EPHEMERA – NOTÍCIAS DA SEMANA (DE 10 A 16 DE OUTUBRO DE 2016)

ACTUALIZADO / EM CONSTRUÇÃO

*

APELO: ELEIÇÕES REGIONAIS DOS AÇORES

image001

Apelamos aos nossos Amigos e leitores no arquipélago dos Açores para a recolha e envio dos materiais eleitorais das eleições para o parlamento regional que decorrem hoje (fotografias de cartazes, panfletos, programas, etc.). Lembramos que os registos electrónicos são importantes, mas só os registos físicos permitem fazer exposições, para além de fornecerem elementos que as imagens não dão.  Amanhã começa a destruição sistemática da memória destas eleições.

*

EPHEMERA NO PORTO

img_4203

Continuam os trabalhos no Porto.

Vale a pena ver  UMA ESCADARIA MUITO ESPECIAL – EDIFÍCIO DA REITORIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO

  FUTUREPLACES – MEDIALAB FOR CITIZENSHIP

 

10-de-outubro-de-2016

(Aqui,)

img_3973

2-5PM

X

X
Citizen Lab: Memórias do Copiógrafo

An arcane technology of manual printing, originally used in student revolts at U.Porto in the Sixties and Seventies, is resurrected and put to use.

@ UPTEC PINC, PhDDesign studio

5:30PM onwards


Exhibition opening: Movimentos Estudantis na Universidade do Porto, 1968-1974
[MEUP 68-74]
Drawings, posters, pamphlets and miscellaneous items documenting historical student movements and the ways in which clandestine information was disseminated.
Curated by José Pacheco Pereira, in association with Ephemera, ID+ and Mira Forum.
Event starts at Reitoria U.Porto (the original location of many student assemblies), moving to the exhibition at UPTEC PINC.

A Porto D’Honra will be served.

Programa completo.

AGRADECIMENTOS E ENTRADAS

Agradecimentos a José Moreira, José Pereira Miguel,  Mafalda Braz Teixeira,  Miguel B., Maria Faustino, e outros (em breve.)

*

tshirt-rui-rio-carrinhos-porto-julho-2005Agradeço ao Pedro Ferreira que tem, nos últimos meses, a partir das nossas actividades no Porto em que tem participado, feito excelentes contribuições para o ARQUIVO / BIBLIOTECA.  Para além de estar a permitir colmatar o histórico do Porto, com fotografias de manifestações, grafitos, murais, pichagens, ofereceu um número considerável de cartazes, autocolantes, panfletos e periódicos, nacionais e estrangeiros, que ainda estão a ser inventariados.  Trata-se de material com origem em várias organizações, mas com colecções mais completas de panfletos e publicações do PSR, dos Jovens do PSR, e de publicações trotsquistas internacionais, como o Rouge (da LCR francesa) e a Imprecor. Entre esse acervo conta-se material muito recente, por exemplo, sobre as recentes eleições no Labour que deram a vitória a Corbyn.

Algumas das suas contribuições permitiram estas notas: OCUPAÇÃO DO TEATRO RIVOLI (PORTO, 16 DE OUTUBRO DE 2006)1º SLUTWALK (PORTO, 3 DE AGOSTO DE 2011)MARCHA GLOBAL PELA MARIJUANA (PORTO, 5 DE MAIO DE 2007);  RUAS E PAREDES DO PORTO (FEVEREIRO DE 2005) ;  MURAL “OPERÁRIO E CAMPONESA” (PORTO, MARÇO 2011), etc.

*

copy-of-img_4111

Agradeço a Pedro Matos a oferta de um número considerável de publicações que retratam o seu itinerário profissional e pessoal  um pouco pelo mundo todo. Nas ofertas, ainda a ser inventariadas, há um número considerável de documentos internos, publicações, e outras da Agência Espacial Europeia (ESA), livros, documentos e objectos relativos ao seu trabalho no Darfur (fotografias suas foram publicadas pelo Guardian) , no Quénia, e noutros locais remotos e perigosos (foi o Pedro Matos que trouxe o papel higiénico com o Putin, da Ucrãnia, e o sabonete de Trump). Muito material ainda está por vir, incluindo grafitos e cartazes eleitorais no Darfur, Quénia e Nigéria. A colaboração que iniciamos terá em breve continuidade com a cobertura de outros países africanos, desta vez já com o objectivo de contribuir para o EPHEMERA.

*

liam

Agradeço, mais uma vez, a Liam Byrne o envio de um conjunto de materiais políticos e sindicais irlandeses e a brochura de sua autoria Echoes of Percy French. The William Percy French collection in Roscommon County Library.
 *
ENTRADAS  DE LIVROS  SOBRE MOVIMENTOS SOCIAIS, REVOLUCIONÁRIOS, CONTESTATÁRIOS, ETC.

*

BIZARROS OBJECTOS

Um rolo de papel higiénico ucraniano.

pixlr

Um sabonete especial para “mãos pequenas” de  Trump,  que permitiu actualizar a mini-exposição na Ler Devagar de materiais das eleições americanas entrados no ARQUIVO..

.img_4156

*

COLECÇÃO EPHEMERA

AMORZINHO NO TEATRO

image

O livro Amorzinho organizado por Rita Maltez a partir de uma correspondência amorosa entre uma costureira “Lourdes” e um empregado de escritório  “Alfredo”, durante dez anos entre as décadas de trinta e quarenta, está a ser adaptado ao teatro pela Truta e será apresentado em Novembro.

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply