Publicado por: JPP | 17/02/2017

EPHEMERA – NOTÍCIAS DA SEMANA (DE 13 A 19 DE FEVEREIRO DE 2017)

EM CONSTRUÇÃO  / EM ACTUALIZAÇÃO

A newsletter semanal passa a estar fixa até domingo para impedir que haja quebra de ligações feitas no Facebook ou noutras páginas sempre que é actualizada.

A ACTUALIZAÇÃO SERÁ PERMANENTE ATÉ DOMINGO.

copy-of-efemeros

 POR QUE RAZÃO UM DOS NOSSOS LEMAS É “NÃO DEITE NADA FORA”…

Este é um lema que leva alguns arquivistas profissionais a torcer o nariz quanto ao nosso trabalho. Compreende-se, muito do seu trabalho é exactamente a fazer a triagem entre o que merece ser conservado e o que é rejeitado. Também fazemos esse trabalho , mas antecedemos essa triagem pelo apelo a que “não deitem nada fora” e não nos temos arrependido, bem pelo contrário. Por duas razões, uma é que este arquivo tem uma latitude de interesses mais vasta do que é habitual nos arquivos institucionais; outro, porque no meio de coisas que efectivamente não tem qualquer interesse, recolhem-se documentos, cartas, objectos, ephemera muito  relevantes para a nossa memória colectiva. Quanto à primeira razão, ela acompanha mudanças de atitude de alguns dos mais importantes arquivos europeus que começam agora  a recolher material (como por exemplo, as frases emotivas colocadas numa folha A4 nos memoriais das vítimas do terrorismo  na Bélgica e em França,), o que já fazemos há muito tempo. Aliás, esse tipo de recolhas que fazemos activamente, assim como  a importância dada aos objectos físicos num mundo de virtualidade, permite organizar exposições que surpreendem quem as vê. O segundo aspecto,  percebe-se quando se encontram numa massa de papéis, literalmente para ir para o lixo, documentos como esta carta, desirmanada de qualquer conjunto de correspondência , enviada por um preparador de análises num Hospital de Luanda a ver se consegue um emprego compatível num hospital da metrópole, e que descreve em primeira mão o ambiente que se vivia em Luanda em Julho de 1975, e de que se publica um excerto:

*

NÃO É DESLEIXO, É PURA FALTA DE TEMPO…

bibjppaldef6134b_brb… que faz com que haja atraso nas respostas, nalguns casos de meses, para tudo: ofertas, doações, convites, pedidos de visitas, etc, etc. Tem havido também alguma Lei de Murphy, coisas que podiam funcionar mal e claro que funcionam mal, mas não são as mais graves. Apesar de toda a actividade que desenvolvemos, e apesar dos esforços de muitos dos nossos voluntários mais dedicados, não existe nada de parecido com um “secretariado”. Por isso basta uma viagem, uma falta de transporte, uma conferência ou palestra a mais numa semana, uma falta de electricidade, uma avaria na Rede, para haver a jusante um qualquer atraso.  Este é um trabalho de amadores, no sentido preciso do termo, e o tempo é a única coisa que a dedicação não resolve. Desculpem por isso, os atrasos – não é desleixo é falta de tempo.

 *

EPHEMERA – SITE

copy-of-23-de-dezembro-de-2016complementar ao blogue, com uma apresentação mais detalhada dos fundos do ARQUIVO. Estas páginas permitem ver a colecção do ARQUIVO  de modo diferente, agregando por tipo as existências.

O site ainda está a ser “cheio”, mas já compreende páginas em construção para AUDIO / VIDEO,  e OBJECTOS  e ICONOGRAFIA. Está-se a trabalhar na secção OBJECTOS, e na ICONOGRAFIA nos  CARTAZES E MEDALHAS  Centenas de novas entradas são feitas por semana.

Notícia da Sábado sobre o lançamento do site.

EPHEMERA – BLOGUE / EPHEMERA – FACEBOOK / EPHEMERA – TWITTER

 *

NOVO ESPAÇO DO EPHEMERA EM VIANA DO CASTELO

… que, na realidade, são dois.  A inaugurar em 3 de Março.

E esta “conversa” faz parte do programa desse dia.

17-de-fevereiro-de-2017-4

(Mais notícias em breve.)

APELO: AJUDEM-NOS A IDENTIFICAR ESTAS LISTAS, ESTAS ELEIÇÕES E COLOCAR-LHES UMA ESCOLA E UMA DATA

Estes autocolantes são de listas estudantis ligadas à JSD em escolas da região Coimbra – Figueira da Foz. Como é infelizmente hábito em muitas listas estudantis, não há indicações nenhumas a não ser a letra que identifica as listas. Algum dos nossos leitores e amigos pode ajudar-nos?

NOTÍCIAS

17-de-fevereiro-de-2017

17-de-fevereiro-de-2017-2

mais um representação pela TRUTA do Amorzinho, a partir da correspondência amorosa entre Maria de Lourdes e Alfredo, recolhida no ARQUIVO EPHEMERA e organizada por Rita Maltez, desta vez no Espaço Cultural Fernando Augusto, na Póvoa de Santa Iria.

Sábado, dia 18 de Fevereiro, às 21,30h
“Amorzinho” pela Truta – Associação Cultural
Encenação de Joaquim Horta
Com Raul Oliveira, Rita Durão, Rúben Tiago, Sandra Faleiro 

Integrado no 

copy-of-17-de-fevereiro-de-2017-3

Ler mais: http://gremiodramaticopovoense.webnode.pt/

*

mag_cartaz

magO nosso amigo e colaborador Miguel Sánchez Gutiérrez expôs em Avilés, uma ínfima parte da sua colecção de 70.000 autocolantes, dedicada à temática «Las distintas Asturias en pegatinas». O evento motivou uma pequena conversa na televisão das Astúrias que pode ser vista aqui (a partir do minuto 44:18)

*

AGRADECIMENTOS E ENTRADAS

PASTAS ENTRADAS NO ARQUIVO

HENRIQUE FREITAS – PAPÉIS VÁRIOS

 IMAGENS ESTEREOSCÓPICAS JAPONESAS

CARLOS PORTUGAL RIBEIRO – CORRESPONDÊNCIA

CINEMA – PASTAS SOBRE FILMES, ACTORES  E REALIZADORES

MÚSICA – NOTAS DACTILOGRAFADAS E RECORTES

DIA D (6 DE JUNHO DE 1944) – RECORTES

CUNHA BUENO – PROPOSTA DE TÍTULO DE CIDADÃO DE S. PAULO  A SALAZAR (1972)

ORLANDO MARÇAL – CORRESPONDÊNCIA JURÍDICA

*

Agradecimentos a José Moreira, José Pereira Miguel,  Mafalda Braz Teixeira,  Miguel B., Maria Faustino, Graciete Caldeira, Bernardo Gouveia e outros (em breve.)

*

Entraram para o espólio de FRANCISCO MATOS GOMES / “JORGE VERNEX”, em processo de organização na Ler Devagar, duas peças suplementares. Uma é um artigo de sua autoria, outra um artigo comentado e anotado por si,

Matos Gomes, “Geografia humana de Lourenço Marques”, Mensário das Casas do Povo,269, Novembro de 1968.

Simão Gonçalves, “Considerações sobre a criança e o cinema”,  Boletim da Assistência Social, 11, Janeiro 1944. (anotado).

*

Entrou no ARQUIVO um conjunto de documentos relativos á proposta pelo deputado federal brasileiro António Henrique Cunha Bueno de atribuir o título de cidadão de S. Paulo a Salazar em 1972.

*

Colecção de imagens estereoscópicas japonesas do fim do século XIX, princípio do século XX.

Agradeço a Rui Simões mais uma oferta de livros, fotografias e pinturas.

*

Carta de Manuel Anselmo, advogado do Major Silva Pais, explicando o seu trajecto político.
Fotografias oficiais de uma visita de Sousa e Castro ao Reino Unido (1976)

Entrou esta semana mais uma série de caixas e sacos, contendo milhares de documentos do ACERVO DO CORONEL RODRIGO DE SOUSA E CASTRO, que muito lhe agradeço. Trata-se de documentos fundamentais para o estudos dos anos 1974-80, incluindo a correspondência pessoal de Sousa e Castro, com muitas centenas de cartas, e documentos originais relativos a várias das suas funções no Conselho da Revolução,  na Serviço de Coordenação da Extinção da PIDE/DGS e LP, e no Instituto Damião de Góis, que apoiava a Presidência de Ramalho Eanes.

*

copy-of-img_5377

Agradeço a Manuel João Leitão Ferreira Dias a oferta de  um conjunto de documentos relativos ao PS e à JS nos seus primeiros anos depois do 25 de Abril, com relevo para o I Congresso da JS e a actividade da Federação do PS de Viseu (1974-8). Manuel João Leitão Ferreira Dias, dirigente da JS e membro do Secretariado da Federação do PS de Viseu, à época, ofereceu também  um conjunto de documentos estudantis e um espólio fotográfico familiar desde o início do século XX.

Uma primeira série de documentos sobre o PREC em Viseu e na Região Centro está a ser publicado (Ver  MILITARES APARTIDÁRIOS DO EXÉRCITO [DO REGIMENTO DE INFANTARIA DE VISEU] ;  UM GRUPO DE TRABALHADORES ANTI-FASCISTAS DO CENTRO DE SAÚDE DE VISEU, etc.)

(Mais notícias sobre esta oferta em breve.)

*

Entrou para o ARQUIVO um conjunto de pastas (com origem no SNI?) sobre vários filmes portugueses, assim como actores e realizadores. Cada pasta contem programas, fotografias, originais dactilografados , manuscritos, recortes.

 

Fotos e programas de Ver e Amar.

PASTAS:

Rosa d´Alfama (1938)

Sol e Touros (1949)

Ver e Amar (1930)

Fernando Garcia

Manuel Maria da Costa Veiga

Artur Duarte

*

Há sempre uma série de papéis, documentos, imagens, objectos, que são muito difíceis de classificar e que pertencem à tenebrosa rubrica de “vários”. Aqui ficam registados alguns deles.

Escândalos da Área de Sines (1974)

António Farinha Ribeiro, Documentos Notáveis

 *
debates35

*

O EFEITO TVI 

17-de-dezembro-de-2016

Aqui (filme da TVI em versão integral),

obra de  Joana Reis , que fez a reportagem, do Pedro Baptista que a filmou, junto com João Paulo Delgado, João Franco, João Pedro Matoso, e o João Pedro Ferreira que a editou.

Site  com material que não foi usado no filme.

EPHEMERA EM LISBOA

TRABALHOS NA

26 de março de 2016

(Em breve.)

*

TRABALHOS NO

img_3608

29-de-janeiro-de-2017-2

Ver aqui.

unnamed

Continuam as recolhas todas as quintas-feiras a partir das 15 horas.

*

TRABALHOS EM TORRES VEDRAS

Picture

*

EXPOSIÇÕES EM CURSO COM MATERIAIS DO EPHEMERA

EM LISBOA

ccf09012017_0046

*

COLECÇÃO EPHEMERA

Foi entregue à editora o novo volume da colecção intitulado Autocolantes das Organizações da  FUR (FUR, FSP, LCI, LUAR, MES, e PRP-BR) .

A anunciar em breve.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias