ENTRADAS – ACERVO JOÃO BARROSO SOARES

Agradeço ao meu bom e velho amigo João Soares a confiança de oferecer ao ARQUIVO EPHEMERA o seu acervo pessoal, de que já entraram seis volumosas entregas nos últimos três anos. As primeiras entregas datam de 2015-6  incluíram:

  • uma colecção (completa?) dos materiais de campanha do PS a nível nacional e no distrito de Lisboa, que permitiram complementar as entradas ELEIÇÕES LEGISLATIVAS DE 2015 – PS e ELEIÇÕES LEGISLATIVAS DE 2015 – PS – JUVENTUDE SOCIALISTA.
  • livros, revistas, documentação vária, fotografias, CDs, DVDs,  e objectos relativos à sua actividade como Presidente da Câmara de Lisboa, parlamentar e membro de delegações internacionais. O conjunto é particularmente rico em questões de defesa e de segurança,  Comissão de Defesa, Conselho Superior de Defesa Nacional, e no acompanhamento dos países que resultaram do desmembramento   da URSS.

Estas entregas intensificaram-se nos últimos meses, com partes muito valiosas do ponto de vista pessoal, cultural, histórico, literário e político, com dezenas de caixas e caixotes de material (em cima uma das entregas na Ler Devagar).  O Acervo está a ser condicionado, separado e inventariado, com prioridade para manuscritos, correspondência e outros materiais originais e únicos.

Numa primeira observação, o Acervo compreende:

a) manuscritos

Diário escrito aos 10 anos.

b) correspondência

Carta de Miguel Trovoada em vésperas de ser Presidente de S.Tomé e Príncipe, 1990.

c) dactiloscritos

Palavras proferidas quando da transmissão de poderes de Alcides Sakala para Alicerces Mango na delegação da UNITA m Lisboa, 1990.

d) documentos

e) diplomas

f) cartões de identificação

g) fotografias

h) material iconográfico

Ex-libris de Olímpia e João Soares.

Caricatura de João Soares.

i ) livros e brochuras

Livros e brochuras de João Soares.

Livros, muitos dos quais com dedicatórias.

j) panfletos, folhetos, programas, etc.

k) periódicos

l) recortes

m) objectos

n) vários

 

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta