ENTRADA DE UM ARQUIVO DO CMLP E DE OUTROS GRUPOS MARXISTAS-LENINISTAS (1975-6)

Copy of _Apontamentos_1_compA_Verdade_criticaEntrou, por aquisição, no ARQUIVO / BIBLIOTECA um pequeno arquivo relativo ao movimento marxista-leninista português entre 1975-6. Com esta entrada, assim como a dum arquivo volumoso  do PCP(R) na margem Sul, que já referimos de passagem mas que ainda está a ser organizado estando pendente uma nota mais detalhada, a que se juntam os arquivos já existentes do PCP(ML) – Norte, os materiais existentes relativos ao movimento marxista-leninista são únicos e de grande riqueza documental.

 Esse arquivo contém manuscritos, notas, originais dactilografados, documentos internos, panfletos e jornais, e centra-se nos últimos tempos do PCP(ML) / “Mendes”, na sua dissolução e retoma do nome CMLP, embora haja igualmente documentos do MRPP, OCMLP, UDP, PCP(R), entre outros. Os manuscritos incluem notas e cadernos de um militante da época, activo na zona de Lisboa – Algés, no PCP(ML) – CMLP, e compreendem notas originais de reuniões, síntese de intervenções, observações de trabalho, etc. Junto se publica, a título de exemplo, uma lista de nomes possíveis para o novo partido a resultar da fusão dos diferentes grupos e que viria a ser o PCP(R), existente num caderno de notas manuscritas.

Este arquivo é igualmente rico de documentos internos, circulares, textos de informação reservados, boletins distribuídos apenas aos militantes da organização, de que se publica, também a título de exemplo, um original dactilografado com notas manuscritas, intitulado Critica da Análise do CC Publicada no nº 6 de A Verdade Sobre a Parte I – Situação Internacional.

Entre os periódicos incluídos contam-se Unidade Popular, Servir o Povo, Grito do Povo, O Comunista, Classe Operária, Viva a Revolução, A Voz da Revolução, etc. Têm particular interesse pela sua raridade os exemplares de Pelo Comunismo, boletim interno da CC da UJECML, e O Militante Comunista, orgão interno do Comité “Revolução Comunista”.

Os documentos mais importantes deste arquivo serão publicados em breve, ou introduzidos em pastas já publicadas, onde não existam.

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply