TRABALHO NAS BASES DE DADOS

EM CONSTRUÇÃO

Tem havido um grande trabalho na construção  e preenchimento de um conjunto de bases de dados que permitem um tipo de consulta mais estável, assim como procuras mais eficazes do que as entradas no blogue. Como se deve imaginar, trata-se de um trabalho gigantesco em particular para absorver o retrospectivo, mas, a partir de agora, uma parte significativa da informação publicada em notas entrará também para as bases de dados.

As bases de dados são construídas usando o Tablepress, o mais usado plugin no WordPress para a construção de tabelas.  O Tablepress permite também consultas muito rápidas e versáteis. Neste momento estão já consultáveis no menu superior do blogue várias bases de dados, embora o seu grau de desenvolvimento seja muito diferente e, nalguns casos, trata-se apenas da construção inicial e algumas entradas experimentais. A metadata precisa também de ser uniformizada. As bases de dados seguem a tipologia dos materiais, e nalguns casos são divididas por países. Na maioria dos casos, as entradas estão organizadas por ordem cronológica, mas podem ser ordenadas de forma diferente por quem as consulta.

Toda a informação é exportável, pelo que, caso se avance para bases de dados mais profissionais, não se perde o trabalho anterior.

 

AUTOCOLANTES (em construção)

AUTOCOLANTES – ESPANHA

AUTOCOLANTES – REINO UNIDO

CARTAZES (em construção)

CARTAZES – ESPANHA

CARTAZES – IRLANDA

CORRESPONDÊNCIA – 83 entradas – incluindo cartas manuscritas e dactilografadas,  muitas das quais nunca foram publicadas no blogue (como por exemplo, correspondência do Conde de Barcelona para Sá Carneiro, etc.).

DACTILOSCRITOS – 24 entradas – uma das bases de dados que conhecerá em breve mais expansão, agrupa originais dactilografados, alguns com anotações manuscritas, contendo documentos inéditos e outros como primeiras versões de textos, comunicados, etc.

DOCUMENTOS PESSOAIS – 63 entradas – agrupa documentos de identidade, escolares, profissionais, cartões de associações, clubes, cooperativas, etc. É um complemento importante dos espólios entrados,permitindo identificar com mais rigor as pessoas que neles estão representadas.

DISCOS (em construção)

DISCOS EM VINIL

CDs, DVDs, etc,

EMBLEMAS, PINS (em construção)

EX-LIBRIS (em construção)

GRAFITOS, MURAIS E PICHAGENS (em construção)

MANUSCRITOS – 101 entradas – em conjunto com a correspondência é uma base de dados que já contém documentação muito relevante.

PARTITURAS (em construção)

PROGRAMAS (em construção)

PUBLICIDADE (em construção)

 

TRANSCRIÇÕES – a criação das bases de dados, em particular a de correspondência e de manuscritos, permitiu a amigos e voluntários fazer o trabalho de transcrever alguns desses documentos, já publicados em primeira leitura. Agradeço a Maria Faustino e a Patrícia Frazão o trabalho que tem realizado.

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply