ENTRADA – ACERVO DE ANA FERNANDES E FAMÍLIA

Agradeço a Ana Fernandes a oferta de algumas recordações dos seus tios Alípio dos Santos e Branca Celina Pereira Santos.

Alípio dos Santos nasceu em 1919 em Penacova e faleceu em 1991. Desde meados da década de 1960 até 1973 viveu em Moçambique (na Beira e em Tete), onde esteve colocado como comandante da polícia.

Branca Celina Pereira Santos nasceu em 1921 em Lisboa, e faleceu em Dezembro de 2010. Ainda criança foi para Setúbal, onde casou em 1955 com Alípio dos Santos. Tendo contraído ainda jovem, a doença “Mal de Pott” ( também conhecida como tuberculose óssea), esteve vários anos internada em hospitais.

Das memórias de Alípio dos Santos constam um conjunto muito significativo de filmes que ilustram a sua vida durante os anos em que viveu em Moçambique, nomeadamente caçadas na Gorongosa.

Das memórias de Celina Santos constam diários, de 1951 a 1966, sendo especialmente interessante um caderno (com 80 folhas escritas na frente e no verso), onde, num diálogo imaginário com o seu diário, descreve de uma forma muito minuciosa e sensível, o seu internamento durante um ano e meio no Hospital do Capuchos (o dia-a-dia do hospital e das condições hospitalares, os seus estados de espírito, anseios e frustrações, bem como a sua relação com a família e o namorado).

É também muito interessante um caderno de poemas e de pensamentos, ilustrados com pequenos desenhos, de Agosto de 2000 a Abril de 2002 onde, tal como nos diários, exprime os seus sentimentos e estados de espírito de uma forma muito espontânea e sensível.

Joaquim Matos 

 

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply