Posted by: JPP | 10/03/2017

EPHEMERA – NOTÍCIAS DA SEMANA (DE 6 A 12 DE MARÇO DE 2017)

EM CONSTRUÇÃO / A ACTUALIZAÇÃO SERÁ PERMANENTE ATÉ DOMINGO.

copy-of-efemeros

 O DETECTIVE DOS PAPÉIS

Esta foto encontrava-se num amontoado de fotos de diferentes proveniências, numa loja de velharias, sem qualquer indicação. Será que um dos nossos amigos pode dizer-nos mais alguma coisa: que farda é esta, que condecorações, ou qualquer outro pormenor?

*

Quem teria feito, pessoa ou organização, e em que ano, autor ou autores, este cartaz e estes autocolantes anti-CDS?

*

E já agora, na semana do Dia da Mulher, quem terá mandado fazer estes cartazes?

ENTRADAS

Cartazes da manifestação  NÃO ME CALO! (LISBOA, 8 DE MARÇO DE 2017).

APELO: não deitem os vossos cartazes fora, por muito rudimentares que pareçam. São um elemento histórico importante e ajudam muito a dar vida a exposições sobre estes períodos conturbados. Podemos recebe-los no espaço da LER DEVAGAR ou vamos buscar onde for preciso.

*

LIVROS NO ALJUBE: FERNANDO ROSAS APRESENTA O LIVRO DE FERNANDO PEREIRA MARQUES SOBRE A LUAR (18 HORAS DE 14 DE MARÇO DE 2017)

*

NÃO É DESLEIXO, É PURA FALTA DE TEMPO…

bibjppaldef6134b_brb… que faz com que haja atraso nas respostas, nalguns casos de meses, para tudo: ofertas, doações, convites, pedidos de visitas, etc, etc. Apesar de toda a actividade que desenvolvemos, e apesar dos esforços de muitos dos nossos voluntários mais dedicados, não existe nada de parecido com um “secretariado”. Por isso basta uma viagem, uma falta de transporte, uma conferência ou palestra a mais numa semana, uma falta de electricidade, uma avaria na Rede, para haver a jusante um qualquer atraso.  Este é um trabalho de amadores, no sentido preciso do termo, e o tempo é a única coisa que a dedicação não resolve. Desculpem por isso, os atrasos – não é desleixo é falta de tempo.

 *

OUTRAS MANEIRAS DE “VER” O ARQUIVO / BIBLIOTECA

EPHEMERA – SITE

Complementar ao blogue, com uma apresentação mais detalhada dos fundos do ARQUIVO. Estas páginas permitem ver a colecção do ARQUIVO  de modo diferente, agregando por tipo as existências. Centenas de novas entradas são feitas por semana.

Estão em construção novas páginas de REFERÊNCIAS e LIGAÇÕES.

Outra excelente introdução ao trabalho que fazemos é a reportagem de Joana Reis, do Pedro Baptista que a filmou, junto com João Paulo Delgado, João Franco, João Pedro Matoso, e o João Pedro Ferreira que a editou na

17-de-dezembro-de-2016

Aqui (filme da TVI em versão integral),

Site  com material que não foi usado no filme.

EPHEMERA – BLOGUE / EPHEMERA – FACEBOOK / EPHEMERA – TWITTER

 *

NOTÍCIAS

Projecto de capa do próximo volume da Colecção Ephemera da Tinta da China.

(Mais notícias em breve.)

EXPOSIÇÕES EM CURSO COM MATERIAIS DO EPHEMERA

UMA NOVA CONCEPÇÃO DE LUTA – DOCUMENTOS E MATERIAIS DA LUAR E DE PALMA INÁCIO NO ARQUIVO EPHEMERA 

(PAÇOS, GALERIA MUNICIPAL, TORRES VEDRAS)

INAUGURAÇÃO NO DIA 18 DE MARÇO DE 2017.

*

AGRADECIMENTOS E ENTRADAS

PASTAS ENTRADAS NO ARQUIVO

JORNAIS HISTÓRICOS – O PRIMEIRO DE JANEIRO

(Números relativos à II Guerra Mundial, visita da Rainha Isabel II a Portugal, 25 de Abril, etc.)

JORNAIS HISTÓRICOS – REPÚBLICA

(Campanha eleitoral de Nórton de Matos, 1949).

JORNAIS HISTÓRICOS – O SÉCULO

JORNAIS HISTÓRICOS – VÁRIOS

HEATHCOTE COMMUNE (MARYLAND, EUA, ANOS SESSENTA)

Fotografias originais  tiradas nos anos 60 na Heathcote Commune em Maryland, EUA, um importante centro da contra-cultura.

*

Agradecimentos a José Moreira, José Pereira Miguel,  Mafalda Braz Teixeira,  Miguel B., Maria Faustino, Graciete Caldeira, Bernardo Gouveia e outros (em breve.)

*

Agradeço a João Mariz Graça a oferta de cerca de 200 livros cobrindo várias matérias, história, literatura, economia, contabilidade, etc., com origem numa biblioteca familiar, e que estão já em fase de inventariação e  arrumação. Trata-se de mais uma oferta devedora do impacto do programa da TVI sobre o EPHEMERA.

*

Agardeço  a Jorge Henriques o envio, semana após semana, de um vasto conjunto de material, livros, revistas, panfletos, cartazes, fotografias, pins,  que enriquecem o ARQUIVO / BIBLIOTECA . A informação sobre o Distrito de Aveiro tem  permitido colmatar vários “buracos” nas notas sobre a política, a sociedade e a cultura local.

(Mais notícias em breve.)

 *
debates35

*

EPHEMERA EM LISBOA

TRABALHOS NA

26 de março de 2016

(Em breve.)

*

TRABALHOS NO

img_3608

29-de-janeiro-de-2017-2

Ver aqui.

unnamed*

TRABALHOS EM TORRES VEDRAS

Picture

O trabalho em Torres Vedras vai-se centrar na Exposição de materiais da LUAR e do espólio de Palma Inácio (uma versão ampliada da exposição que esteve no Porto no Mira Forum), a inaugurar  no dia 18 de  Março. No dia 21 de Abril ,haverá uma pequena exposição de materiais usados nos livros da Colecção Ephemera, e uma sessão de apresentação colectiva da colecção com todos os autores. Está prevista a exibição do filme em 360º feito por Rafael Antunes e a sua equipa de três salas do ARQUIVO. Estes eventos decorrem na Galeria Municipal de Torres Vedras.

(Mais informação em breve.)

TRABALHOS EM VIANA DO CASTELO

*

COLECÇÃO EPHEMERA.


Deixar uma resposta

Categorias