NÚCLEO DE GASTRONOMIA DO EPHEMERA: CICLÓSTOMOS

“A época de pesca da lampreia vai de Janeiro a Abril. E 2021 será um ano bom, de qualidade e quantidade, dadas as chuvas intensas recentes, que reforçaram os caudais dos rios, dizem os entendidos. E será um ano mau – os restaurantes estão fechados e ninguém sabe quando voltarão a abrir.
Quanto à lampreia, não há meio termo – ou se ama, cegamente; ou repugna, totalmente. Do Arquivo Ephemera respigamos hoje dois recortes, que estão no acervo do seu Núcleo de Gastronomia.
Um, diz respeito a uma nota, contida no Almanaque do Jornal de Notícias para 1920, e que mete Braga, Frei Bartolomeu dos Mártires, presumivelmente a Regente Catarina de Áustria, avó de D. Sebastião, e o apreciado ou odiado ciclóstomo.
O outro, um recorte de 22 de Janeiro de 1960, no Primeiro de Janeiro, é uma das habituais crónicas Turismo & Gastronomia que o pintor Daniel Constant, já aqui referido anteriormente, assinou durante décadas para aquele jornal e de que o Ephemera possui muitos. Ele ensina como reconhecer uma lampreia do mar ou do rio, como matá-la e até dá uma receita de como a cozinhar.”
Do Facebook de Fernando Correia de Oliveira.

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply