NÚCLEO EPHEMERA SPORT: OS HERÓIS DA ESTRADA

“O Núcleo Ephemera Sport tem no seu espólio pequenas/grandes pérolas que nos deliciam e que cada dia nos descobrimos, estudamos e cuidamos com carinho: desta vez falamos de uma caderneta (completa! O proprietário chegou até ao fim!) editada em Abril de 1986 pelo Jornal de Notícias “OS HEROIS DA ESTRADA”. De que se trata? É uma caderneta onde se colavam tiras de uma banda desenhada que conta a história da Volta a Portugal, desde a primeira edição de 1927 até 1985. O ciclismo foi sempre um desporto popularíssimo em Portugal e a Volta é um dos eventos desportivos mais esperados pelos aficionados.

Então, todos os dias (de Abril até Setembro de 1986 durante 24 semanas) o Jornal de Notícias, juntamente com o diário desportivo nortenho “O Jogo”, publicava tiras (no total foram 141) que os leitores deviam cortar cuidadosamente e colar na caderneta. Através dos desenhos conhecemos a epopeia da rivalidade entre José Maria Nicolau e Alfredo Trindade, o grande Alves Barbosa, o mito de Joaquim Agostinho e tantas outras pequenas grandes histórias desta mítica corrida.

Mas tem mais. A caderneta estava associada a um concurso, com prémios semanais e um sorteio final onde o primeiro prémio era… UM APARTAMENTO. Um T2 com o valor de 5000 contos (5 milhões de Escudos). Querem saber o 2º prémio final? Um carro, Opel Kadett 3 portas.

Fomos por curiosidade ver o Jornal de Notícias do dia do sorteio final (24 de Outubro) quem foi o vencedor. Foi um leitor de Oliveira de Azeméis. Parabéns ao sortudo!”

 

Texto de Eupremio Scarpa.

 

 

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply