Posted by: JPP | 26/01/2018

EPHEMERA – NOTÍCIAS DA SEMANA (DE 22 A 28 DE JANEIRO DE 2018)

EM CONSTRUÇÃO / A ACTUALIZAÇÃO SERÁ PERMANENTE ATÉ DOMINGO / O BLOGUE HABITUAL CONTINUA A CRESCER EM BAIXO

*

FAÇA PARTE DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL EPHEMERA ©

Mais de 140 associados já estão inscritos. Está-se a proceder ao pagamento das quotas e à emissão dos respectivos recibos.

Todos são bem vindos

*

EPHEMERA NA Resultado de imagem para tvi24 logotipo

ESTA SEMANA


27 DE JANEIRO – NOTICIÁRIO DAS 21 HORAS – 11 – “Havia um prazer em fuzilar”

Mais abaixo – índice de todos os episódios.

*

FIGUEIRA DA FOZ

27 de Janeiro de 2018

_____________________________

Resultado de imagem para GINÁSIO CLUBE FIGUEIRENSE

Inauguração do Ponto de Recolha resultado de uma colaboração entre o Arquivo Histórico do Ginásio Clube Figueirense e a Santa Casa da Misericórdia da Figueira da Foz.

(Mais detalhes em breve.)

*

Assinatura do protocolo entre a ASSOCIAÇÃO CULTURAL EPHEMERA e o Arquivo Histórico do Ginásio.

*

 

Maria Mafalda Viana apresentou a CORRESPONDÊNCIA DE MAURÍCIO PINTO, uma personalidade importante da Figueira da Foz, cuja organização e inventariação tem vindo a fazer.

 *

Ofertas para o ARQUIVO EPHEMERA as primeiras a entrar pelo Ponto de Recolha do Ginásio.

Visita ao Arquivo Histórico do Ginásio.

Assinaturas no Livro de Honra do Arquivo Histórico do Ginársio.

 

No passado sábado as instalações do Ginásio Clube Figueirense foram palco de uma jornada cultural, recebendo uma comitiva liderada por Pacheco Pereira, em retribuição da visita que a Tertúlia Bento Pessoa havia efectuado ao Centro de Documentação da Marmeleira em 2017.
José Pacheco Pereira e alguns dos seus mais directos colaboradores vieram visitar o Arquivo Histórico do Ginásio e ao mesmo tempo assinalar (placa no exterior do pavilhão) o momento a partir do qual indica o Arquivo Histórico como ponto de recepção da documentação destinada ao Centro de Documentação da Marmeleira, a exemplo do que já acontece com livrarias ou cafés de Lisboa, Porto, Torres Vedras, Coimbra, Viana do Castelo, Barreiro e outras localidades.
Toda a comitiva, incluindo membros da Tertúlia ginasista, visitou às instalações do Arquivo Histórico e Sala Museu do Ginásio, onde José Sopas mostrou todo o potencial histórico do Clube, seus associados e personalidades figueirenses em geral, onde Pacheco Pereira salientou “nunca ter visto nada disto no associativismo, nem nos nossos grandes clubes”.
Mas para além desta visita, houve outros momentos históricos memoráveis, proporcionados por Joaquim de Sousa, que há muito mantém uma ligação próxima com Pacheco Pereira, a quem já entregou algum espólio. O presidente da assembleia geral do Ginásio historiou um pouco os primeiros anos do clube, para além da prática desportiva, que teve teatro e muita outra vida cultural.
Pacheco Pereira agradeceu toda esta boa vontade e disponibilidade em criar na Figueira da Foz um ponto de recolha da EPHEMERA. Com mais de 150 associados, somos hoje “uma plataforma de apoio ao estudo” disse o ex-deputado do PSD.
Este encontro proporcionou ainda a presença de Mafalda Viana, investigadora, que tem uma ligação à cidade porque os avos viveram na Rua da Cadeia, que ultimamente se tem debruçado sobre a figura do figueirense e ginasista Maurício Pinto, cuja correspondência foi entregue pelo seu neto, Pedro Mendes de Abreu, ao arquivo da Marmeleira.
A investigadora já leu mais de 800 cartas (um terço das existentes em arquivo), que é correspondência diversificada entre várias pessoas, nomeadamente Cardoso Marta, no período entre a República e o Estado Novo, lendo algumas passagens desses documentos e que constituiu uma verdadeira lição de história, porque “eram pessoas com grande integridade moral” disse.
Esta visita terminou com um almoço no Stella Maris e uma visita à Igreja de São Pedro, em Buarcos.

A visita ao Ginásio vista pelo Figueira na Hora.

*

COIMBRA

À caça de papéis em Coimbra antes da sessão no Café Santa Cruz.

 

Conversa sobre o ARQUIVO / BIBLIOTECA EPHEMERA no Café Santa Cruz, com a presença de um grupo de amigos e voluntários.

Ofertas entradas para o ARQUIVO (em breve mais detalhes).

Grupo de amigos e voluntários, incluíndo o grupo vindo de Lisboa.

Manuel Seixas, associado da Associação Cultural Ephemera,  no Diário de Coimbra, 27 de Janeiro de 2018.

*

NÃO É DESLEIXO, É PURA FALTA DE TEMPO…

bibjppaldef6134b_brb… que faz com que haja atraso nas respostas, nalguns casos de meses, para tudo: ofertas, doações, convites, pedidos de visitas, etc, etc. Apesar de toda a actividade que desenvolvemos, e apesar dos esforços de muitos dos nossos voluntários mais dedicados, não existe nada de parecido com um “secretariado”. Este é um trabalho de amadores, no sentido preciso do termo, e o tempo é a única coisa que a dedicação não resolve. Desculpem por isso, os atrasos – não é desleixo é falta de tempo.

APELO SOBRE A LUTA DAS TRABALHADORAS DA TRIUMPH

Infelizmente não conseguimos no tempo certo documentar a luta das trabalhadoras da Triumph. Por isso apelamos a todos, trabalhadoras, famílias, sindicatos, apoiantes, que possam ter fotografias, panfletos, cartazes e outro material que o enviem para o ARQUIVO para colmatar estsa falha. Obrigado.

APELO

Crescendo…

Com o novo armazém no Barreiro apelamos a quem tenha material de escritório ou de armazém usado, em particular estantes, mesas grandes, armários, paletes, que nos possa ceder ou vender em condições favoráveis, nos contacte. O espaço de armazenamento que passamos a dispor é bastante grande, – embora o ter espaço sempre foi aquilo de que nunca nos arrependemos, – e queremos criar condições não só para arrumar e organizar os materiais que entram, como garantir condições de trabalho aos nossos amigos e voluntários que irão lá trabalhar.

*

TRABALHOS EM CURSO

Continua a organização dos materiais que estão depositados no armazém do Barreiro. Duas bibliotecas estão a ser desempacotadas, colocadas em estantes e os exemplares mais raros e que interessam às colecções do EPHEMERA estão a ser digitalizadas as capas.

ESPÓLIO DE MANUEL SENA REGO

ESPÓLIOS DE FRANCISCO LOPES CORREIA SEMEDO / MÁRIO JOSÉ ESTEVES CORREIA SEMEDO

(Em breve.)

*

AGRADECIMENTOS E ENTRADAS

PASTAS ENTRADAS NO ARQUIVO

*

Agradeço a Carlos Dias o envio de um conjunto de fotografias do encontro de Coimbra no Café Santa Cruz.

*

Agradeço a Pedro Maranha a oferta de um conjunto de documentos, em particular da campanha de Norton de Matos, uma colecção da Via Latina dos anos 1959-1962, e um vasto grupo de comunicados, panfletos, folhetos, etc. relativos à luta estudantil nos anos sessenta a nível nacional, que foi compilado nessa época pela República Kimbo dos Sobas.

*

Agradeço a Isabel Pereira a oferta de um album com uma colecção de autocolantes.

*

Agradeço a Joaquim Barros de Sousa a oferta de um conjunto de documentação relativa às várias funções que assumiu na FUNDAÇÃO BISSAYA BARRETO (Assessor do Cons. Adm. da Fundação de 1996 a 1999), HOSPITAL PSIQUIÁTRICO DO LORVÃO (Administrador Delegado de 30.01.1991 a 31.08.1993),  CENTRO REGIONAL DE SEGURANÇA SOCIAL DO CENTRO (Vogal do Conselho Directivo – 1993 a 1996).

Ver NÚCLEO DE JOAQUIM BARROS DE SOUSA.

*

ESPÓLIO DE ALBERTO AUGUSTO PEREIRA GOMES COVAS

Agradeço a Renato Covas e seu irmão Alberto Covas a oferta do Espólio de seu pai Alberto Augusto Pereira Gomes Covas. Trata-se de um número vastíssimo de documentos, impecavelmente tratados, inventariados e digitalizados, um dos conjuntos documentais mais bem organizados que jamais entraram no ARQUIVO. Esta é apenas uma nota inicial que será em breve completada em detalhe.

*

Alberto Augusto Pereira Gomes Covas, natural de Sesimbra, Setúbal, nasceu em 24 de Março de 1932 e faleceu em 30 de Agosto de 2007. Estudou na Escola Industrial e Comercial Alfredo da Silva, no Barreiro, onde concluiu o Curso Complementar de Aprendizagem de Comércio com a classificação final de 15 valores.

Alistou-se como voluntário na Força Aérea Portuguesa em 6 de Outubro de 1950. Em 26 de Fevereiro de 1955 terminou o Curso de piloto-aviador. Entre meados de 1958 e finais de 1959 fez parte da Esquadrilha Acrobática São Jorge. Em 1961 seguiu em missão para o Ultramar – Moçambique – onde se manteve até Julho de 1963. Ingressou nos Transportes Aéreos Portugueses – TAP – em Setembro de 1963. Por força do regulamento, passou à condição de reformado em 24 de Março de 1992.

O espólio de Alberto Augusto Pereira Gomes Covas é composto por cerca de 2300 documentos, distribuído fisicamente por 30 pastas de arquivo, organizado em quatro temas, encontrando-se digitalizado. Os Documentos Políticos estão digitalizados no formato JPEG e os restantes documentos, no formato PDF. Em formato JPEG estão igualmente os jornais, os cartões, as cadernetas e ainda um ou outro documento.

  1. Documentos Políticos: 1 pasta de arquivo
  2. Documentos da Força Aérea Portuguesa – FAP: 3 pastas de arquivo
  3. Documentos dos Transportes Aéreos Portugueses – TAP: 12 pastas de arquivo
  4. Correspondência Diversa: 14 pastas de arquivo

*

 Agradeço a Tino Brugos a oferta de dois lotes de materiais diversos, referentes a organizações políticas asturianas e catalãs, que vêm complementar os acervos existentes.
*
Agradeço a Madalena Ferreira Åhman as informações que deu sobre a publicação UTE OCH HEMMA.

*

O DETECTIVE DOS ARQUIVOS

(Alguém nos pode ajudar traduzindo o conteúdo desta bandeirola?)

Já há respostas e todas com algumas variantes convergem nesta frase: “O clube desportivo da polícia é o primeiro em coragem em Macau, 30 de Dezembro de 1949″

Obrigado.

*

AGENDA:

 

TORRES VEDRAS

3 de Março de 2018 – Sala de Exposições da Biblioteca Municipal – Inauguração da Exposição sobre as Eleições Presidenciais nos EUA de 2016 (aberta até 7 de Abril de 2018),

BARREIRO

Abril de 2018 – Exposição de “Cartazes espontâneos” (em colaboração com a Baía do Tejo).

PORTO

Maio de 2018 – Exposição no MIRA sobre Maio de 1968.

LISBOA

Maio de 2018 – Luta Estudantil no IST de 1967 a 1974 (em colaboração com a AEIST).

Maio de 2018 – Exposição sobre Maio de 1968 (em colaboração com o Museu do Aljube).

*

EM ACTUALIZAÇÃO

O ESFORÇO DAS AUTÁRQUICAS

Balanço de actividades (em breve).

*

NOVIDADES NO SITE DO EPHEMERA:

(Em breve.)

*


*

EPHEMERA POR (QUASE) TODO O LADO

 

LISBOA

26 de março de 2016

 

Organização do Espólio do Coronel Sousa e Castro; correspondência de Maurício Pinto; papéis do movimento estudantil; colecções de autocolantes; espólio de José Borrego, etc.

Recolhas autárquicas.

PORTO

img_3608

 

 EPHEMERAS recolhas no  MIRA FORUM

 Copy of 2 de agosto de 2016 BASE DE DADOS SOBRE O MOVIMENTO ESTUDANTIL DO PORTO.

BARREIRO

Transportes em curso.

Armazenamento, triagem e início de organização de espólios, acervos e colecções.

COIMBRA Recolhas no Café Santa Cruz.
FIGUEIRA DA FOZ

No Ginásio Clube Figueirense. TORRES VEDRAS

Picture

 

Recolha de espólios e acervos.
 VIANA DO CASTELO

Picture

Preparação de novas exposições em 2018.

Digitalização dos materiais da exposição sobre as Autárquicas em Viana do Castelo (1976-2013).

Recolhas autárquicas.

 

*

EPHEMERA – NOTÍCIAS DA SEMANA (DE 15 A 21 DE JANEIRO DE 2018)

*


Deixar uma resposta

Categorias