Publicado por: JPP | 05/02/2017

EPHEMERA – NOTÍCIAS DA SEMANA (DE 30 DE JANEIRO A 5 DE FEVEREIRO DE 2017)

EM CONSTRUÇÃO 

NO PASSADO

3-de-fevereiro-de-2017“Perante as várias frustrações, recorreram ao Museu da Revolução de Petrogado para participar num projecto que lhes tinha, anteriormente, sido sugerido. Alexandra Timofeyevna Shakol, que trabalhava no Museu, encontrara‐se com Goldman e Berkman, em Moscovo, e convidara‐os a colaborar no projecto do Museu, que consistia numa expedição que recolheria, por todo o país, documentação e material de vários tipos relacionados com a Revolução e com o movimento revolucionário, desde os seus primórdios. Tratava‐se de um projecto que pretendia organizar arquivos, base de trabalho para o estudo futuro do grande levantamento. Para isso contava‐se com um velho Pullman com seis compartimentos‐cama em estado avançado de decomposição para transportar a equipa, passes que os autorizariam a circular e utensílios e víveres de subsistência.” (pp. 198‐199)  (…) “O trabalho empreendido, ainda que afastado do centro activo da Revolução e da política, onde tudo era decidido, revelava‐se extremamente interessante e profícuo.” (p. 200) (…) “Recolheram um vasto manancial de objectos, de documentação escrita e de informação oral sobre factos passados, em que os actores tinham sido os resistentes e os revolucionários ou o próprio poder czarista.” (p. 200)

(Clara Queiroz, Se não puder dançar esta não é a minha revolução, Aspectos da vida de Emma Goldman )

APELO: AS AUTÁRQUICAS JÁ COMEÇARAM

As eleições autárquicas são as mais difíceis de cobrir. Há milhares de listas (municípios, concelhos, freguesias) e um número muito elevado de espécimes de todo o tipo. Um cálculo que fizemos sobre o número de espécimes nas eleições de 2013 chegou às muitas dezenas  de milhares (painéis, faixas, cartazes, autocolantes, calendários, panfletos, objectos,  materiais audio-visuais, etc., etc., Nessas eleições conseguimos recolher por volta de 35.000 espécimes, menos de metade do que foi produzido. E ninguém, mesmo ninguém, faz esta recolha. Daí o apelo a que comecemos desde já, o mais depressa possível, a organizarmos-nos para cobrir a maioria do pais. Muitas campanhas oferecem-nos também os seus materiais e eles são bem vindos, mas lembro que o carácter do arquivo valoriza o material físico para além do digital.

Tenho a certeza que com os nossos magníficos amigos vamos conseguir uma grande recolha. Obrigado.

*

EPHEMERA – SITE

copy-of-23-de-dezembro-de-2016complementar ao blogue, com uma apresentação mais detalhada dos fundos do ARQUIVO. O site ainda está a ser “cheio”, mas já compreende páginas em construção para AUDIO / VIDEO,  e OBJECTOS  e ICONOGRAFIA. Está-se a trabalhar na secção OBJECTOS, nos SACOS, LEQUES, VÁRIOS  e na ICONOGRAFIA nos  CARTAZES Centenas de cartazes nacionais e estrangeiros já foram publicados.Por exemplo, estão a ser colocados os primeiros cartazes resultantes da digitalização do espólio do Mundo da Canção (ver CARTAZES – MÚSICA)

zppaldef_8661_resize

Estas páginas permitem ver a colecção do ARQUIVO  de modo diferente, agregando por tipo as existências.

Notícia da Sábado sobre o lançamento do site.

EPHEMERA – BLOGUE / EPHEMERA – FACEBOOK / EPHEMERA – TWITTER

*

EQUIPA DA SIC 360º FILMA NO ARQUIVO

img_5351

AGRADECIMENTOS E ENTRADAS

Agradecimentos a José Moreira, José Pereira Miguel,  Mafalda Braz Teixeira,  Miguel B., Maria Faustino, Graciete Caldeira,  e outros (em breve.)

*

Agradeço mais uma vez a Jorge C. Henriques, um dos grandes contribuidores do EPHEMERA,  pelo envio, entre outras coisas, de uma notável colecção de jornais nacionais, locais, regionais, das ilhas e de Macau, sobre a  morte de Mário Soares.

*

Entrou, por aquisição, uma pequena colecção de materiais com origem nos movimentos ecológicos dos EUA, em particular sobre as celebrações do “Earth Day”.

scanner_20170204-22

*

Continuam a entrar vários cartazes (e outros materiais) sobre os presos políticos bascos. Estão a ser colocados em CARTAZES – ESPANHA em geral e por organização nas pastas do blogue.

*

Agradeço a Rui Simões uma oferta de livros, jornais, revistas, banda-desenhada, etc. que complementam as colecções do ARQUIVO / BIBLIOTECA.

*

Fizemos ontem um apelo para se conseguir um pussyhat  ( QUEM, DOS NOSSOS AMIGOS AMERICANOS, NOS ARRANJA UM PUSSYHAT?). Começamos imediatamente a receber respostas e já temos, agradecendo a Mariana Avelãs, um pussyhat. Grandes amigos tem o EPHEMERA!

20170203_145150

CONTINUA O EFEITO TVI 

17-de-dezembro-de-2016

Aqui (filme da TVI em versão integral),

obra de  Joana Reis , que fez a reportagem, do Pedro Baptista que a filmou, junto com João Paulo Delgado, João Franco, João Pedro Matoso, e o João Pedro Ferreira que a editou.

Site  com material que não foi usado no filme.

EPHEMERA EM LISBOA

TRABALHOS NA

26 de março de 2016

(Em breve.)

*

TRABALHOS NO

img_3608

29-de-janeiro-de-2017-2

Ver aqui.

unnamed

Continuam as recolhas todas as quintas-feiras a partir das 15 horas.

*

TRABALHOS EM TORRES VEDRAS

Picture

20170201_153248

Reunião de trabalho no Município de Torres Vedras para organizar uma apresentação colectiva da Colecção Ephemera e a exposição sobre a LUAR e Palma Inácio.

*

EXPOSIÇÕES EM CURSO COM MATERIAIS DO EPHEMERA

EM LISBOA

ccf09012017_0046

*

Chorche Paniello, coleccionador aragonês de autocolantes e habitual colaborador do Ephemera, ofertou ao Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, em Madrid, a sua colecção dedicada a “Picasso y el Guernica” ficando depositada juntamente com o original de Picasso. A colecção constituída a partir de 1975 é composta por cerca de 300 peças. Como curiosidade, a imagem que ilustra a notícia no Heraldo de Aragón reproduz um autocolante português.

COLECÇÃO EPHEMERA

Foi entregue à editora o novo volume da colecção intitulado Autocolantes das Organizações da  FUR (FUR, FSP, LCI, LUAR, MES, e PRP-BR) .

*

A anunciar em breve.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias