NOTAS DO ARQUIVO / BIBLIOTECA EPHEMERA

SUMÁRIO:

  1. INÍCIO DA COLOCAÇÃO DA CORRESPONDÊNCIA RECUPERADA DA SEDE DO MDP/CDE DE AVEIRO NA BASE DE DADOS
  2. ORGANIZAÇÃO DA CORRESPONDÊNCIA DE NUNO RODRIGUES DOS SANTOS
  3. MIGRAÇÕES DE ENTRADAS  ANTIGAS PARA AS BASES DE DADOS
  4. SALVO O ESPÓLIO DO CLUBE RECREATIVO NAUTILUS DA FONTINHA
  5. PROGRAMA NA TELEVISÃO SOBRE O NOSSO AMIGO MIGUEL SÁNCHEZ GUTIÉRREZ
  6. VISITA AO ARMAZÉM DO BARREIRO DE ALAN KINSELLA
  7. VISITA À LER DEVAGAR DE DIOGO JESUS

 

INÍCIO DA COLOCAÇÃO DA CORRESPONDÊNCIA RECUPERADA DA SEDE DO MDP/CDE DE AVEIRO NA BASE DE DADOS

Entre o vasto número de papéis salvos de uma destruição certa da antiga sede do MDP/CDE em Aveiro, encontram-se  três núcleos principais: o do próprio MDP/CDE de Aveiro, o espólio do jornal Libertação e o espólioda organização local da JCP, que funcionava na mesma sede. Uma parte da correspondência, em particular a que tem origem na Oposição de Aveiro desde 1969, começou a ser colocada na base de dados CORRESPONDÊNCIA.

ORGANIZAÇÃO DA CORRESPONDÊNCIA DE NUNO RODRIGUES DOS SANTOS

Uma primeira organização da correspondência de Nuno Rodrigues dos Santos está feita abrangendo centenas de cartas desde os anos 30 até à década de oitenta.

MIGRAÇÕES DE ENTRADAS  ANTIGAS PARA AS BASES DE DADOS

Continua o trabalho de migração de entradas mais numerosas e que estão sempre a receber novos itens para as bases de dados (em particular PANFLETOS), o que dando muito trabalho à cabeça, facilitam posteriormente a actualização. Estão a ser trabalhadas as entradas dos NEIPs e da FEML – 1975.

 

SALVO O ESPÓLIO DO CLUBE RECREATIVO NAUTILUS DA FONTINHA

Alertados por uma notícia do Jornal de Notícias sobre o risco de desaparição do espólio de uma antiga colectividade popular do Porto, o CLUBE RECREATIVO NAUTILUS DA FONTINHA, foi possível salvá-lo. Está neste momento a ser desempacotado, retirando-se primeiro os quadros com fotografias de atletas e as taças. Posteriormente será inventariada a documentação.

PROGRAMA NA TELEVISÃO SOBRE O NOSSO AMIGO MIGUEL SÁNCHEZ GUTIÉRREZ

Programa da RTP Astúrias, sobre a monumental colecção de 85.000 pegatinas do nosso amigo Miguel Sánchez Gutiérrez. A par de sua actividade coleccionista Miguel recolhe todo o tipo de materiais políticos editados em Espanha que generosamente oferece ao Arquivo Ephemera no encontro anual de Mestas de Con (Astúrias), no qual participamos desde 2014.

VISITA AO ARMAZÉM DO BARREIRO DE ALAN KINSELLA

Esta semana recebemos a visita de Alan Kinsella, e família, extraordinário colaborador do nosso Arquivo que mais uma vez nos ofereceu um conjunto significativo de materiais irlandeses, principalmente das últimas eleições europeias e legislativas. Alan mantém uma actividade similar à nossa, na recolha efectiva de materiais políticos. Conjuntamente com Liam Byrne e Kevin Conor permitem que o Arquivo tenha uma boa colecção de documentação irlandesa.

VISITA À LER DEVAGAR DE DIOGO JESUS

Na Ler Devagar tivemos o prazer de receber Diogo Jesus, jovem coleccionador que habitualmente colabora com o Arquivo nas eleições autárquicas.

 

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta