VOLUNTÁRIOS PARA O EPHEMERA – ENCONTRO NO MERCADO DO FORNO DO TIJOLO (25 DE MAIO DE 2024) – NOTÍCIAS E MATERIAL DISTRIBUÍDO

Realizou-se no sábado, dia 25 de Maio, no local da exposição sobre os “10 Dias que Abalaram Portugal”, um encontro com todas as pessoas que se ofereceram para voluntários do Ephemera e um grupo de voluntários veteranos que já há alguns anos tem trabalhado connosco. Foi uma reunião com muito sucesso em que participaram várias dezenas de pessoas, e em que foram distribuídas fichas para os voluntários e opções de locais de trabalho e sectores/núcleos de actividade no Arquivo e na Biblioteca. A lista de opções encontra-se em anexo.

Todos os candidatos a voluntários que não puderam estar presentes podem enviar-nos um email ou contactar-nos para poderem optar pelas diferentes possibilidades.

Uma das várias reuniões realizadas durante o dia.

Uma das visitas guiadas realizadas para os novos voluntários e outros visitantes.


ANEXO 1

Caros Amigos e voluntários do Ephemera

A Biblioteca / Arquivo Ephemera é uma organização de voluntários, pessoas que no seu tempo livre, nos ajudam na multiplicidade de tarefas que temos de fazer. Isso inclui tudo. Todos nós ajudamos no que for preciso, ajudamos a limpar, a tirar agrafos e clipes, a colocar documentos e fotografias em micas ou envelopes, a colocar por ordem periódicos, a transportar sacos, a fazer recolhas, a inventariar acervos e espólios, a digitalizar, a organizar recortes e panfletos, a fazer de guias nas exposições, a contactar e identificar doadores, em bom rigor a tudo. Para nós todos os trabalhos são nobres.

É a força e o empenho dos nossos voluntários que nos permite ser sustentáveis e salvar muito do que todos os dias se perde da nossa memória colectiva, e a permitir que o Ephemera tenha uma actividade pública muito superior a arquivos que recebem todos os meses muitos milhares de euros. As 46 exposições, associadas a colóquios e debates, que temos neste momento, a pretexto dos 50 anos do 25 de Abril, desde o Picote em Miranda do Douro à Ilha das Flores, incluindo fora de Portugal, são disso o melhor exemplo.

Temos também fragilidades. A dimensão do arquivo implica uma dispersão de locais e por isso muitas vezes a impossibilidade de responder em tempo aos pedidos de acessos a materiais. Embora saudemos o contínuo fluxo de ofertas que nos chegam por todas as vias, isso significa muitas vezes que não podemos tratar rapidamente de inventariar e organizar tudo o que entra. Temos problemas de espaço, ou melhor de falta de espaço.  Precisamos de reformular todo o nosso sistema informático e as bases de dados, e implementar sistemas de crowdfunding. Há centenas de milhares de páginas para digitalizar com a resolução dos arquivos e fotografar cartazes e outros materiais com resolução maior. Temos muitos materiais prontos para publicar e atrasados. E, claro, se tivermos mais recursos, podemos andar mais rapidamente na resolução das nossas fragilidades.

Dito tudo isto, vão encontrar um arquivo único em Portugal e raro na Europa, e também por isso, cada amigo que se voluntaria pode escolher a área que mais lhe interessa para nos ajudar, da cultura à história, da vida quotidiana à política.

Sejam bem vindos.

Associação Cultural Ephemera


 

ANEXO 2

Ficha de Voluntário / Colaborador

 

NOME: …………………………………….

ENDEREÇO: ……………………………..

E-MAIL: …………………………………….

 

DISPONIBILIDADE: ……………………..

INTERESSES: ……………………………..

…………………………………………………

LOCAL preferido:

– Armazém 1 e 2 do Barreiro, às terças-feiras.

– Armazém 3, em St. Iria da Azoia, às quintas-feiras.

– Local de trabalho e de recolhas em Arroios (o número de pessoas que aqui pode trabalhar é mais pequeno, no entanto pode estar aberto vários dias por semana com equipas diferenciadas.)


ANEXO 3

ÁREAS DE TRABALHO:

( De um modo geral, todos nós fazemos um pouco de tudo em função das necessidades do dia a dia, mas isso pode ser complementado com várias opções preferenciais. A indicação de um local significa que o grosso do trabalho se realiza ou em Arroios /Barreiro / St. Iria, mas não significa que não se possa trabalhar noutro local.)

____________________________________

– Geral.

– Logística e recolhas.

– Informática / Bases de dados.

– Redes sociais.

–  Comunicação / Relações públicas.

– Publicações (Tinta da China e Cadernos do Ephemera).

– Ruas e paredes / Manifestações (cobertura ).

– Apoio a exposições.

– Digitalizações.

– Apoio às áreas de inventariação e organização de espólios.

– Arquivo do Ephemera.

_____________________________________

– Organização da biblioteca.

– Periódicos. (Barreiro / St. Iria)

– Panfletos (por entidade emissora) (St.Iria)

– Postais. (Barreiro)

– Programas. (Barreiro)

– Arquivo de recortes (St. Iria).

______________________________________

– Núcleo de música.

– Núcleo de cinema. (Barreiro / Arroios)

– Núcleo de fotografia. (Bareiro / Arroios)

– Núcleo de gastronomia. (Barreiro / St. Iria)

– Núcleo de “modas e bordados” – história da moda. (St. Iria)

– Núcleo de Banda-desenhada. (Barreiro)

– Núcleo de audiovisuais.

_______________________________________

– Organização de cartazes. (St. Iria)

– Organização de cartazes artesanais. (St. Iria)

– Organização de faixas e cartazes de grandes dimensões. (St. Iria)

– Organização de autocolantes. (St. Iria)

– Organização de emblemas, pins. (St. Iria)

– Organização dos “têxteis”: T-shirts, roupa, chapéus, cachecóis, etc. (St. Iria).

– Coleccionismo vário.

 

 

 

 

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply