EPHEMERA – NOTÍCIAS DA SEMANA (DE 4 A 10 DE SETEMBRO DE 2017)

EM CONSTRUÇÃO / A ACTUALIZAÇÃO SERÁ PERMANENTE ATÉ DOMINGO / O BLOGUE HABITUAL CONTINUA A CRESCER EM BAIXO

*

FAÇA PARTE DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL EPHEMERA ©

*

A 15 DE SETEMBRO EM VIANA DO CASTELO

Material “EPHEMERO” das autárquicas – Viana do Castelo 1976-2013 – de 15 a 24 de Setembro

*

AGRADECIMENTOS E ENTRADAS

PASTAS ENTRADAS NO ARQUIVO

(Em breve.)

*

Agradeço ao Major Valentim Loureiro candidato independente ao munícipio de Gondomar, a oferta dos ainda escassos materiais da sua campanha e a promessa, que espero seja cumprida, de guardar e enviar os restantes para o ARQUIVO. De qualquer modo foi fotografada a sede, os cartzes e veio uma T-shirt da candidatura “Valentim Coração de Ouro”.

Nessa mesma altura pude encontrar dois dos candidatos ao Porto, Rui Moreira e Manuel Pizarro, a quem fiz idêntico pedido.

Com maior ou menor sucesso, eu e vários amigos e  voluntários temos vindo a contactar sedes de candidatura e candidatos para a recolha de material.

 

*

Agradeço a Rui Simões e Carlos Nuno que nos visitaram na Ler Devagar com… presentes. Entre eles, incluiem-se revistas da II Guerra Mundial e uma colecção bastante complerta do Senhor Doutor, um clássico da banda desenhada portuguesa.

*

Agradeço a Luísa Dias Fernandes a oferta de um conjunto de materiais relativos à sua actividade profissional de Médica Ginecologista/Obstetra. Deles se  fará um inventário.

*

 

Continuam as digitalizações dos cartazes oriundos do ESPÓLIO MUNDO DA CANÇÃO.

*

Agradeço a Nuno Brites o envio de um número significativo de fotografias de campanhas eleitorais no Centro da Europa, incluindo a campanha eleitoral alemã em curso e que culminará nas eleições de 24 de Setembro de 2017.

*

Agradeço a José Pereira Miguel mais uma entrega de materiais, incluindo um conjunto de documentos associativos da CPA de Medicina dos anos sessenta, e da JUC. Igualmente veio mais um conjunto de jornais e revistas dos anos 50-80, com alguns números históricos.

*

Fotografias da I Guerra Mundial.

Agradeço à Inês Sá, estudante de história da FLUP, o trabalho de organizar parte da colecção de fotografias de imprensa do ARQUIVO, em particular as relativas à parte internacional. Foram recenseadas, organizadas e arrumadas cerca de 700 fotografias,

EUA – 274

Europa – 337

África – 80

América (sem os EUA) – 24

Ásia -13

*

Agardeo a Ana Anselmo a oferta de “uma coleção de 3 álbuns fotográficos referentes às reuniões do conselho europeu de 1961 (Conférences au sommet) a 1993; de 1994 a 2009 e de 2010 a 2014 (até ao penúltimo conselho europeu presidido por H. Van Rompuy). Os álbuns comportam, para além de uma seleção fotográfica representativa, a lista de presenças e os temas discutidos em cada uma das reuniões. Este trabalho foi a oferta do Presidente Van Rompuy aos seus pares na última reunião a que presidiu, Outubro de 2014, no final do seu mandato. Foi um trabalho da DGF do Secretariado Geral do Conselho, em colaboração com outros serviços, no qual participei como coordenadora do projecto.

*

9 DE SETEMBRO NO

img_3608

 

Ciclo América em Miraflor com duas exposições: “EPHEMERA” do arquivo de José Pacheco Pereira e “América, América”, de Alfredo Cunha e Rui Ochoa.

Material do EPHEMERA do Arquivo de José Pacheco Pereira
Uma das características mais estimulantes do EPHEMERA, é o seu carácter internacional. As recentes eleições americanas são o objeto desta exposição que reúne materiais da campanha eleitoral que não se confina aos grandes partidos nem aos tradicionais modos de representar a propaganda. O património do arquivo é constituído por milhares de exemplares que cobrem uma grande variedade de exemplares: pins, flyers, cartazes, T-shirts, stickers, panfletos, fotografias de imprensa, recortes, posters, manuscritos.

A EPHEMERA visa promover livros, jornais, efémeras e materiais de arquivo pertencentes à biblioteca pessoal de José Pacheco Pereira, a maior biblioteca privada – arquivo em Portugal, e disponibilizar a coleção online.

Material do EPHEMERA do Arquivo de José Pacheco Pereira
MIRA FORUM
Rua de Miraflor 159
4300-334, Campanhã
Porto
Horário: terça a sábado das 15h00 às 19h00
Entrada livre

(LookMag)

Ver

FOTOS DO EVENTO (António Leal).

O “EPHEMERA” VAI TER UM PROGRAMA SEMANAL NA TVI24

A começar em Outubro.

 *

O ESFORÇO DAS AUTÁRQUICAS

AUTÁRQUICAS 2017 – MAPA DOS MATERIAIS E FOTOS QUE INGRESSARAM NO ARQUIVO

NOVO – Duas páginas e um mapa  para ajudar a acompanhar o trabalho das autárquicas:

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS DE 2017

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS DE 2017 – CONCELHOS E FREGUESIAS  (Pagina em construção)

Em ambos os casos, o material recenseado é o públicado, não o recebido e por publicar.

*

COBERTURA 

[visualizer id=”281138″] [visualizer id=”281145″]  (com pelo menos uma lista)

*

Amigos e voluntários que têm vindo a recolher informação das campanhas, entre os quais (lista sempre a ser actualizada): Joana Pulido, Ricardo Morais, Jorge Nunes, Rogério Santos, Emanuel Tiago, Hélder Rodrigues, Ana Pinto, João Rebelo Martins, Luís Miguel Vinagre, António Leal, Júlio Sequeira, Mafalda Viana, Mafalda Braz Teixeira, Catarina Horta, Ana Calçada, Rui Henriques, Manuel Seixas, António Rosa, Rita Maltez, Irene Simões, Jorge Henriques, Maximiano Pinto, Maria Faustino, Isabel Campos (e os amigos de Viana), Bernardo Gouveia, Joaquim Matos, Vítor Crespo, Manuel Modas, Graciete Caldeira, José Carlos Santos,  Eduardo Costa Pinto, Renato Soeiro, Patrícia Seixas, José Manuel Rocha, Tiago Salgueiro, António Aguiar, Helder Barros, Ana Maria Abrantes, Tiago Ferreira, Ascenso Simões, Joaquim Bastos, Rui Dinis Silva, Henrique Sá-Melo, Pedro Silveira, Pedro Madureira, Luís Pinto, Armando Martinho, Helder Barros, Vítor Lemos,  Isabel Arantes, Fabian Figueiredo, Gonçalo Brito Graça, Helder Rodrigues, João Capote, Catarina Ruivo, Jaime Silva, Manuel Peixoto, John Rosas Baker e muitos outros.

Cerca de 3000 emails com informação sobre as autárquicas foram recebidos entre Julho e Setembro, cerca de 1000 fotografias e panfletos estão ainda por publicar. Como muitas actualizações são invisíveis porque ocorrem em partes mais antigas do blogue, a melhor maneira de acompanhar o estado de cada entrada é através da página listando o conjunto das entradas.

*

Coimbra: no Café Santa Cruz e no CHUC – Centro Hospitalar Universitário de Coimbra.

*

AGENDA DO EPHEMERA

A 23 DE SETEMBRO NA COVILHÃ

*

CONFERÊNCIAS EPHEMERAS

A ASSOCIAÇÃO CULTURAL EPHEMERA vai organizar uma série de pequenas conferências /palestras/conversas/ debates com alguma regularidade e com temas muito diversos. Essas CONFERÊNCIAS EPHEMERAS incluirão pré-apresentações de livros da colecção, feita em colaboração com a Tinta da China, divulgação de espólios e documentos entrados, temas associados com o papel dos “arquivistas cidadãos”, apresentação de investigações feitas com materiais do ARQUIVO, e, de um modo genérico, tudo que diga respeito ao nosso trabalho.

Essas CONFERÊNCIAS ocorrerão nas Livrarias Férin e Ler Devagar e são abertas ao público.

Bruno Caseirão – Retratos de uma Lisboa Musical.
11 de Outubro de 2017 (data a confirmar)
 
A partir de dois espólios musicais de grande importância, depositados e em investigação na EPHEMERA, procurar-se-á evocar e (re)descobrir, por ventura de forma  inesperada, a vida musical Lisboeta “informal” das décadas de 40-60 do século passado, o que possibilitará também uma melhor compreensão da relação entre determinadas personalidades e as instituições musicais, em particular o Teatro Nacional de São Carlos, e a acção mecenática de Elisa de Sousa Pedroso e do Círculo de Cultura Musical.

*

Júlia Leitão de Barros sobre o modo como se moldou a Censura nos seus primeiros anos (a partir dos fundos existentes no ARQUIVO sobre a Censura nos anos trinta).

*

NOVIDADES NO SITE DO EPHEMERA:

(Em breve.)

APELOS

*

O DETECTIVE DOS ARQUIVOS

(Em breve.)

*

EPHEMERA EM LISBOA/ PORTO/ TORRES VEDRAS / VIANA DO CASTELO

TRABALHOS NA  26 de março de 2016

*

Ver aqui.

EPHEMERAS recolhas no  MIRA FORUM

TRABALHOS EM VIANA DO CASTELO

*

NÃO É DESLEIXO, É PURA FALTA DE TEMPO…

bibjppaldef6134b_brb… que faz com que haja atraso nas respostas, nalguns casos de meses, para tudo: ofertas, doações, convites, pedidos de visitas, etc, etc. Apesar de toda a actividade que desenvolvemos, e apesar dos esforços de muitos dos nossos voluntários mais dedicados, não existe nada de parecido com um “secretariado”. Por isso basta uma viagem, uma falta de transporte, uma conferência ou palestra a mais numa semana, uma falta de electricidade, uma avaria na Rede, para haver a jusante um qualquer atraso.  Este é um trabalho de amadores, no sentido preciso do termo, e o tempo é a única coisa que a dedicação não resolve. Desculpem por isso, os atrasos – não é desleixo é falta de tempo.

*

COLECÇÃO EPHEMERA

CARTAZES DO EPHEMERA

Cartazes  de Miguel Januário.

Está feita uma primeira tiragem destes cartazes que podem ser enviados a quem pretenda colocá-los em locais públicos.

*

Ver EPHEMERA – NOTÍCIAS DA SEMANA (DE 28 DE AGOSTO A 3 DE SETEMBRO DE 2017)

*

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply