em operações e minas.

Entrou, por aquisição, um conjunto de cerca de 100 fotografias da guerra colonial em Moçambique.

*

20170126_141833

Agradeço a Santiago Quiroga o envio de um conjunto de propaganda partidária e sindical da Argentina que já começou a ser publicada.

*

DOAÇÃO DO CASAL JÚLIO / REGINA MATEIRO.

cv

Fotografia aérea do Centro Vidreiro em Oliveira de Azeméis.

ccf26012017_0008

Um dos produtos da fábrica Centro Vidreiro.

 (Mais detalhes em breve.).

copy-of-ccf26012017_0009

Agendas do Centro Vidreiro, com anotações manuscritas da gestão da fábrica e do negócio.

“Notas” sobre a situação económica e política que abriam as agendas, relativas aos anos de 1978, 1984, 1985, 1990, 1992.

*

CONTINUA O EFEITO TVI 

17-de-dezembro-de-2016

Aqui (filme da TVI em versão integral),

obra de  Joana Reis , que fez a reportagem, do Pedro Baptista que a filmou, junto com João Paulo Delgado, João Franco, João Pedro Matoso, e o João Pedro Ferreira que a editou.

Site  com material que não foi usado no filme.

TRABALHOS NA

26 de março de 2016

Finalização do modelo da base de dados do Movimento Estudantil do Porto (1926-1974).

*

img_3608

 

29-de-janeiro-de-2017-2

Ver aqui.

*

EXPOSIÇÕES EM CURSO COM MATERIAIS DO EPHEMERA

EM LISBOA

ccf09012017_0046

 

 VISITA GUIADA À EXPOSIÇÃO DE RESPONSÁVEIS PELO PROGRAMA  FULLBRIGHT EM PORTUGAL

img_2432

Notícias sobre a Exposição  na Sábado, no Público, no Observador, na TSF, e no site da ESCS.

Passou às 17 e 19:00 na SBSR em  90.4 FM ou aqui http://sbsr.fm/.

*

COLECÇÃO EPHEMERA

Foi entregue à editora o novo volume da colecção intitulado Autocolantes das Organizações da  FUR (FUR, FSP, LCI, LUAR, MES, e PRP-BR) .

 

27-de-janeiro-de-20171

A anunciar em breve.

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply