Publicado por: JPP | 11/02/2017

EPHEMERA – NOTÍCIAS DA SEMANA (DE 6 A 12 DE FEVEREIRO DE 2017)

EM CONSTRUÇÃO  / EM ACTUALIZAÇÃO

A newsletter semanal passa a estar fixa até domingo para impedir que haja quebra de ligações feitas no Facebook ou noutras páginas sempre que é actualizada.

A ACTUALIZAÇÃO SERÁ PERMANENTE ATÉ DOMINGO.

 NÃO É DESLEIXO, É PURA FALTA DE TEMPO…

bibjppaldef6134b_brb… que faz com que haja atraso nas respostas, nalguns casos de meses, para tudo: ofertas, doações, convites, pedidos de visitas, etc, etc. Tem havido também alguma Lei de Murphy, coisas que podiam funcionar mal e claro que funcionam mal, mas não são as mais graves. Apesar de toda a actividade que desenvolvemos, e apesar dos esforços de muitos dos nossos voluntários mais dedicados, não existe nada de parecido com um “secretariado”. Por isso basta uma viagem, uma falta de transporte, uma conferência ou palestra a mais numa semana, uma falta de electricidade, uma avaria na Rede, para haver a jusante um qualquer atraso.  Este é um trabalho de amadores, no sentido preciso do termo, e o tempo é a única coisa que a dedicação não resolve. Desculpem por isso, os atrasos – não é desleixo é falta de tempo.

AS VISITAS AO ARQUIVO / BIBLIOTECA

Existe um contínuo fluxo de visitas ao ARQUIVO / BIBLIOTECA, muito abaixo dos  pedidos que continuamente nos chegam, o que se compreende visto os locais onde estão os materiais serem um sítio de trabalho e uma casa privada. No entanto, as pessoas são bem vindas quando é possível organizar com antecedência uma visita, dado que a prioridade é para o trabalho dos voluntários, dos investigadores, para visitas de estudo, ou para doadores que naturalmente desejam ver onde fica aquilo que tão dedicadamente oferecem. No último ano, centenas de pessoas, escolas, instituições, grupos maiores ou menores, cá vieram e  a memória viva das suas visitas faz parte da “casa”. Todos os pedidos, e insisto, já são muitos em espera, estão a ser considerados de modo se poder combinar as visitas, distribui-las no tempo  e haver um ónus menor sobre o trabalho

img_3655

Em cima, Sara Barros Leitão, Catarina Gomes e Paulo Mota, actores, José Pacheco Pereira, João Rosário, músico e aderecista, Ana Temudo, museóloga.
Em baixo, Gonçalo Amorim, encenador, Ana Monteiro, assistente de cenografia, Catarina Barros, cenógrafa e figurinista.

A última das visitas realizada foi a de um grupo do Teatro Experimental do Porto, que está a  trabalhar num projecto intitulado Trilogia da Juventude sob direcção de Gonçalo Amorim. Nesse projecto refere-se o

” O tempo em que fomos mais felizes foi quando lutámos contra as propinas, quando dormimos na rua em vigílias por uma qualquer causa perdida, quando fugimos à polícia, quando lutámos contra os fascistas, quando vivemos clandestinos, quando lutámos contra a censura… foi nesse tempo de vapor impreciso que mais felizes fomos. É, claro, um olhar romanceado, cheio de enganos e reconstruções fictícias. É uma narrativa que tenta dar algum sentido ao percurso de uma vida. A trilogia sobre a juventude olha precisamente para o passado de Portugal por esse prisma. Assim, elencos jovens habitarão o país e as utopias revolucionárias dos anos cinquenta, dos anos setenta e dos anos noventa, em Portugal, tentando descortinar o caminho que fomos continuamente abandonando e as narrativas que fomos construindo para nos confortarmos.”

Aqui encontram certamente muito material que necessitam para “construírem” a memória desses tempos.

 *

APELO: AS AUTÁRQUICAS JÁ COMEÇARAM

As eleições autárquicas são as mais difíceis de cobrir. Há milhares de listas (municípios, concelhos, freguesias) e um número muito elevado de espécimes de todo o tipo. Um cálculo que fizemos sobre o número de espécimes nas eleições de 2013 chegou às muitas dezenas  de milhares (painéis, faixas, cartazes, autocolantes, calendários, panfletos, objectos,  materiais audio-visuais, etc., etc., Nessas eleições conseguimos recolher por volta de 35.000 espécimes, menos de metade do que foi produzido. E ninguém, mesmo ninguém, faz esta recolha. Daí o apelo a que comecemos desde já, o mais depressa possível, a organizarmos-nos para cobrir a maioria do pais. Muitas campanhas oferecem-nos também os seus materiais e eles são bem vindos, mas lembro que o carácter do arquivo valoriza o material físico para além do digital.

Tenho a certeza que com os nossos magníficos amigos vamos conseguir uma grande recolha. Obrigado.

*

EPHEMERA – SITE

copy-of-23-de-dezembro-de-2016complementar ao blogue, com uma apresentação mais detalhada dos fundos do ARQUIVO. Estas páginas permitem ver a colecção do ARQUIVO  de modo diferente, agregando por tipo as existências.

O site ainda está a ser “cheio”, mas já compreende páginas em construção para AUDIO / VIDEO,  e OBJECTOS  e ICONOGRAFIA. Está-se a trabalhar na secção OBJECTOS, e na ICONOGRAFIA nos  CARTAZES E MEDALHAS  Centenas de novas entradas são feitas por semana.

Notícia da Sábado sobre o lançamento do site.

EPHEMERA – BLOGUE / EPHEMERA – FACEBOOK / EPHEMERA – TWITTER

*

REPORTAGEM E ENTREVISTA DO I (NUNO RAMOS DE ALMEIDA)

11-de-fevereiro-de-2017

aqui.

o EPHEMERA é o Site do Dia do Sapo. 

11-de-fevereiro-de-2017-2

*

AGRADECIMENTOS E ENTRADAS

PASTAS ENTRADAS NO ARQUIVO

CARICATURAS POLÍTICAS DA IMPRENSA AMERICANA

ORDENS DE SERVIÇO DA RTP (1974-8)

+

Agradecimentos a José Moreira, José Pereira Miguel,  Mafalda Braz Teixeira,  Miguel B., Maria Faustino, Graciete Caldeira,  e outros (em breve.)

*

Agradeço a Álvaro Teles de Vila Real, o envio de material sobre as campanhas eleitorais no Brasil na década de oitenta.

*

MFA na RTP a 26 de Abril de 1974.

Agradeço a Jorge Lopes a oferta do conjunto das “ordens de serviço” da RTP desde o 25 de Abril até 1978, incluindo as que tem origem no MFA.

*

20170206_171604

Agradeço a Pedro Ferreira o contínuo trabalho de documentação do “estado” das paredes do Porto.

*

dscf0037

Agradeço ao Venerando o envio de uma primeira série de fotografias sobre o “monumento” do Carnaval de Torres Vedras. Está em curso uma recolha retrospectiva de fotografias e documentação sobre os aspectos de sátira política do Carnaval.

*

copy-4-of-scanner_20170211

Agradeço ao PAN (Pessoas, Animais e Natureza) o envio de um conjunto de materiais do seu V Congresso realizado em 7 de Janeiro de 2017.

*

Está a entrar, por aquisição, um vasto conjunto de material relativo à vida política americana no século XX e até à eleição de Obama (2012). São cerca de 500 espécimes, incluindo panfletos, cartazes, brochuras, etc.

*

Mais uma vez agradeço um envio de Jorge Henriques, agora uma série de livros para a BIBLIOTECA.

*

O EFEITO TVI 

17-de-dezembro-de-2016

Aqui (filme da TVI em versão integral),

obra de  Joana Reis , que fez a reportagem, do Pedro Baptista que a filmou, junto com João Paulo Delgado, João Franco, João Pedro Matoso, e o João Pedro Ferreira que a editou.

Site  com material que não foi usado no filme.

EPHEMERA EM LISBOA

TRABALHOS NA

26 de março de 2016

(Em breve.)

*

TRABALHOS NO

img_3608

29-de-janeiro-de-2017-2

Ver aqui.

unnamed

Continuam as recolhas todas as quintas-feiras a partir das 15 horas.

*

TRABALHOS EM TORRES VEDRAS

Picture

*

EXPOSIÇÕES EM CURSO COM MATERIAIS DO EPHEMERA

EM LISBOA

ccf09012017_0046

*

COLECÇÃO EPHEMERA

Foi entregue à editora o novo volume da colecção intitulado Autocolantes das Organizações da  FUR (FUR, FSP, LCI, LUAR, MES, e PRP-BR) .

A anunciar em breve.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias