EM CONSTRUÇÃO / A ACTUALIZAÇÃO SERÁ PERMANENTE ATÉ DOMINGO.
NOVO ESPAÇO DO EPHEMERA EM VIANA DO CASTELO
… que, na realidade, são dois, um ponto de recolha no Café Girassol e um espaço para reuniões e tratamento do material recebido cedido pela Associação Comercial de Viana do Castelo .
Agradeço, primeiro e antes de tudo, a Isabel Campos, cujo trabalho dedicado permitiu a abertura do EPHEMERA em Viana do Castelo, com excelentes condições para recolha e tratamento dos materiais recebidos, e toda a preparação da jornada de 3 de Março., que foi um grande sucesso para o nossso trabalho comum. A Isabel teve a iniciativa, arranjou os dois espaços, angariou um número considerável de voluntários, e tratou das primeiras recolhas. Contactou também com Rui Viana, responsável pela Biblioteca Municipal e pelo Arquivo, a que também agradeço ter sido o anfitrião de uma conversa sobre várias coisas, principalmente o projecto do EPHEMERA, que juntou cerca de 150 pessoas numa noite chuvosa dutante mais de 2 horas e meia sem ninguém arredar o pé na sala grande da Biblioteca.
Agradeço igualmente a Vitor Hugo e Nelson, responsáveis pelo Café Girassol, um obra de 1930 em estilo Art Deco, e que disponibilizaram um espaço para a recolha de materiais para o ARQUIVO e que terá uma permanência todas as terças-feiras à tarde. Agradeço também a João Valença, pela cedência de uma sala e local de arrumação nas instalações da AEVC – Associação Empresarial De Viana Do Castelo, fronteiras ao Café Girassol. Estão criadas todas as condições para um frutuoso trabalho.
Cerca de 15 voluntários ofereceram-se para o trabalho do EPHEMERA, o que nos permite desde já começar a cobertura das eleições autárquicas no Distrito (para o que já se conta com o acordo de várias secções locais de partidos políticos para recolherem toda a produção eleitoral), assim como prosseguir o projecto de recolha retrospectivo de documentação sobre a vida social, cultural, associativa, sindical e política local.
Já contamos aliás com as primeiras ofertas de material, e aqui se registam e agradecem as ofertas já realizadas e incorporadas no ARQUIVO, feitas por Maria dos Prazeres Martins Pinto, Armanda Pimenta, Teresa Távora Coutinho, José Mesquita, Rui Viana, Carlos Meira, Isabel Carvalho, e António Barroso, entre outros. Uma descrição mais detalhada será feita em breve, mas reproduzem-se aqui alguma da “colheita”
Apelo ao voto do jornal República em Norton de Matos, 1949.
O Caminhense e o centenário de Sidónio Pais.
Recorte sobre o 25 de Abril na imprensa francesa.
Vários jornais históricos.
Poemas anti-salazaristas que circulavam na clandestinidade.
Barricada e A Escola, jornais estudantis.
Discos de 45 rpm do tempo do PREC.
T-shirt do CDS.
Material de campanha do PSD.
Livros sobre Viana do Castelo.
(Mais notícias em breve.)
NÃO É DESLEIXO, É PURA FALTA DE TEMPO…
… que faz com que haja atraso nas respostas, nalguns casos de meses, para tudo: ofertas, doações, convites, pedidos de visitas, etc, etc. Apesar de toda a actividade que desenvolvemos, e apesar dos esforços de muitos dos nossos voluntários mais dedicados, não existe nada de parecido com um “secretariado”. Por isso basta uma viagem, uma falta de transporte, uma conferência ou palestra a mais numa semana, uma falta de electricidade, uma avaria na Rede, para haver a jusante um qualquer atraso. Este é um trabalho de amadores, no sentido preciso do termo, e o tempo é a única coisa que a dedicação não resolve. Desculpem por isso, os atrasos – não é desleixo é falta de tempo.
*
OUTRAS MANEIRAS DE “VER” O ARQUIVO / BIBLIOTECA
EPHEMERA – SITE
Complementar ao blogue, com uma apresentação mais detalhada dos fundos do ARQUIVO. Estas páginas permitem ver a colecção do ARQUIVO de modo diferente, agregando por tipo as existências. Centenas de novas entradas são feitas por semana.
Estão em construção novas páginas de REFERÊNCIAS e LIGAÇÕES.
Outra excelente introdução ao trabalho que fazemos é a reportagem de Joana Reis, do Pedro Baptista que a filmou, junto com João Paulo Delgado, João Franco, João Pedro Matoso, e o João Pedro Ferreira que a editou na
Aqui (filme da TVI em versão integral),
Site com material que não foi usado no filme.
EPHEMERA – BLOGUE / EPHEMERA – FACEBOOK / EPHEMERA – TWITTER
*
NOTÍCIAS
Projecto de capa do próximo volume da Colecção Ephemera da Tinta da China.
(Mais notícias em breve.)
EXPOSIÇÕES EM CURSO COM MATERIAIS DO EPHEMERA
EM LISBOA
Pode ainda ser vista até 10 de Março. Depois rumará para o Porto e outros locais.
*
AGRADECIMENTOS E ENTRADAS
PASTAS ENTRADAS NO ARQUIVO
*
Agradecimentos a José Moreira, José Pereira Miguel, Mafalda Braz Teixeira, Miguel B., Maria Faustino, Graciete Caldeira, Bernardo Gouveia e outros (em breve.)
*
(Mais notícias em breve.)
*

*
EPHEMERA EM LISBOA
TRABALHOS NA
(Em breve.)
*
TRABALHOS NO
Ver aqui.
*
TRABALHOS EM TORRES VEDRAS
*
COLECÇÃO EPHEMERA
Foi entregue à editora o novo volume da colecção intitulado Autocolantes das Organizações da FUR (FUR, FSP, LCI, LUAR, MES, e PRP-BR) .
DICIONÁRIO DA ESQUERDA RADICAL – ENTRADAS
*
Seja o primeiro a comentar