Posted by: JPP | 13/10/2017

EPHEMERA – NOTÍCIAS DA SEMANA (DE 9 A 15 DE OUTUBRO DE 2017)

EM CONSTRUÇÃO / A ACTUALIZAÇÃO SERÁ PERMANENTE ATÉ DOMINGO / O BLOGUE HABITUAL CONTINUA A CRESCER EM BAIXO

*

FAÇA PARTE DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL EPHEMERA ©

Os primeiros 100 associados já estão inscritos. Está-se a proceder ao pagamento das quotas e à emissão dos respectivos recibos.

Todos são bem vindos

*

AGENDA

 

LOCAL DATA ACTIVIDADE
LISBOA

Livraria Férin

18,30 horas – 18 de Outubro de 2017 Conferências Ephemeras.

Júlia Leitão de Barros –

 Os boletins de cortes da censura: algumas reflexões em torno da censura como objecto e sujeito da história.

Como a censura participa, modifica e contribui para a mudança política

ÓBIDOS

Folio – Casa Tinta da China

19 horas – 19 de Outubro de 2017 _____________________________

Inauguração da Exposição de Cartazes do 25 de Abril usados em “O Nascimento de uma Democracia” na Assembelia da República.

______________________________

FOLIO MAIS

Lançamento do livro “A Revolução Russa”

de Sheila Fitzpatrick – com José Pacheco Pereira e José Neves

Inauguração da Exposição Ephemera de materiais da Censura com José Pacheco Pereira-

PORTO

img_3608

 

20 de Outubro de 2017 _____________________________

Visita à exposição sobre Eleições Americanas no âmbito do Future Places

FIGUEIRA DA FOZ Outubro de 2017. _____________________________

Inauguração do Ponto de Recolha-

LISBOA

Livraria Férin

Início de Novembro de 2017. _____________________________

Conferências Ephemeras

Bruno Caseirão – Retratos de uma Lisboa Musical

 

A partir de dois espólios musicais de grande importância, depositados e em investigação na EPHEMERA, procurar-se-á evocar e (re)descobrir, por ventura de forma  inesperada, a vida musical Lisboeta “informal” das décadas de 40-60 do século passado, o que possibilitará também uma melhor compreensão da relação entre determinadas personalidades e as instituições musicais, em particular o Teatro Nacional de São Carlos, e a acção mecenática de Elisa de Sousa Pedroso e do Círculo de Cultura Musical.

 

LISBOA

IST

2 de Novembro de 2017 _____________________________

Participação na Apresentação das actividades da AEIST feitas em colaboração com o ARQUIVO EPHEMERA-

VIANA DO CASTELO

 

Novembro de 2017 _____________________________

Exposição sobre as Eleições Presidenciais Americanas de 2016.

*

AGRADECIMENTOS E ENTRADAS

PASTAS ENTRADAS NO ARQUIVO

(em breve.)

*

Agradeço a Mafalda Viana a oferta de um conjunto de materiais sobre a Sociedade de S. Vicente de Paulo.

 

*

Um dos aspectos mais interessantes da caça e recolecção, são os pequenos detakhes, sa folhas escondidas nos livros, os recortes, as anotações manuscritas, etc. Eis alguns exemplos entrados recentemente.

Nota dactilografada inserida na brochura biográfica do General Figueiredo de Barros, feita pelo seu filho, corrigindo erros do autor J. Duarte Silva.

 

Um livro de um coronel da Censura e dirigente da Legião..

 

 

Manuscrito com 18 páginas, frente e verso,  descrevendo em detalhe, dia a dia, um Retiro religioso “para Senhoras”, ocorrido em Carcavelos de 6 a 8 de Junho de 1946 e orientado pelo “Rev. Doutor” Gustavo de Almeida.

Ver José Barreto, “O Padre Gustavo de Almeida Apologista e Informador de Salazar”, ICS, 2015..

*

Entraram no ARQUIVO / BIBLIOTECA  um conjunto de brochuras anarquistas espanholas.

*

Agradeço a Artur Gracia a oferta de um conjunto de objectos ligados à II Guerra Mundial, e um grupo de brochuras também sobre temas miltares, históricos e a Maçonaria.

*

 

 

 

Agradeço a Joaquim Jorge, candidato do PS em Oliveira de Azeméis,  a oferta dos materiais da sua campanha autárquica que, em breve, serão publicados.

*

 

 

 

 

Agradeço a António Patrício Pereira o envio de um conjunto de materiais relativos às autárquicas em Penafiel, assim como o seu livro Exílios e outros documentos.

 

*

Agradeço a Filomena Amador a oferta do espólio do seu pai João Reinaldo Ferreira Amador  João Amador (1930) foi um alto funcionário da administração colonial em Angola, e depois de 1974, seguiu a carreira diplomática tendo tido postos nas Embaixadas e consulados em Kinshasa (Zaire), Porto Alegre (Brasil,) Roterdão (Holanda), etc. Teve igualmente um papel em vários processos de negociações, contactos com a FNLA de Holden Roberto, e conversações relativos à independência de  Cabo Verde e Guiné, etc. O espólio consiste numa considerável biblioteca, muito rica em livros sobre as colónias, em particular Angola, cobrindo a etnografia, antropologia e a geografia social da colónia, e numa massa considerável de documentos, relatórios, recortes, notas manuscritas, etc. ,ainda por analisar.

Livros proibidos de circular em Angola e que se encontravam na sede local da PIDE. Os carimbos foram apagados.

Notas manuscritas de João Amador no âmbito das conversações conduzidas pelo Gabinete Coordenador para a Cooperação.

*

Agradeço a Paulo Jorge Vieira, do Bloco de Esquerda, o permanente labor em prol do Ephemera que muito apreciamos e agradecemos. A mais recente oferta é um conjunto de materiais (panfletos, cartazes e autocolantes), das Autárquicas 2017, que reflectem a campanha do BE, do norte ao sul do país.

*

NOTÍCIAS

Alan Kinsella, amigo e colaborador irlandês do Ephemera, está presente na Convenção anual do Fianna Fail (Fianna Fail Ard Fheis), que se realiza este fim-de-semana, com um stand onde apresenta materiais históricos desse partido.

*

O ESFORÇO DAS AUTÁRQUICAS:

12.115 CANDIDATURAS (CONCELHOS E FREGUESIAS)

O TRABALHO DE RECOLHA NÃO ACABA COM AS ELEIÇÕES!

Cartazes recolhidos nas ruas.

O nosso objectivo primeiro é a recolha dos materiais autárquicos e não a publicação, que certamente continuará durante muito mais tempo para além das eleições. Nestes dias está em curso a grande destruição, com o encerramento das sedes de campanha e o atirar ao lixo de muito do material que não foi distribuído – e é normalmente muito. Há casos em que em colaboração com as autarquias e os serviços de limpeza se tem conseguido obter colecções de cartazes recolhidos. Mas muito está a perder-se e não fica guardado em sítio nenhum.

Pedimos a todos os nossos amigos e voluntários e aos responsáveis pelas campanhas que guardem um conjunto do material eleitoral (panfletos, cartazes, brindes, T-shirts, etc.) para ficar no ARQUIVO EPHEMERA. Podem sinalizar-nos o local e tentamos ir lá buscar as coisas, podem entrega-las nos locais de recolha do EPHEMERA em todo o país (Galerias Mira no Porto, Café Girassol em Viana do Castelo, Café Santa Cruz em Coimbra, Livraria Ler Devagar na Lx Factory em Lisboa), ou envia-las pelo correio para a ASSOCIAÇÃO CULTURAL EPHEMERA (Rua Brito Camacho, 6; 2014-158 Vila da Marmeleira, Rio Maior).

 *

EM ACTUALIZAÇÃO

AUTÁRQUICAS 2017 – MAPA DOS MATERIAIS E FOTOS QUE INGRESSARAM NO ARQUIVO

NOVO – Duas páginas e um mapa  para ajudar a acompanhar o trabalho das autárquicas:

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS DE 2017

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS DE 2017 – CONCELHOS E FREGUESIAS  (Pagina em construção)

Em ambos os casos, o material recenseado é o públicado, não o recebido e por publicar.

*

COBERTURA 

 (com pelo menos uma lista)

*

Amigos e voluntários que têm vindo a recolher informação das campanhas, entre os quais (lista sempre a ser actualizada): Joana Pulido, Ricardo Morais, Jorge Nunes, Rogério Santos, Emanuel Tiago, Hélder Rodrigues, Ana Pinto, João Rebelo Martins, Luís Miguel Vinagre, António Leal, Júlio Sequeira, Mafalda Viana, Mafalda Braz Teixeira, Catarina Horta, Ana Calçada, Rui Henriques, Manuel Seixas, António Rosa, Rita Maltez, Irene Simões, Jorge Henriques, Maximiano Pinto, Maria Faustino, Isabel Campos (e os amigos de Viana), Bernardo Gouveia, Joaquim Matos, Vítor Crespo, Manuel Modas, Graciete Caldeira, José Carlos Santos,  Eduardo Costa Pinto, Renato Soeiro, Patrícia Seixas, José Manuel Rocha, Tiago Salgueiro, António Aguiar, Helder Barros, Ana Maria Abrantes, Tiago Ferreira, Ascenso Simões, Joaquim Bastos, Rui Dinis Silva, Henrique Sá-Melo, Pedro Silveira, Pedro Madureira, Luís Pinto, Armando Martinho, Helder Barros, Vítor Lemos, Isabel Arantes, Fabian Figueiredo, Gonçalo Brito Graça, Helder Rodrigues, João Capote, Catarina Ruivo, Jaime Silva, Manuel Peixoto, John Rosas Baker, João Grenha, Agostinho Silva, Carlos Gonçalves, António M., Pedro Mestre, Catarina Ruivo, Alexandre Borges, Pedro Cardoso, Liam Byrne, Carlos Nuno, Joana Reis, Pedro Ferreira, João Martins, Ricardo Alves Martins, Marcelo Borges, Cristina Sarmento, Dulce Gonçalves, Júlia Martins, Luísa Dinis, Maria do Carmo Jorge, Rita Graça Zurrapa, Teresa Sofia Neves Pereira Pombo, Margarida Costa e muitos outros.

 

Cerca de 4000 emails com informação sobre as autárquicas foram recebidos entre Julho e Setembro, cerca de 2000 fotografias e panfletos estão ainda por publicar. Como muitas actualizações são invisíveis porque ocorrem em partes mais antigas do blogue, a melhor maneira de acompanhar o estado de cada entrada é através da página listando o conjunto das entradas.

*

O “EPHEMERA” VAI TER UM PROGRAMA SEMANAL NA TVI24

A começar em Outubro.

 *

NOVIDADES NO SITE DO EPHEMERA:

(Em breve.)

*

APELOS

CATALUNHA

Netes dias “quentes” do referendo na Catalunha, precisamos de tudo: panfletos, cartazes, bandeiras, pins, autocolantes,  fotografias das ruas e das paredes.

Obrigado.

O DETECTIVE DOS ARQUIVOS

 

Alguém sabe quem é o condecorado por Américo Tomaz e a data do evento?

*

EPHEMERA POR (QUASE) TODO O LADO

LISBOA

26 de março de 2016

TRABALHOS

Organização do Espólio do Coronel Sousa e Castro; correspondência de Maurício Pinto; papéis do movimento estudantil; colecções de autocolantes; espólio de José Borrego, etc.

Recolhas autárquicas.

PORTO

img_3608

EPHEMERAS recolhas no  MIRA FORUM

PORTOCopy of 2 de agosto de 2016 BASE DE DADOS SOBRE O MOVIMENTO ESTUDANTIL DO PORTO.

COIMBRA Recolhas no Café Santa Cruz.
TORRES VEDRAS

Picture

 Recolhas autárquicas.
VIANA DO CASTELO

Picture

Digitalização dos materiais da exposição sobre as Autárquicas em Viana do Castelo (1976-2013).

Recolhas autárquicas.

*

EPHEMERA – NOTÍCIAS DA SEMANA (DE 2 A 8 DE OUTUBRO DE 2017)

*

 

*


Deixar uma resposta

Categorias