EPHEMERA – NOTÍCIAS DA SEMANA (DE 23 A 29 DE OUTUBRO DE 2017)

EM CONSTRUÇÃO / A ACTUALIZAÇÃO SERÁ PERMANENTE ATÉ DOMINGO / O BLOGUE HABITUAL CONTINUA A CRESCER EM BAIXO

*

FAÇA PARTE DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL EPHEMERA ©

Os primeiros 100 associados já estão inscritos. Está-se a proceder ao pagamento das quotas e à emissão dos respectivos recibos.

Todos são bem vindos

*

CATALUNHA NO ARQUIVO EPHEMERA

Mais de duzentas  entradas no ARQUIVO com materiais da Catalunha,, incluindo uma bandeira original.

UMA PALAVRA  MUITO ESPECIAL

Faixa feita pelas Toupeiras colocada no nosso local de trabalho na Ler Devagar.

AGENDA

 

LOCAL DATA ACTIVIDADE
FIGUEIRA DA FOZ  Novembro de 2017. _____________________________

Inauguração do Ponto de Recolha.

LISBOA

Livraria Férin

Início de Novembro de 2017. _____________________________

Conferências Ephemeras

Bruno Caseirão – Retratos de uma Lisboa Musical

 

A partir de dois espólios musicais de grande importância, depositados e em investigação na EPHEMERA, procurar-se-á evocar e (re)descobrir, por ventura de forma  inesperada, a vida musical Lisboeta “informal” das décadas de 40-60 do século passado, o que possibilitará também uma melhor compreensão da relação entre determinadas personalidades e as instituições musicais, em particular o Teatro Nacional de São Carlos, e a acção mecenática de Elisa de Sousa Pedroso e do Círculo de Cultura Musical.

 

LISBOA

IST

2 de Novembro de 2017 _____________________________

 

Participação na Apresentação das actividades da AEIST feitas em colaboração com o ARQUIVO EPHEMERA, e na homenagem a Mariano Gago.

17:30 | Abertura da Sessão
Presidente da AEIST, João Silva
Presidente do Técnico, professor Arlindo Oliveira

17:45 | Bolsa José Mariano Gago

18:00 | Assinatura do Contrato de Incorporação da documentação histórica do arquivo da AEIST no arquivo do Técnico

18:15 | À conversa: José Mariano Gago
Doutora Lucília Salgado
Engenheiro João Vieira Lopes
Professor Manuel Heitor
Professor Mário Pimenta
Professor Rui Teives Henriques

19:15 | Apresentação da programação relativa ao “Movimento Estudantil no Técnico, 1966-1974”

19:30 | Encerramento da Sessão
Reitor da ULisboa, professor António Cruz Serra.

VIANA DO CASTELO

 

Novembro de 2017 _____________________________

Exposição sobre as Eleições Presidenciais Americanas de 2016.

*

AGRADECIMENTOS E ENTRADAS

PASTAS ENTRADAS NO ARQUIVO

(em breve.)

*

Agradeço a Dúnia Palma, viúva do tenenete-general António Alberto Palma (1947-2007), “militar de Abril”,  que foi comandante da Escola Prática de Cavalaria, professor do Instituto de Altos Estudos Militares, segundo comandante da extinta Região Militar Norte e segundo comandante do comando NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) em Madrid (Espanha).,  aoferta de um pequeno espólio de jornais e publicações do MFA e outras publicações militares.

Boletins do MFA de Moçambique.

*

Agradeço a oferta, durante o recente encontro da APIGRAF em Tomar, de uma edição familiar de um conjunto de postais da I Guerra Mundial, enviados da frente por um militar português para a sua família. Felizardo Simões (1888-1934) foi mobilizado como soldado da Companhia de Sapadores de Caminho de Ferro, dependente do Corpo Expedicionário Portugês, e partir para França em Maio de 1917. O conjunto compreende cerca de 30 postais.

*

Agradeço à Presidente da Junta de Freguesia de Arroios Margarida Martins e ao pessoal da Junta, a recolha de cartazes das autárquicas colocados nas ruas dessa freguesia para o ARQUIVO.

*

Agradeço a Alan Kinsella a permanente colaboração com o Arquivo que se traduziu em mais um envio de um vasto conjunto de propaganda política e eleitoral irlandesa na qual se incluem panfletos, cartazes, pins e autocolantes.

*
Ainda da Irlanda, agradeço a Liam Byrne o surpreendente envio de um lote de propaganda das autárquicas portuguesas recolhido durante as férias algarvias.
*
 
 “Sinal de trânsito” na sede dos Verdes.
Agradeço a Cláudia Madeira, do Partido Ecologista Os Verdes, a oferta de um diversificado conjunto de materiais do PEV que complementam os existentes no ARQUIVO, nomeadamente a “Folha Verde”.
*
Agradeço a Madalena Rosal a oferta de uma parte da biblioteca de seus avós Maria Regina Monteiro Rosal Gonçalves e Mário Castelo Branco Gonçalves.

 

*

EM ACTUALIZAÇÃO

O ESFORÇO DAS AUTÁRQUICAS:

12.115 CANDIDATURAS (CONCELHOS E FREGUESIAS)

O TRABALHO DE RECOLHA NÃO ACABA COM AS ELEIÇÕES!

Pedimos a todos os nossos amigos e voluntários e aos responsáveis pelas campanhas que guardem um conjunto do material eleitoral (panfletos, cartazes, brindes, T-shirts, etc.) para ficar no ARQUIVO EPHEMERA. Podem sinalizar-nos o local e tentamos ir lá buscar as coisas, podem entrega-las nos locais de recolha do EPHEMERA em todo o país (Galerias Mira no Porto, Café Girassol em Viana do Castelo, Café Santa Cruz em Coimbra, Livraria Ler Devagar na Lx Factory em Lisboa), ou envia-las pelo correio para a ASSOCIAÇÃO CULTURAL EPHEMERA (Rua Brito Camacho, 6; 2014-158 Vila da Marmeleira, Rio Maior).

 *

EM ACTUALIZAÇÃO

AUTÁRQUICAS 2017 – MAPA DOS MATERIAIS E FOTOS QUE INGRESSARAM NO ARQUIVO

NOVO – Duas páginas e um mapa  para ajudar a acompanhar o trabalho das autárquicas:

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS DE 2017

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS DE 2017 – CONCELHOS E FREGUESIAS  (Pagina em construção)

Em ambos os casos, o material recenseado é o públicado, não o recebido e por publicar.

*

COBERTURA 

[visualizer id=”281138″] [visualizer id=”281145″]  (com pelo menos uma lista)

*

Amigos e voluntários que têm vindo a recolher informação das campanhas, entre os quais (lista sempre a ser actualizada): Joana Pulido, Ricardo Morais, Jorge Nunes, Rogério Santos, Emanuel Tiago, Hélder Rodrigues, Ana Pinto, João Rebelo Martins, Luís Miguel Vinagre, António Leal, Júlio Sequeira, Mafalda Viana, Mafalda Braz Teixeira, Catarina Horta, Ana Calçada, Rui Henriques, Manuel Seixas, António Rosa, Rita Maltez, Irene Simões, Jorge Henriques, Maximiano Pinto, Maria Faustino, Isabel Campos (e os amigos de Viana), Bernardo Gouveia, Joaquim Matos, Vítor Crespo, Manuel Modas, Graciete Caldeira, José Carlos Santos,  Eduardo Costa Pinto, Renato Soeiro, Patrícia Seixas, José Manuel Rocha, Tiago Salgueiro, António Aguiar, Helder Barros, Ana Maria Abrantes, Tiago Ferreira, Ascenso Simões, Joaquim Bastos, Rui Dinis Silva, Henrique Sá-Melo, Pedro Silveira, Pedro Madureira, Luís Pinto, Armando Martinho, Helder Barros, Vítor Lemos, Isabel Arantes, Fabian Figueiredo, Gonçalo Brito Graça, Helder Rodrigues, João Capote, Catarina Ruivo, Jaime Silva, Manuel Peixoto, John Rosas Baker, João Grenha, Agostinho Silva, Carlos Gonçalves, António M., Pedro Mestre, Catarina Ruivo, Alexandre Borges, Pedro Cardoso, Liam Byrne, Carlos Nuno, Joana Reis, Pedro Ferreira, João Martins, Ricardo Alves Martins, Marcelo Borges, Cristina Sarmento, Dulce Gonçalves, Júlia Martins, Luísa Dinis, Maria do Carmo Jorge, Rita Graça Zurrapa, Teresa Sofia Neves Pereira Pombo, Margarida Costa, Teófilo Braga, Emanuel Tiago e muitos outros.

 

Cerca de 4000 emails com informação sobre as autárquicas foram recebidos entre Julho e Setembro, cerca de 2000 fotografias e panfletos estão ainda por publicar. Como muitas actualizações são invisíveis porque ocorrem em partes mais antigas do blogue, a melhor maneira de acompanhar o estado de cada entrada é através da página listando o conjunto das entradas.

*

O “EPHEMERA” VAI TER UM PROGRAMA SEMANAL NA TVI24

Constituição da equipa, cenários, guiões para começar em Novembro.

Data prevista de início: semana de 15 de Novembro.

 *

NOVIDADES NO SITE DO EPHEMERA:

Fotografias dos eventos mais recentes.

(Mais em breve.)

*

APELOS

CATALUNHA

Netes dias “quentes” na Catalunha, precisamos de tudo: panfletos, cartazes, bandeiras, pins, autocolantes,  fotografias das ruas e das paredes.

Obrigado.

O DETECTIVE DOS ARQUIVOS

*

EPHEMERA POR (QUASE) TODO O LADO

LISBOA

26 de março de 2016

TRABALHOS

Organização do Espólio do Coronel Sousa e Castro; correspondência de Maurício Pinto; papéis do movimento estudantil; colecções de autocolantes; espólio de José Borrego, etc.

Recolhas autárquicas.

PORTO

img_3608

EPHEMERAS recolhas no  MIRA FORUM

PORTOCopy of 2 de agosto de 2016 BASE DE DADOS SOBRE O MOVIMENTO ESTUDANTIL DO PORTO.

COIMBRA Recolhas no Café Santa Cruz.
TORRES VEDRAS

Picture

 Recolhas autárquicas.
VIANA DO CASTELO

Picture

Digitalização dos materiais da exposição sobre as Autárquicas em Viana do Castelo (1976-2013).

Recolhas autárquicas.

*

EPHEMERA – NOTÍCIAS DA SEMANA (DE 2 A 8 DE OUTUBRO DE 2017)

*

 

*

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply