NÚCLEO DE GASTRONOMIA DO ARQUIVO EPHEMERA: RECEITAS DA FAMÍLIA FERREIRA DE ALMEIDA E LOPES CARDOSO

  
“Esta é uma história que abrange mais de um século e três gerações de duas famílias ligadas a dado momento pelo matrimónio, mas também pelas carreiras jurídicas que muitos dos seus membros tiveram.
Ao Núcleo de Gastronomia do Arquivo Ephemera acabam de chegar, através do seu Espaço de Recolhas de Aveiro, mais de uma centena de receitas culinárias manuscritas ou em recortes de imprensa, agrupadas em cadernos ou em folhas dispersas. Tudo organizado por Isabel Maria d’Almeida Lopes Cardoso.
Temporalmente, tudo começa em Acácio António Camacho Lopes Cardoso (na foto), formado em Direito em Coimbra e Delegado do Ministério Público em Lisboa à data do seu falecimento, em 1925.
De ascendência transmontana por parte do pai e madeirense por parte da mãe, este Acácio Lopes Cardoso seria irmão de um mais conhecido Artur Alberto Lopes Cardoso, também ele formado em Direito em Coimbra, deputado e várias vezes ministro da Justiça na Primeira República.
Quanto ao Acácio, teve seis filhos. De uma terceira geração, já com o cruzamento com a família Ferreira de Almeida, nascia Isabel Maria d’Almeida Lopes Cardoso, também ela jurista.
No seu trabalho de recolha neste mundo gastronómico familiar, além das receitas do avô, datadas de 1909, inclui receitas do pai e de Maria Isabel Ferreira de Almeida (num caderno com data de 1941); e de Alice Ferreira de Almeida (num outro caderno, datado de 1947). Avó e mãe de Isabel Maria.”

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply