EM CONSTRUÇÃO / EM ACTUALIZAÇÃO
A newsletter semanal passa a estar fixa até domingo para impedir que haja quebra de ligações feitas no Facebook ou noutras páginas sempre que é actualizada.
A ACTUALIZAÇÃO SERÁ PERMANENTE ATÉ DOMINGO.
NÃO É DESLEIXO, É PURA FALTA DE TEMPO…
… que faz com que haja atraso nas respostas, nalguns casos de meses, para tudo: ofertas, doações, convites, pedidos de visitas, etc, etc. Tem havido também alguma Lei de Murphy, coisas que podiam funcionar mal e claro que funcionam mal, mas não são as mais graves. Apesar de toda a actividade que desenvolvemos, e apesar dos esforços de muitos dos nossos voluntários mais dedicados, não existe nada de parecido com um “secretariado”. Por isso basta uma viagem, uma falta de transporte, uma conferência ou palestra a mais numa semana, uma falta de electricidade, uma avaria na Rede, para haver a jusante um qualquer atraso. Este é um trabalho de amadores, no sentido preciso do termo, e o tempo é a única coisa que a dedicação não resolve. Desculpem por isso, os atrasos – não é desleixo é falta de tempo.
AS VISITAS AO ARQUIVO / BIBLIOTECA
Existe um contínuo fluxo de visitas ao ARQUIVO / BIBLIOTECA, muito abaixo dos pedidos que continuamente nos chegam, o que se compreende visto os locais onde estão os materiais serem um sítio de trabalho e uma casa privada. No entanto, as pessoas são bem vindas quando é possível organizar com antecedência uma visita, dado que a prioridade é para o trabalho dos voluntários, dos investigadores, para visitas de estudo, ou para doadores que naturalmente desejam ver onde fica aquilo que tão dedicadamente oferecem. No último ano, centenas de pessoas, escolas, instituições, grupos maiores ou menores, cá vieram e a memória viva das suas visitas faz parte da “casa”. Todos os pedidos, e insisto, já são muitos em espera, estão a ser considerados de modo se poder combinar as visitas, distribui-las no tempo e haver um ónus menor sobre o trabalho
Em cima, Sara Barros Leitão, Catarina Gomes e Paulo Mota, actores, José Pacheco Pereira, João Rosário, músico e aderecista, Ana Temudo, museóloga.
Em baixo, Gonçalo Amorim, encenador, Ana Monteiro, assistente de cenografia, Catarina Barros, cenógrafa e figurinista.
A última das visitas realizada foi a de um grupo do Teatro Experimental do Porto, que está a trabalhar num projecto intitulado Trilogia da Juventude sob direcção de Gonçalo Amorim. Nesse projecto refere-se o
” O tempo em que fomos mais felizes foi quando lutámos contra as propinas, quando dormimos na rua em vigílias por uma qualquer causa perdida, quando fugimos à polícia, quando lutámos contra os fascistas, quando vivemos clandestinos, quando lutámos contra a censura… foi nesse tempo de vapor impreciso que mais felizes fomos. É, claro, um olhar romanceado, cheio de enganos e reconstruções fictícias. É uma narrativa que tenta dar algum sentido ao percurso de uma vida. A trilogia sobre a juventude olha precisamente para o passado de Portugal por esse prisma. Assim, elencos jovens habitarão o país e as utopias revolucionárias dos anos cinquenta, dos anos setenta e dos anos noventa, em Portugal, tentando descortinar o caminho que fomos continuamente abandonando e as narrativas que fomos construindo para nos confortarmos.”
Aqui encontram certamente muito material que necessitam para “construírem” a memória desses tempos.
*
APELO: AS AUTÁRQUICAS JÁ COMEÇARAM
As eleições autárquicas são as mais difíceis de cobrir. Há milhares de listas (municípios, concelhos, freguesias) e um número muito elevado de espécimes de todo o tipo. Um cálculo que fizemos sobre o número de espécimes nas eleições de 2013 chegou às muitas dezenas de milhares (painéis, faixas, cartazes, autocolantes, calendários, panfletos, objectos, materiais audio-visuais, etc., etc., Nessas eleições conseguimos recolher por volta de 35.000 espécimes, menos de metade do que foi produzido. E ninguém, mesmo ninguém, faz esta recolha. Daí o apelo a que comecemos desde já, o mais depressa possível, a organizarmos-nos para cobrir a maioria do pais. Muitas campanhas oferecem-nos também os seus materiais e eles são bem vindos, mas lembro que o carácter do arquivo valoriza o material físico para além do digital.
Tenho a certeza que com os nossos magníficos amigos vamos conseguir uma grande recolha. Obrigado.
*
EPHEMERA – SITE
complementar ao blogue, com uma apresentação mais detalhada dos fundos do ARQUIVO. Estas páginas permitem ver a colecção do ARQUIVO de modo diferente, agregando por tipo as existências.
O site ainda está a ser “cheio”, mas já compreende páginas em construção para AUDIO / VIDEO, e OBJECTOS e ICONOGRAFIA. Está-se a trabalhar na secção OBJECTOS, e na ICONOGRAFIA nos CARTAZES E MEDALHAS Centenas de novas entradas são feitas por semana.
Notícia da Sábado sobre o lançamento do site.
EPHEMERA – BLOGUE / EPHEMERA – FACEBOOK / EPHEMERA – TWITTER
*
REPORTAGEM E ENTREVISTA DO I (NUNO RAMOS DE ALMEIDA)
E o EPHEMERA é o Site do Dia do Sapo.
*
AGRADECIMENTOS E ENTRADAS
PASTAS ENTRADAS NO ARQUIVO
CARICATURAS POLÍTICAS DA IMPRENSA AMERICANA
ORDENS DE SERVIÇO DA RTP (1974-8)
+
Agradecimentos a José Moreira, José Pereira Miguel, Mafalda Braz Teixeira, Miguel B., Maria Faustino, Graciete Caldeira, e outros (em breve.)
*
Agradeço a Álvaro Teles de Vila Real, o envio de material sobre as campanhas eleitorais no Brasil na década de oitenta.
*
MFA na RTP a 26 de Abril de 1974.
Agradeço a Jorge Lopes a oferta do conjunto das “ordens de serviço” da RTP desde o 25 de Abril até 1978, incluindo as que tem origem no MFA.
*
Agradeço a Pedro Ferreira o contínuo trabalho de documentação do “estado” das paredes do Porto.
*
Agradeço ao Venerando o envio de uma primeira série de fotografias sobre o “monumento” do Carnaval de Torres Vedras. Está em curso uma recolha retrospectiva de fotografias e documentação sobre os aspectos de sátira política do Carnaval.
*
Agradeço ao PAN (Pessoas, Animais e Natureza) o envio de um conjunto de materiais do seu V Congresso realizado em 7 de Janeiro de 2017.
*
Está a entrar, por aquisição, um vasto conjunto de material relativo à vida política americana no século XX e até à eleição de Obama (2012). São cerca de 500 espécimes, incluindo panfletos, cartazes, brochuras, etc.
*
Mais uma vez agradeço um envio de Jorge Henriques, agora uma série de livros para a BIBLIOTECA.
*
O EFEITO TVI
Aqui (filme da TVI em versão integral),
obra de Joana Reis , que fez a reportagem, do Pedro Baptista que a filmou, junto com João Paulo Delgado, João Franco, João Pedro Matoso, e o João Pedro Ferreira que a editou.
Site com material que não foi usado no filme.
EPHEMERA EM LISBOA
TRABALHOS NA
(Em breve.)
*
TRABALHOS NO
Ver aqui.
Continuam as recolhas todas as quintas-feiras a partir das 15 horas.
*
TRABALHOS EM TORRES VEDRAS
*
EXPOSIÇÕES EM CURSO COM MATERIAIS DO EPHEMERA
EM LISBOA
*
COLECÇÃO EPHEMERA
Foi entregue à editora o novo volume da colecção intitulado Autocolantes das Organizações da FUR (FUR, FSP, LCI, LUAR, MES, e PRP-BR) .
DICIONÁRIO DA ESQUERDA RADICAL – ENTRADAS
*
COISAS QUE INTERESSAM AO EPHEMERA
BIBLIOTECA
PERMANÊNCIAS E LOCAIS DE RECOLHA
(SEMANA DE 9 A 15 DE JANEIRO DE 2017.)
EM LISBOA
Livraria Ler Devagar na LX Factory.
TERÇA-FEIRA, 14 DE FEVEREIRO DE 2017
QUINTA-FEIRA, 16 DE FEVEREIRO DE 2017
DAS 17 ÁS 19 HORAS..
*
Edifício das Ciências de Comunicação da Universidade do Porto, ( Praça Coronel Pacheco, 15, 3º andar, sala 308 (ID+)
PERMANÊNCIA E REUNIÕES A ANUNCIAR.
*
Rua de Miraflor, 155 | Campanhã | 4300-334 Porto
Recepção de novos materiais para o ARQUIVO EPHEMERA:
todas as quintas-feiras à tarde.
*
EM TORRES VEDRAS
Seja o primeiro a comentar