DOAÇÕES E OFERTAS DURANTE A EXPOSIÇÃO SOBRE A CENSURA

Durante a exposição sobre a censura no edifício do Diário de Notícias, muitos amigos do ARQUIVO EPHEMERA fizeram doações de documentos, em diferentes números e  dimensões. Algumas das mais volumosas ficaram aprazadas para se realizarem nas próximas semanas. No meio da multidão, que por vezes ocupava toda a sala e fazia bicha na rua, nem sempre foi possível anotar devidamente algumas das ofertas, pelo que, caso haja doadores cujos nomes e respectivos agradecimentos não tenham sido referenciados, pedimos que nos contactem para registarmos as suas ofertas.

Obrigado a todos.

*

Documentos relativos a Fernando Vicente (1914-1965), que teve um papel destacado na Revolta dos Marinheiros de 1936. Preso, foi condenado a prisão efectiva e degredo, que cumpriu no Tarrafal. Mantido na prisão no seu regresso ao continente, foi libertado apenas em 1953, tendo passado o total de 17 anos prisioneiro.

(Ver biografia de João Esteves.)

Entre esses documentos conta-se a Caderneta Militar, diplomas, papéis avulsos e recortes de jornal.

 

*

Agradeço a Miriam Halpern Pereira a oferta desta colecção de cartazes da FRELIMO em grande formato, assim como elementos a integrar numa próxima exposição sobre o encerramento compulsivo da Editora Minotauro pela PIDE em 1967.

Agradeço a Fernando Morais a oferta de materiais para a história do Estado Novo, incluindo um livro oficial da visita de Américo Tomaz a Moçambique em 1964 e uma fita magnética com a gravação de um discurso do mesmo, num banquete em Arouca em Setembro de 1970.

*

Agradeço a oferta anónima de um conjunto de panfletos, alguns anteriores ao 25 de Abril, na sua maioria do MRPP.

*

Agradeço a Maria de Lurdes Esteves a oferta de um conjunto de brochuras, catálogos  e panfletos de e sobre o País Basco, com relevo para o bombardeamento de Durango em 1937, durante a guerra civil.

*

Ver UMA CÁPSULA DO TEMPO FEITA DE PEQUENAS COISAS

(Continua)

 

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply