NÚCLEO EPHEMERA SPORT: SPORT CLUBE VIANENSE

“Há uma agremiação desportiva que apesar de nunca ter disputado o campeonato nacional da 1ª divisão de futebol, é um dos clubes mais considerados, não só pelos seus desempenhos desportivos e pelo seu ecletismo, mas também pela importância sócio-cultural que teve e continua a ter no seu território: estamos a falar do Sport Clube Vianense.

Fundado a 13 de Março de 1898, o Vianense começou de imediato com modalidades como a náutica, a velocipedia, a esgrima, a ginástica e o tiro, iniciando a prática do futebol em 1923 . Mesmo não tendo ainda conseguido participar na 1ª divisão, o Vianense tem uma história bonita nos campeonatos nacionais de IIª ª e IIIª Divisão tendo sido campeã na época 1998/99. Outro feito na sua centenária história é a realização, em 1925, no seu campo de jogo (Campo de Monserrate que mudou de nome nos anos 40 para Campo Dr. José de Matos), da final do Campeonato de Portugal entre o Porto e o Sporting (ganharam os nortenhos por 2-1).

O clube continua a ter um papel fundamental não só no desporto da região mas também no campo cultural, tendo sido a sua sede palco para concertos musicais, palestras e outras manifestações culturais, sendo um polo de referência na cidade de Viana do Castelo.

No Núcleo Ephemera Sport está guardado algum material interessante, que espelha bem o papel e a história do Vianense e do ecletismo das suas actividades: alguns panfletos de torneios, calendários de bolso para  comemorar momentos marcantes na vida do clube (a subida à IIIª Divisião Nacional) e uma série de publicações muitos interessantes sobre o Grupo de Janeiras do Sport Clube Vianense, grupo que todos os anos sai às ruas de Viana do Castelo para cantar e encantar os vianenses com músicas a engradecer o nome do clube.”!

Texto de Eupremio Scarpa

 

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply